Rammstein

 

É uma banda alemã de metal alternativo. Em 1989, o guitarrista da Alemanha Oriental, Richard Z. Kruspe escapou para Berlim Ocidental e fundou a banda Orgasm Death Gimmicks. Depois que o Muro de Berlim caiu, ele voltou para casa em Schwerin, onde Till Lindemann trabalhava como tecelão de cestas e tocava bateria na banda First Arsch. Neste período, Kruspe tocava com Oliver Riedel dos Inchtabokatables e com Christoph "Doom" Schneider do Die Firma. Os três começaram a trabalhar juntos em um novo projeto em 1993. Kruspe convidou Lindemann que se juntou ao grupo. A banda se chamava Rammstein-Flugschau (Rammstein Airshow), após o desastre do show aéreo de Ramstein em 1988. Em 1994, foi realizado um concurso em Berlim para bandas amadoras, cujo vencedor teria a oportunidade de gravar um CD de demo de quatro faixas em um estúdio profissional. Os quatros integrantes entraram e ganharam o concurso. O guitarrista Paul H. Landers entrou na banda depois de ouvir sua demo. O Rammstein também recrutou Christian "Flake" Lorenz. A banda assinou contrato com a Motor Records. O seu primeiro álbum de estúdio, Herzeleid, foi lançado em setembro de 1995. A banda fez uma turnê de 17 shows pela Alemanha em dezembro, o que contribuiu muito para aumentar a popularidade da banda.

 

Em 27 de Março de 1996, o Rammstein realizou o MTV 's Hanging Out em Londres, sua primeira performance no Reino Unido. O aumento da popularidade da banda fora da Alemanha veio quando o diretor musical Trent Reznor escolheu duas músicas do Rammstein para o filme Lost Highway, de David Lynch. O Rammstein fez uma turnê pela Alemanha, Áustria e Suíça de setembro a outubro de 1996, apresentando um concerto de aniversário 100 years of Rammstein em 27 de setembro. O seu segundo álbum, Sehnsucht, foi lançado em 22 de agosto de 1997. O álbum alcançou o topo na Alemanha depois de duas semanas nas paradas. Em 5 de dezembro de 1997, eles embarcaram em sua primeira turnê pelos Estados Unidos abrindo shows do KMFDM. A primeira vez que a banda veio ao Brasil foi em 1999 a convite da banda Kiss para fazer a abertura de seu show em São Paulo e em Porto Alegre nos dias 15 e 17 de abril. Mais popularidade se seguiu com a inclusão da canção "Du hast" no filme The Matrix: Music from the Motion Picture.

 

O seu quarto álbum, Reise, Reise, foi lançado em 27 de setembro de 2004, e foi direto para os Top 10 em toda a Europa. O seu quinto álbum de estúdio, Rosenrot, foi lançado em 5 de outubro de 2005. O álbum alcançou o Top 10 das paradas em 20 países. Em 19 de fevereiro de 2006, o Rammstein tinha um asteróide com o nome deles,o 110393 Rammstein. A banda deu um hiato em 2006 e retornou em 2007. O seu sexto álbum de estúdio, Liebe ist für alle da, foi lançado em 16 de outubro de 2009. Depois de várias datas na América do Sul, a banda retornou aos Estados Unidos para um único show no Madison Square Garden, em Nova York. A banda se apresentou no Via Funchal em São Paulo, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2010. Em 20 de abril de 2011, a banda ganhou o Revolver Golden God Award de Melhor Banda ao vivo, seu primeiro prêmio nos EUA. Em 2016, a banda se apresentou no dia 7 de setembro no Maximus Festival no Autódromo de Interlagos em São Paulo. O seu sétimo álbum, Rammstein, foi lançado no dia 17 de maio de 2019, e também apareceu para pré-venda na loja oficial da banda. O álbum alcançou a posição 3 na UK Albums Chart e na posição 9 na Billboard 200.

 Rockdigital