Emmylou Harris

Emmylou Harris nasceu em Birmingham, Alabama no dia 2 de abril de 1947.  É uma cantora e compositora americana de música country, folk e alternativa. Emmylou passou a infância e adolescência mudando de cidade em cidade, entre os estados de Alabama, Carolina do Norte e Virgínia. Enquanto estudava teatro na University of North Carolina, ela aprendeu a tocar músicas de Bob Dylan e Joan Baez. Em seguida, mudou-se para New York, para dedicar-se apenas à música. Trabalhou como garçonete e apresentou-se em clubes folk. Em 1969, lançou o seu primeiro álbum, Gliding Bird. O álbum passou despercebido, para o que também contribuiu a falência, poucas semanas depois, da gravadora Jubilee, responsável pelo seu lançamento. Emmylou retornou para a casa dos pais, em uma fazenda perto de Washington, DC. Logo formou um trio e voltou a tocar.

 

Em 1971, enquanto se apresentavam em um pequeno clube, foram descobertos por Chris Hillman, ex-The Byrds. Hillman indicou Emmylou a Gram Parsons, que precisava de uma vocalista. Emmylou participou de seus dois álbuns, G.P. de 1972 e Grievous Angel de 1973 e de uma turnê que rendeu preciosos duetos entre os dois. Com a morte de Parsons ainda em 1973, Emmylou regressou a Washington e formou a Hot Band, com quem finalmente gravaria o seu segundo álbum, Pieces of the Sky, em 1975, pela Warner Bros., este é considerado o seu primeiro álbum oficial, visto que o anterior foi renegado pela artista. O álbum alcançou o sétimo lugar na parada country da Billboard. O seu primeiro álbum ao vivo, Last Date, foi  lançado em 1982.

 

Com a Hot Band, em suas várias formações, Emmylou gravou a maioria de seus álbuns seguintes até o seu décimo oitavo álbum, Brand New Dance, de 1990. Com o fim da Hot Band, Emmylou formou a banda acústica The Nash Ramblers, com quem gravou o seu segundo álbum ao vivo, At The Ryman, lançado em 1992. Em 1995, lançou o seminal Wrecking Ball. O álbum recebeu o Grammy de Melhor Álbum de Folk Contemporâneo de 1995 e o Nashville Music Award por Álbum Folk em 1996. Em 2000, foi lançado o álbum, Red Dirt Girl, que alcançou a quinta posição nas paradas country da Billboard. O álbum recebeu o Grammy de Melhor Disco de Folk Contemporâneo. O seu trigésimo álbum, Hard Bargain, foi lançado em 2011 pela Nonesuch Records. 

 Rockdigital