Emmylou Harris
Emmylou Harris nasceu no dia 2 de abril de 1947 em Birmingham, no Alabama. É uma cantora e compositora americana de música Country, Folk e alternativa. Emmylou passou a infância e adolescência mudando de cidade em cidade, entre os estados de Alabama, Carolina do Norte e Virgínia. Enquanto estudava teatro na University of North Carolina, ela aprendeu a tocar músicas de Bob Dylan e Joan Baez. Em seguida, se mudou para New York, para se dedicar apenas à música. Trabalhou como garçonete e apresentou-se em clubes Folk. O seu primeiro álbum de estúdio, Gliding Bird, foi lançado em 1969 pela Jubilee Records. O álbum passou despercebido, para o que também contribuiu a falência, poucas semanas depois, da gravadora. Emmylou retornou para a casa dos pais, em uma fazenda perto de Washington, DC. Logo formou um trio e voltou a tocar. Em 1971, enquanto se apresentavam em um pequeno clube, foram descobertos por Chris Hillman, ex-The Byrds. Hillman indicou Emmylou a Gram Parsons, que precisava de uma vocalista. Emmylou participou de seus dois álbuns e da turnê. Com a morte de Parsons ainda em 1973, Emmylou regressou a Washington e formou a Hot Band. O seu segundo álbum, Pieces of the Sky, foi lançado em 7 de fevereiro de 1975 pela Reprise Records, e alcançou a sétima posição na Billboard Country Albums. É considerado o seu primeiro álbum oficial, pois o anterior foi renegado pela artista.
O seu terceiro álbum de estúdio, Elite Hotel, foi lançado em 29 de dezembro de 1975. O álbum lhe rendeu o prêmio Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal Country Feminino. O seu sétimo álbum, Roses in the Snow, foi lançado em 30 de abril de 1980. O álbum alcançou a posição 26 na Billboard 200 e o segundo lugar na Billboard Country Albums. O seu primeiro álbum ao vivo, Last Date, foi lançado em 1982. O primeiro álbum colaborativo de Harris com Dolly Parton e Linda Ronstadt, Trio, foi lançado em 2 de março de 1987 pela Warner Bros. Records. O seu décimo oitavo álbum, Brand New Dance, lançado em 16 de outubro de 1990 pela Warner Bros. Com o fim da Hot Band, Emmylou formou a banda acústica The Nash Ramblers, com quem gravou o seu segundo álbum ao vivo, At The Ryman, lançado em 1992. O seu décimo oitavo álbum, Wrecking Ball, foi lançado em 26 de setembro de 1995 pela Elektra Records. O álbum recebeu o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Folk Contemporâneo de 1995 e o Nashville Music Award por Álbum Folk em 1996. O segundo álbum colaborativo dela com Dolly Parton e Linda Ronstadt, Trio II, foi lançado em 9 de fevereiro de 1999 pela Asylum Records. O seu décimo nono álbum, Red Dirt Girl, foi lançado em 12 de setembro de 2000 pela Nonesuch Records, e alcançou o quinto lugar na Billboard Country Albums. O álbum recebeu o Grammy Awards na categoria de Melhor Disco de Folk Contemporâneo.
O seu vigésimo sexto álbum, Hard Bargain, foi lançado em 26 de abril de 2011, e alcançou o terceiro lugar na Billboard 200. Em 2011, ela colaborou com Nick Cave na trilha sonora do filme Lawless de John Hillcoat. O álbum de duetos, Old Yellow Moon, com Harris e Rodney Crowell da Hot Band, foi lançado em 26 de fevereiro de 2013, e alcançou o Top 10 na Billboard Country Albums, e e em 2014, ela ganhou o seu décimo terceiro Grammy Awards pelo álbum. O segundo álbum em colaboração com Rodney Crowell, The Traveling Kind, foi lançado em 12 de maio de 2015, que rendeu à dupla um segundo Americana Music Award na categoria de Duo / Grupo do ano e também recebeu duas indicações ao Grammy Awards. O álbum de compilação, The Complete Trio Collection, foi lançado em 9 de setembro de 2016, pela Rhino Entertainment. Reúne versões remasterizadas de seus dois álbuns em colaboração com Dolly Parton e Linda Ronstadt. No mesmo ano, Harris foi homenageado com o concerto de tributo, The Life & Songs of Emmylou Harris, que mais tarde foi lançado em DVD e em CD ao vivo. O show contou com a presença de vários amigos e colaboradores. Em 2018, ela recebeu o Grammy Lifetime Archievement Award. Em 2019, Harris foi incluída no Musicians Hall of Fame and Museum. Emmylou Harris ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, 2019 com Dolly Parton e Linda Ronstadt.