top of page
Jet

É uma banda australiana de Rock. Os Irmãos Nic Cester e Chris Cester cresceram em Dingley Village, um subúrbio ao sudeste de Melbourne e frequentaram o College Mentone de St Bede, ouvindo os clássicos discos de Rock do pai dos anos 1960 e 1970. Os irmãos decidiram formar uma banda com Cameron Muncey, amigo de Nic e colega de uma banda anterior, e com o baixista Doug Armstrong, que Nic e Chris conheceram enquanto trabalhavam juntos na fábrica de especiarias de seu pai. Durante 2001, um velho amigo do ensino médio de Chris se juntou à banda no teclado. O Jet conseguiu o seu grande momento quando a banda foi para o Melbourne Punk Rock e a banda The Specimens levou o Jet para abertura dos seus shows no The Duke of Windsor. Em 2002, o baixista Mark Wilson entrou para a banda mesmo já tendo um baixista. No mesmo ano, a banda lançou o EP, Dirty Sweet. A Elektra Records ofereceu à banda um contrato e relançou o mesmo EP em 2003. O seu primeiro álbum, Get Born, foi lançado em 14 de setembro de 2003 pela Capitol Records. No meio da gravação, a banda recebeu uma ligação dos Rolling Stones oferecendo um espaço de apoio na turnê australiana de 2003. O single "Look What You Doed" alcançou a posição 14 nas Australian ARIA Albums Chart e na posição 37 na Billboard Hot 100. No início de 2004, O Jet se juntou com The Vines e o The Living End na Aussie invasion Tour nos EUA.

 

Uma nova música do Jet, "Hold On", apareceu na trilha sonora do filme Spider-Man 2 nesse mesmo ano. O Jet foi escolhido o Artista favorito de Música alternativa na 32ª premiação anual dos American Music Awards. No MTV Video Music Awards 2004, realizado em agosto em Miami.  A banda ganhou o prêmio de Melhor Vídeo de Rock com a canção, "Are You Gonna Be My Girl". O seu segundo álbum, Shine On, foi lançado em 30 de setembro de 2006 pela Capitol Records. O álbum alcançou a 13 posição na UK Albums Chart. O Jet tocou no MTV Europe Awards em Copenhague. Foi a sua primeira apresentação ao vivo naquele ano, uma vez que a laringite de Nic Cester interrompeu a sua turnê mundial. Em novembro de 2006, o Jet voltou para a Austrália para tocar no Make Poverty History Concert em Melbourne no Sidney Myer Music Bowl. Em agosto de 2007, a banda foi novamente convidada a apoiar os Rolling Stones na turnê européia do World Tour. Depois da turnê do seu segundo álbum, eles deram uma pausa. O Jet tocou no Melbourne Cricket Ground e no Sydney Cricket Ground em 14 de março de 2009, junto com várias bandas de Rock, para o Sound Relief, em apoio a crise do Bushfire vitoriana. Todos os lucros do Concerto de Melbourne foram para a Cruz Vermelha.

 

O seu terceiro álbum, Shaka Rock, foi lançado na Austrália em 21 de agosto de 2009 pela Real Horrorshow Records. O álbum alcançou a quinta posição na Australian ARIA Albums Chart. Em dezembro de 2009, o Jet foi apoio do Green Day na turnê australiana da sua 21st Century Breakdown World Tour. Enquanto Nic Cester e Cameron Muncey estavam em um hiato da banda, Wilson e Chris Cester formaram a banda DAMNDOGS, e lançou o seu primeiro EP, Strange Behavior em 9 de agosto de 2011 via iTunes. Em 26 de março de 2012, o Jet anunciou sua separação através do site da banda. Em 31 de janeiro de 2017, o Jet fez seu retorno oficial no show em Melbourne, no Gasometer Hotel. A banda se reuniu e abriu 5 shows do Bruce Springsteen e a E Street Band na turnê Summer '17. O seu primeiro show principal em 6 anos foi no Taronga Zoo de Sydney em fevereiro de 2017. A banda se apresentou com o tecladista anterior Louis Macklin. Em 2018, o Jet anunciou uma turnê nacional australiana de 15 anos do seu primeiro álbum. Em 2017, a banda lançou a canção "My Name Is Thunder", uma colaboração com Bloody Beetroots. O seu álbum ao vivo, Get Born: Live at the Forum, foi lançado em maio de 2018 pela Bloodlines Records.

bottom of page