Manowar

É uma banda americana de heavy metal. Em 1980, em Auburn, Nova York, Joey DeMaio, que estava trabalhando como técnico de baixo e encarregado pela pirotecnia para o Black Sabbath na turnê do álbum Heaven and Hell, conheceu Ross the Boss, que era o guitarrista do Shakin' Street, banda de apoio do Black Sabbath na época. Os dois tornaram-se amigos e decidiram formar uma banda. No fim da tour do Black Sabbath, a dupla formou o Manowar. Para completar a banda, eles chamaram o vocalista Eric Adams, e o baterista Carl Canedy. Poucos meses após a formação da banda, eles gravaram a Demo 1981. Canedy deixou a banda depois do lançamento da demo e foi substituído por Donny Hamzik. O Manowar assinou contrato com a Liberty Records em 1981. O seu primeiro álbum, Battle Hymns, foi lançado no ano seguinte, e conta com a participação do ator e diretor Orson Welles, que faz a narrativa na música "Dark Avenger". Após o lançamento do álbum, eles ingressaram em sua primeira turnê. Hamzik decidiu deixar a banda e foi substituído por Scott Columbus. No ano seguinte, assinaram um contrato com a Megaforce Records nos EUA e com a Music for Nations na Europa. O seu  segundo álbum, Into Glory Ride, foi lançado em 1983. O terceiro álbum, Hail To England, foi gravado e mixado em apenas seis dias e foi lançado no início de 1984.

 

A Spectacle of Might Tour, tinha inicialmente o Manowar como suporte da banda Mercyful Fate, mas logo a banda se tornou a atração principal dos shows. Após deixar a Music for Nations, a banda assinou com a Ten Records e lançou o seu quarto álbum, Sign of the Hammer. A banda embarcou numa turnê de dois anos. Após muitos desentendimentos com sua nova gravadora, o grupo decidiu assinar com a Atlantic Records em 1987, e lançaram o seu quinto álbum, Fighting the World. O seu sexto álbum, Kings of Metal, foi lançado em 1988. O Manowar embarcou numa turnê mundial por um período de aproximadamente três anos, com algumas paradas em países europeus. Durante essa turnê, Joey DeMaio demitiu Ross the Boss, que foi substituído por David Shankle. Scott Columbus também decidiu deixar a banda durante a Kings of Metal Tour. O próprio Columbus escolheu para substituí-lo Kenny Earl Edwards, apelidado de Rhino. O seu sétimo álbum, The Triumph of Steel, foi lançado em 1992. Em 1994, Shankle deixou a banda. Ele foi substituído por Karl Logan. No mesmo ano houve o inesperado retorno de Scott Columbus, que entrou no lugar de Edwards. Em 1996, eles gravaram o oitavo álbum, Louder than Hell. O Manowar lançou uma nova coleção chamada Anthology, e seu primeiro álbum ao vivo, Hell on Wheels, lançado em 1997 pela BMG International em forma de CD duplo.

 

Não havendo tempo para uma nova gravação em estúdio, eles lançaram um segundo álbum ao vivo, Hell on Stage em 1999. O seu nono álbum, Warriors of the World, foi lançado em 2002 pela Nuclear Blast. Em 2003, DeMaio fundou sua própria gravadora, a Magic Circle Music, que lançou o EP The Sons of Odin, em 2006. A banda tinha planejado para o mês de abril de 2006 o lançamento do seu álbum, Gods of War, mas não saiu até 2007, devido a um acidente de moto que o guitarrista Karl Logan sofreu em 2006. Enquanto isso, Em abril de 2008, Rhino volta à banda para suprir a função de Columbus que sai da banda, sendo substituído logo após esses eventos por Donnie Hamzik. Battle Hymns MMXI, é o álbum de estúdio, lançado em 2010. O álbum é a regravação do clássico de 1982, Battle Hymns. O álbum conta com a participação especial de Christopher Lee. O baterista Scott Columbus faleceu em 4 de abril de 2011 com 54 anos de idade. O seu décimo primeiro álbum, The Lord of Steel, foi lançado em 2012. O seu décimo terceiro álbum de estúdio, Kings of Metal MMXIV, foi lançado em fevereiro de 2014. É a regravação do álbum Kings of Metal de 1988. Em abril de 2015, a banda fez uma nova apresentação no Brasil, no Monsters of Rock. O Manowar anunciou sua última turnê da carreira, The Final Battle World Tour 2017. Na turnê foi apresentado o novo baterista, o brasileiro Marcus Castellani.

 Rockdigital