Pretenders
É uma banda de rock anglo-americana. Chrissie Hynde já havia participado das bandas Jack Rabbit, nos EUA e Gallie, na França. Ela se mudou para a Inglaterra em 1973, trabalhando no jornal semanal de música NME e na loja de roupas de Malcolm McLaren e Vivienne Westwood. Em 1978, Dave Hill da Anchor Records, ouviu algumas demos de Hynde, e organizou um estúdio de ensaio onde uma banda composta por Hynde, Mal Hart no baixo e Phil Taylor do Motörhead na bateria tocaram uma seleção das músicas originais de Hynde, e ela formou uma banda composta por Pete Farndon no baixo, James Honeyman-Scott na guitarra e Gerry Mcilduff na bateria. A banda, então sem nome, gravou 5 faixas no Regents Park Studio em julho de 1978. Pouco tempo depois, Gerry Mcilduff foi substituído na bateria por Martin Chambers. Hynde nomeou a banda The Pretenders da música "The Great Pretender" do The Platters. Eles participaram do concerto beneficente para os refugiados do Camboja em 1979, e possui três faixas no álbum, Concerts for People of Kampuchea. O seu primeiro álbum, Pretenders, foi lançado em 1979 e chegou no topo na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Pretenders II, foi lançado em 15 de agosto de 1981, alcançando a posição 7 na UK Albums Chart. O baixista Pete Farndon foi demitido da banda por abuso de drogas em 14 de junho de 1982.
Dois dias depois, em 16 de junho de 1982, James Honeyman-Scott faleceu de insuficiência cardíaca como resultado de intolerância a cocaína. Farndon foi encontrado morto no dia 14 de abril de 1983 por sua esposa. Em fevereiro de 1983, Hynde acrescentou o ex-guitarrista Robbie McIntosh e o baixista Malcolm Foster. A banda reconstituída lançou o single "2000 Miles" em tempo para o Natal. O seu terceiro álbum, Learning to Crawl, foi lançado em 11 de janeiro de 1984. O single "Back on the Chain Gang" alcançou a posição 5 na Billboard Hot 100. O Pretenders se apresentou no Live Aid no John F. Kennedy Stadium, na Philadelphia no dia 13 de julho de 1985. O seu quarto álbum, Get Close, foi lançado em 1986. O single "Don't Get Me Wrong" se tornou o segundo hit do Top 10 da banda na Billboard Hot 100, alcançando a posição 10. O seu quinto álbum, Packed!, foi lançado em 14 de maio de 1990. Em 1993, o Pretenders perdeu vários integrantes que foram contratados por Paul McCartney em sua Off The Ground Tour. O seu sexto álbum, Last of the Independents, foi lançado em maio de 1994. O álbum foi gravado por Hynde e pelo guitarrista Adam Seymour em conjunto com uma série rotativa de músicos no baixo e na bateria. O álbum retornou o Pretenders ao Top 40 com o single "I'll Stand by You.", que alcançou a posição 16 na Billboard Hot 100.
No outono de 1995, o Pretenders lançou o álbum ao vivo Isle of View, e permaneceu em hiato por alguns anos. O seu sétimo álbum, ¡Viva El Amor!, lançado em 16 de maio de 1999. Em 10 de abril de 1999, Hynde liderou o show memorial Here, There and Everywhere - A Concert for Linda para sua falecida amiga Linda McCartney no Royal Albert Hall, em Londres. O seu oitavo álbum, Loose Screw, foi lançado em 12 de novembro de 2002. Em março de 2005, o Pretenders foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Durante esse ano, o baixista Hobson saiu e foi substituído por Nick Wilkinson, marcando a primeira mudança de formação da banda em treze anos. Em 2007, o guitarrista Seymour saiu e foi substituído por James Walbourne. O seu nono álbum, Break Up the Concrete, foi lançado em 7 de outubro de 2008 pela Shangri-La Music. Em setembro de 2012, a banda se reagrupou com Hynde, Chambers, Heywood, Walbourne e Wilkinson, para o Grande Prêmio de Cingapura de Fómula 1. Stevie Nicks fez uma turnê com a banda em 27 cidades nos últimos três meses de 2016. O seu décimo álbum, Alone, foi lançado em 21 de outubro de 2016, pela BMG Rights Management. Hynde é o único membro da banda a aparecer no álbum, com a banda de apoio composta por músicos de sessão. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, Hate for Sale, foi lançado em 17 de julho de 2020.