Mott the Hoople

Foi uma banda de rock Inglesa. Em 1966, Mick Ralphs, Stan Tippins e Pete Overend Watts estavam reunidos na banda The Doc Thomas Group, residindo numa cidade resort na Itália. Foi oferecido um contrato de gravação com a gravadora italiana Dischi Interrecord, e eles lançaram um álbum, homônimo, em janeiro de 1967. Em 1968, o baterista Dale Griffin e o tecladista Verden Allen se juntaram à banda. Seus shows no Reino Unido foram executados com os nomes de The Shakedown Sound e mais tarde, Silence, que gravou umas demos no Rockfield Studios em Monmouth, País de Gales e que foram enviadas a várias gravadoras sem sucesso. A banda chamou a atenção de Guy Stevens da Island Records, que gostou da banda, mas não com Tippins como vocalista. Anúncios foram colocados e Ian Hunter foi escolhido como vocalista e pianista. Tippins assumiu o papel de road manager (gerente de turnê). Enquanto estava na prisão por um delito de drogas, Guy Stevens tinha lido o romance Mott the Hoople de Willard Manus sobre um excêntrico que trabalhava em um circo freak show, e sugeriu como o nome da banda. O seu primeiro álbum, Mott the Hoople, foi lançado em 1969. O segundo álbum, Mad Shadows, lançado em 1970. O seu terceiro álbum, Wildlife, lançado em 1971. O seu quarto álbum, Brain Capers, lançado em 1971 não conseguiu vender bem. A banda decidiu se separar após um show deprimente em um gasômetro desativado na Suíça.

 

David Bowie tinha sido por muito tempo um fã da banda. Depois que soube que eles estavam prestes a se separar, Bowie escreveu a música "All the Young Dudes" para eles e se tornou seu maior hit. Lançado como single em Julho de 1972, foi um sucesso no Reino Unido, com a banda usando Tippins, que era o seu gerente de turnê para fazer backing vocals durante o concerto. O tecladista Verden Allen saiu da banda antes do lançamento de seu sexto álbum, Mott, que foi lançado em 20 de julho de 1973. O álbum alcançou o Top 10 da UK Albums Chart, e se tornou um sucesso da banda nos EUA. A New Musical Express expôs a situação de Tippins em cantar o refrão de "All the Young Dudes", de um microfone escondido nos bastidores. Em maio de 1973, após a saída de Verden Allen, a banda contratou Morgan Fisher como tecladista e Mick Bolton no órgão Hammond. O guitarrista Mick Ralphs saiu em agosto de 1973 para formar o Bad Company e foi substituído pelo guitarrista Ariel Bender. Em uma das primeiras apresentações de Bender com a banda em 1974, eles tocaram no Templo Maçônico em Detroit em 12 de outubro de 1973 com o Aerosmith abrindo o show. Eles foram apoiados principalmente na turnê de 1974 pela banda Queen. Essa turnê mais tarde forneceu a inspiração em 1975 para o Queen criar o single "Now I'm Here" que contém as letras "para baixo na cidade, apenas Hoople e eu". A turnê resultou em uma amizade ao longo dos anos entre as duas bandas, com Ian Hunter, Mick Ronson e David Bowie realizando "All the Young Dudes" no Freddie Mercury Tribute Concert em 1992.

 

O sétimo e último álbum de estúdio, The Hoople, foi lançado em 29 de março de 1974. O álbum alcançou a posição 11 na UK Albums Chart, e alcançou a posição 28 na Billboard Pop AlbumsO álbum  foi lançado, após Mick Ronson substituir Bender. Hunter e Ronson deixaram a banda para formar um duo. Em janeiro de 1975, Ray Major e o vocalista Nigel Benjamin foram adicionados para continuar a banda, que abreviou seu nome para Mott. A banda com uma nova formação lançou o seu primeiro álbum, Drive On, em 1975 e o seu segundo álbum, Shouting and Pointing, em 1976. Depois de Benjamin sair em 1976, o Mott substituiu-o brevemente por Steve Hyams, antes de juntar forças com John Fiddler que formou o Medicine Head, que depois se tornou o British Lions, gravando dois álbuns antes de finalmente se separarem em 1980 sem qualquer sucesso nas paradas. Hunter e Ronson trabalharam juntos até a morte de Ronson em 1993. Hunter continuou sua carreira solo. Em 16 e 17 de Abril de 1999, o primeiro e único Mott the Hoople Convention foi realizada no Pub Robin Hood em Bilston, Wolverhampton, na Inglaterra.  A banda se reuniu para quatro concertos no Hammersmith Apollo em Londres, em outubro de 2009, eles também realizaram um show de aquecimento antes do seu stand de cinco noites no HMV Hammersmith Apollo em outubro. A mostra foi realizada no Teatro Blake em Monmouth, País de Gales em 26 de setembro de 2009. O Mott the Hoople com Allen, Hunter, Ralphs e Watts com Martin Chambers na bateria se apresentou no O2 Arena em Londres em 18 de Novembro de 2013, precedida por datas em Birmingham, Glasgow, Newcastle e Manchester.

 Rockdigital