Oasis

Foi uma banda inglesa de rock. Em 1991, Paul "Bonehead" Arthurs e Paul McGuigan decidiram chamar Liam Gallagher, para ser vocalista da banda The Rain, já que o vocal anterior se mudou da cidade de Manchester. A banda contava ainda com Tony McCarroll na bateria, mas não conseguiu ter qualquer sucesso. Liam sugeriu que o nome da banda mudasse para Oasis. Esta mudança foi inspirada por um poster da Inspiral Carpets Tour que estava pendurado no quarto dos irmãos Gallagher. Um dos locais listados no cartaz era o Oasis Leisure Centre em Swindon. O irmão de Liam, Noel Gallagher, que foi roadie do Inspiral Carpets, foi com a banda para ver o seu irmão no palco. Noel e os seus amigos não acharam a performance do Oasis particularmente espetacular, mas viu potencial nos garotos, abrindo a possibilidade para ele integrar a banda do irmão. Noel acabaria por entrar na banda, com a condição de que ele seria o líder e o compositor das músicas. O Oasis assinou um contrato mundial com a Sony. O Oasis fez uma turnê no Reino Unido para promover o lançamento de seu primeiro single, "Supersonic" que foi lançado em abril de 1994, alcançando o número 31 nas paradas do Reino Unido. O seu primeiro álbum, Definitely Maybe, foi lançado em 29 de Agosto de 1994, alcançando o topo na UK Albums Chart. Durante um show em Los Angeles em setembro de 1994, Liam fez comentários ofensivos sobre o público americano e bateu em Noel com um pandeiro. Noel deixou a banda temporariamente e voou para São Francisco. Ele se reconciliou com Liam e a turnê recomeçou em Minneapolis. 

 

O baterista Tony McCarroll foi expulso da banda, e foi substituído por Alan White. Em 14 de agosto de 1995, Blur e Oasis lançaram singles no mesmo dia, criando a Batalha do Britpop que dominava o noticiário nacional. "Country House" do Blur superou "Roll with It", do Oasis. McGuigan deixou a banda brevemente em setembro de 1995, citando exaustão nervosa. Ele foi substituído por Scott McLeod, que apareceu em algumas datas da turnê e no vídeo "Wonderwall" antes de sair durante uma turnê nos EUA. Para completar a turnê, McGuigan foi convencido a retornar à banda. O segundo álbum, (What's the Story) Morning Glory?, foi lançado em outubro de 1995. Foi um sucesso comercial mundial, se tornando o quinto álbum mais vendido na história das paradas no Reino Unido. O álbum gerou mais dois singles de sucesso, "Wonderwall" e "Don't Look Back in Anger". O seu terceiro álbum, Be Here Now, foi lançado em Agosto de 1997. Em março de 1998, a banda se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo. No início de 1999, a saída de Paul "Bonehead" Arthurs foi anunciada em agosto. Duas semanas depois, foi anunciada a saída do baixista Paul McGuigan. O primeiro novo membro a ser anunciado foi o guitarrista Colin "Gem" Archer, e o baixista Andy Bell. O quarto álbum, Standing on the Shoulder of Giants, foi lançado em fevereiro de 2000. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart

 

Em 2001, o Oasis participou do Rock in Rio, que chegava à sua 3ª edição na Cidade do Rock.  O quinto álbum, Heathen Chemistry, foi lançado em julho de 2002. O álbum alcançou o número 1 no Reino Unido e o número 23 nos EUA. O baterista de longa data Alan White, deixou a banda no início de janeiro de 2004.  White foi substituído por Zak Starkey, filho do Ringo Starr. O sexto álbum, Don't Believe the Truth, foi lançado em maio de 2005, cumprindo seu contrato com a Sony BMG. Em 2006, a banda fez uma única apresentação no estacionamento do Credicard Hall, em São Paulo. Em maio de 2008, Zak Starkey deixou a banda depois de gravar o sétimo álbum da banda. Ele foi substituído por Chris Sharrock. O álbum, Dig Out Your Soul, foi lançado a 6 de outubro de 2008, e foi para o número um no Reino Unido.  Em 25 de fevereiro de 2009, o Oasis recebeu o NME Award de Melhor Banda Britânica de 2009. No ano de 2009, minutos antes da entrada da banda no palco onde se apresentariam em um festival, Liam e Noel Gallagher travaram uma grave discussão, na qual Liam chegou a atirar uma guitarra pelo camarim, resultando na imediata saída de Noel da banda. No dia 8 de outubro, Liam oficializou o fim do Oasis numa entrevista ao The Times. Em 2010 eles formaram a Beady Eye, com todos os ex-Oasis. Já Noel continua ativo com sua carreira solo com o nome de Noel Gallagher's High Flying Birds.

 Rockdigital