renaissance.jpg
Renaissance

É uma banda inglesa de rock progressivo. Enquanto os Yardbirds estavam se transformando no New Yardbirds em 1968 e depois no Led Zeppelin, os membros que estavam saindo, Keith Relf e Jim McCarty, formaram a dupla acústica Together. Eles lançaram o single "Henry's Coming Home" / "Love Mum and Dad" pela Columbia Records em novembro de 1968 sem sucesso nas paradas. Em janeiro de 1969, eles organizaram uma nova banda dedicada à experimentação com rock, folk e formas clássicas. O quinteto com Relf na guitarra e vocal, McCarty na bateria e vocal, mais o baixista Louis Cennamo, o pianista John Hawken e a irmã de Relf, Jane como vocalista adicional, lançou o seu primeiro álbum, Renaissance, em outubro de 1969 pela Elektra Records. A banda começou a se apresentar em maio de 1969 no Reino Unido, e nos festivais na Bélgica e em Paris em 1970. Quando as turnês começaram a afetá-los, a banda original se dissolveu gradualmente. Keith Relf e McCarty decidiram parar de se apresentar e Cennamo se juntou a banda Coliseu. Hawken organizou uma nova formação para cumprir as obrigações contratuais com a Island Records e completar o segundo álbum da banda, Illusion, que ficou inacabado. Além de Jane Relf, a nova banda consistia do vocalista Terry Crowe, do guitarrista Michael Dunford, do baixista Neil Korner e do baterista Terry Slade. Essa formação gravou a faixa, "Mr Pine", e fez alguns shows durante o verão de 1970. Uma sessão de gravação final reuniu a formação original sem Hawken, com Don Shin nos teclados, e produziu a faixa de encerramento do álbum "Past Orbits of Dust".

 

O seu segundo álbum, Illusion, agora concluído foi lançado na Alemanha em 1971. O álbum marcou o início de Betty Thatcher como letrista quando co-escreveu duas canções com Relf e McCarty. Jane Relf foi substituída pela cantora folk americana Anne-Marie Cullom, e John Hawken saiu e o pianista John Tout o substituiu. Em janeiro de 1971, Annie Haslam substituiu Cullom. Crowe e Korner saíram, o primeiro não substituído, o último substituído por uma sucessão de baixistas, até que Jon Camp assumiu. O guitarrista Mick Parsons foi contratado para trabalhar ao vivo. Parsons morreu em um acidente de carro e foi substituído em curto prazo por Rob Hendry. O seu quarto álbum, Ashes are Burning, foi lançado em outubro de 1973. O álbum se tornou o primeiro da banda a chegar às paradas americanas, onde alcançou a posição 171 na Billboard 200. O seu sexto álbum, Scheherazade and Other Stories, foi lançado em julho de 1975. O álbum alcançou a posição 48 na Billboard 200. O seu primeiro álbum ao vivo, Live at Carnegie Hall, foi lançado em 1976. O Renaissance foi a primeira banda britânica a se apresentar três noites consecutivas no Carnegie Hall. O seu sétimo álbum, Novella, foi lançado em janeiro de 1977, e alcançou a posição 46 na Billboard 200. O seu nono álbum, Azure d'Or, foi lançado em 1979, e foi um fracasso comercial. Como resultado, a base de fãs da banda começou a perder o interesse e o álbum só alcançou a posição 125 na Billboard 200. Após a turnê do álbum, Tout e Sullivan deixaram a banda. Em 1985, Camp saiu da banda e Haslam e Dunford lideraram uma versão acústica do Renaissance, até a sua separação em agosto de 1987.

 

Em meados da década de 1990, tanto Haslam e Dunford formaram suas próprias bandas, cada uma usando o nome Renaissance e lançando álbuns com diferentes formações. O Renaissance foi parcialmente reformado em 1998. Em 1999, Haslam, Dunford e Simmonds fizeram um concerto único do trio no Astoria, em Londres, apoiando a banda Caravan. Em março de 2001, após o lançamento do seu décimo segundo álbum, Tuscany, uma turnê completa da banda foi organizada, com uma formação de Haslam, Dunford, Sullivan, Simmonds, Rave Tesar nos teclados e David J. Keyes no baixo, e tocaram no Astoria, em Londres no dia 9 de março, e três datas no Japão. Essa curta encarnação da banda logo acabou. Em 20 de setembro de 2008, John Tout fez sua primeira aparição pública nos EUA em mais de 25 anos, com Annie Haslam e a banda Jann Klose, no Sellersville Theatre 1894, em Sellersville, na Pensilvânia. Em 2009, Tout sofreu um ataque cardíaco. Em agosto de 2009, Haslam anunciou que ela e Dunford estavam comemorando o 40º aniversário do Renaissance com uma banda reformada, chamada Renaissance 2009, com músicos da encarnação da banda de 2001 e saiu em turnê. O baixista David J. Keyes morreu em julho de 2019 de leiomiossarcoma. A letrista Betty Thatcher morreu no dia 15 de agosto de 2011. Em 20 de novembro de 2012, Michael Dunford morreu de hemorragia cerebral em sua casa em Surrey, na Inglaterra. John Tout morreu de insuficiência pulmonar no dia 1 de maio de 2015 no Royal Free Hospital em Hampstead, em Londres. O seu décimo terceiro álbum, Grandine il Vento, foi lançado em abril de 2013. Esse álbum foi relançado como Symphony of Light em abril de 2014 com 3 faixas bônus.