mark.jpg
Mark Knopfler

 

Mark Freuder Knopfler nasceu em Glasgow na Escócia no dia 12 de Agosto de 1949, é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Aos dezesseis anos, ele fez uma aparição na TV local como parte de um duo de harmonia, com sua colega de classe Sue Hercombe. Em 1968, depois de estudar jornalismo por um ano no Harlow College, ele foi contratado como repórter júnior em Leeds no Yorkshire Evening Post. Nesse período, ele conheceu Steve Phillips. Os dois formaram a dupla The Duolian String Pickers, que se apresentou em locais de folk e blues acústico locais. Em abril de 1970, enquanto vivia em Leeds, Knopfler gravou uma demo de uma canção original que ele havia escrito, "Summer's Coming My Way". Em 1973, Knopfler se mudou para Londres e se juntou a banda Brewers Droop. Ele conseguiu um emprego como professor no Loughton College em Essex durante três anos. Ao longo desse tempo, ele continuou se apresentando em pub, incluindo o Café Racers. Seu irmão David se mudou para Londres, onde dividiu um apartamento com John Illsley, um guitarrista que passou a tocar baixo. Em abril de 1977, Knopfler foi morar com David e John. Os três começaram a tocar juntos e logo Knopfler convidou John para se juntar no Café Racers. Em 27 de julho de 1977, eles gravaram as primeiras fitas demo do Dire Straits, com David Knopfler como guitarrista base, John Illsley como baixista e Pick Withers como baterista.

 

O seu primeiro álbum, Dire Straits, que foi lançado em 7 de outubro de 1978. O seu primeiro single "Sultans of Swing" foi lançado, e se tornou um sucesso nas paradas da Holanda e as vendas dispararam primeiro na Europa e depois nos EUA e Canadá e, finalmente, no Reino Unido. Em setembro de 1988, Mark Knopfler anunciou a dissolução oficial do Dire Straits. Em 1989, Knopfler formou o grupo The Notting Hillbillies. com a música norte-americana de raiz, como folk, blues e country, o grupo gravou o álbum, "Missing... Presumed Having a Good Time" e uma turnê de pequeno porte, durante os anos 1990. A ênfase de Knopfler na música country o levaria à participação do álbum conjunto "Neck and Neck", ao lado de Chet Atkins; o álbum mais tarde receberia 3 premios no Grammy Awards. Em 1990, Knopfler, John Illsley e Alan Clark se apresentaram como o Dire Straits em um show em Knebworth, acompanhados de Eric Clapton, Ray Cooper e o guitarrista Phil Palmer. O tecladista Guy Fletcher, ex-Dire Straits, acompanhou-o nos álbuns que se seguiram. John Illsley, ex-baixista da banda, esboçou desejo em retornar com o Dire Straits, mas Knopfler nunca aceitou. O seu primeiro álbum solo, Golden Heart, foi lançado em 26 de março de 1996, e alcançou a nona posição na UK Albums Chart. O seu segundo álbum solo, Sailing to Philadelphia, foi lançado em 26 de setembro de 2000, e alcançou a quarta posição na UK Albums Chart

 

O seu terceiro álbum solo, The Ragpicker's Dream, foi lançado em 30 de setembro de 2002. O seu quarto álbum solo, Shangri-La, foi lançado em 28 de setembro de 2004. Junto a Emmylou Harris, Knopfler participou de uma turnê na Europa e América do Norte. O seu quinto álbum solo, Kill to Get Crimson, foi lançado em 17 de setembro de 2007. O seu sexto álbum solo, Get Lucky, foi lançado em 14 de setembro de 2009, e alcançou a nona posição na UK Albums Chart. O seu sétimo álbum solo de estúdio, Privateering, foi lançado em 3 de setembro de 2012. O primeiro álbum duplo de estúdio dos 35 anos de carreira de Knopfler como artista. O álbum foi lançado na América do Norte um ano após seu lançamento na Europa devido a uma disputa contratual entre Knopfler e seus distribuidores norte-americanos. O seu oitavo álbum solo, Tracker, foi lançado em 16 de março de 2015, e alcançou a terceira posição na UK Albums ChartKnopfler promoveu o álbum em sua Tracker Tour, que começou em 15 de maio de 2015 em Dublin, Irlanda e terminou em 31 de outubro de 2015 em Fort Lauderdale, Flórida, nos EUA. Knopfler foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame como um membro do Dire Straits em 2018. O seu nono álbum solo, Down the Road Wherever, foi lançado em 16 de novembro de 2018.