Mark Knopfler

 

Mark Freuder Knopfler nasceu em Glasgow na Escócia no dia 12 de Agosto de 1949, é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Em setembro de 1988, Mark Knopfler anunciou a dissolução oficial do Dire Straits. Em 1989, Mark formou o conjunto de "The Notting Hillbillies. Fortemente alinhado com a música norte-americana de raiz, como folk, blues e country, o conjunto resultaria em um álbum, "Missing... Presumed Having a Good Time" e uma turnê de pequeno porte, durante os anos 1990. A ênfase de Mark na música country o levaria à participação do álbum conjunto "Neck and Neck", ao lado de Chet Atkins; o álbum mais tarde receberia 3 premiações Grammy.


Em 1990, Mark, John Illsley e Alan Clark se apresentaram como o Dire Straits em um show em Knebworth, acompanhados de Eric Clapton, Ray Cooper e o guitarrista Phil Palmer. O tecladista Guy Fletcher, ex-Dire Straits, acompanhou-o nos álbuns que se seguiram. John Illsley, ex-baixista da banda, esboçou desejo em retornar com o Dire Straits, mas Mark nunca aceitou. A coletânea incluiu também a faixa "All The Roadrunning", um dueto com a cantora de música country Emmylou Harris

 

Junto a Emmylou Harris, Mark participou de uma turnê na Europa e América do Norte. Marklançou seu quinto álbum solo de estúdio, "Kill to Get Crimson" em 2007. Continuando um padrão de alta produtividade em sua carreira solo, Knopfler voltou ao estúdio para gravar o álbum "Get Lucky", que seria lançado em setembro de 2008. Em 2010, Mark apareceu no mais recente lançamento de Thomas Dolby, o EP "Amerikana". Ele participou na faixa "17 Hills". Mark lançou o seu álbum, Privateering, em 2012 e o seu ultimo trabalho de estúdio, Tracker, foi lançado em 2015. 

 Rockdigital