

Primal Scream
É uma banda escocesa de Indie Rock. Bobby Gillespie se mudou para Mount Florida, no sudeste de Glasgow, na Escócia, onde frequentou a King's Park Secondary School, e conheceu Robert Young. Outro colega de escola foi Alan McGee, que com Gillespie se juntou a uma banda Punk local, a The Drains, em 1978. O guitarrista dos Drains era Andrew Innes, de 15 anos. A banda durou pouco, e Innes e McGee se mudaram para Londres enquanto Gillespie optou por permanecer em Glasgow. Ele conheceu outro colega de escola, Jim Beattie, e eles gravaram fitas de ruído elementar, nas quais Gillespie batia duas tampas de lata de lixo e Beattie tocava guitarra. Eles se autodenominavam Primal Scream, um termo para um tipo de grito ouvido em terapia primária. A Primal Scream tocou pela primeira vez ao vivo em 1982. Gillespie se juntou ao The Jesus and Mary Chain como baterista, e alternava entre as duas bandas. Gillespie e Beattie expandiram a formação do Primal Scream para incluir o colega de escola, Robert Young no baixo, Stuart May na guitarra, Tom McGurk na bateria e o pandeirista Martin St. John. Essa formação assinou um contrato com a Creation Records, uma gravadora independente fundada por Alan McGee, e gravou o primeiro single da banda, "All Fall Down". Gillespie saiu do The Jesus and Mary Chain para permanecer com o Primal Scream.
Stuart May foi substituído por Paul Harte. McGurk foi convidado a sair e May também foi demitido. O ex-colega de banda de Gillespie, Innes, foi trazido como seu substituto, e a banda contratou o baterista Gavin Skinner. O seu primeiro álbum, Sonic Flower Groove, foi lançado em 5 de outubro de 1987. O álbum alcançou a posição 62 na UK Albums Chart, e recebeu críticas ruins. A reação do álbum causou conflitos internos dentro da banda. Beattie e Skinner saíram da banda. Young mudou do baixo para a guitarra, e eles recrutaram o baixista Henry Olsen e o baterista Phillip "Toby" Tomanov. O seu segundo álbum, Primal Scream, foi lançado em 4 de setembro de 1989 pela Creation Records. O seu terceiro álbum, Screamadelica, foi lançado em 23 de setembro de 1991, com críticas positivas. O álbum também foi um sucesso comercial, alcançando a oitava posição na UK Albums Chart. O seu primeiro EP, Dixie Narco, foi lançado em fevereiro de 1992. Em março de 1994, foi lançado o primeiro single do próximo álbum, "Rocks", que foi o single de maior sucesso da banda até hoje, alcançando a sétima posição na UK Singles Chart. O seu quarto álbum, Give Out But Don't Give Up, foi lançado em 28 de março de 1994. Após um breve hiato, Gary "Mani" Mounfield foi adicionado no baixo, e Paul Mulraney na bateria. O seu quinto álbum, Vanishing Point, foi lançado em 7 de julho de 1997. O álbum alcançou a segunda posição na UK Albums Chart.
Antes do início da turnê do álbum, Mulraney deixou a banda e eles foram forçados a usar uma bateria eletrônica. As datas iniciais foram mal recebidas, e a banda contratou o baterista Darrin Mooney. O seu sexto álbum, XTRMNTR, foi lançado em 31 de janeiro de 2000, alcançando a terceira posição na UK Albums Chart. O seu oitavo álbum, Riot City Blues, foi lançado em 5 de junho de 2006, e alcançou a quinta posição na UK Albums Chart. O seu nono álbum de estúdio, Beautiful Future, foi lançado em 21 de julho de 2008 pela B-Unique Records, e alcançou a nona posição na UK Albums Chart. Depois de excursionar durante a maior parte de 2011, em 18 de outubro, Gary Mounfield revelou que havia deixado a banda devido à reforma de sua banda original, a The Stone Roses. Debbie Googe foi anunciada como sua substituta. Simone Butler se juntaria à banda como baixista em 2012. A Primal Scream apoiou a The Stone Roses em seu show no Heaton Park em Manchester no dia 29 de junho de 2012. O seu décimo álbum, More Light, foi lançado em 13 de maio de 2013 pela própria gravadora da banda, a First International. O ex-guitarrista Robert "Throb" Young faleceu em 9 de setembro de 2014. O seu décimo primeiro álbum, Chaosmosis, foi lançado em 18 de março de 2016, e alcançou a posição 12 na UK Albums Chart. O seu décimo segundo álbum, Come Ahead, foi lançado em 8 de novembro de 2024 pela BMG.