


Seether
É uma banda sul-africana de Metal Alternativo. Em 1999, na cidade da Pretória, Gauteng, na África do Sul, o vocalista e guitarrista Shaun Morgan, o baixista Tyronne Morris e o baterista Dave Cohoe, resolveram se unir e montar uma banda de Rock. Morris deixou a banda em dezembro de 1999 e foi substituído por Dale Stewart em janeiro de 2000. A banda inicialmente se apresentou sob o nome Saron Gas. A banda lançou o seu primeiro álbum, Fragile, em outubro de 2000 pela gravadora independente Musketeer Records, sediada em Joanesburgo. Em 2002, a gravadora americana Wind-up Records assinou um contrato de gravação, e foram informados de que precisavam mudar seu nome devido à semelhança com o gás sarin, e passaram a se chamar Seether, em homenagem à música "Seether" da banda Veruca Salt. O seu seu primeiro álbum oficial, Disclaimer, foi lançado em 20 de agosto de 2002. A canção "Broken" foi lançada pela primeira vez. O álbum alcançou a posição 92 na Billboard 200. Em 2002, o baterista David Cohoe foi substituído por Josh Freese, e logo depois por John Johnston e finalmente por Nick Oshiro. Foi também o ano que a banda adicionou mais um guitarrista, Pat Callahan. A Seether regravou as canções do álbum, Disclaimer, como o seu segundo álbum, Disclaimer II, que foi lançado em 15 de junho de 2004. A canção "Broken" teve a participação de Amy Lee, vocalista do Evanescence e na época, a namorada de Shaun Morgan, e alcançou a posição 20 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a posição 53 na Billboard 200.
A banda saiu em turnê mundial com o Evanescence. Shaun e Amy, gravaram uma versão um pouco mais pesada, para a trilha sonora do filme The Punisher. O seu segundo álbum, Karma and Effect, foi lançado em 24 de maio de 2005. O single "Remedy" alcançou o topo na Billboard Mainstream Rock Charts, e foi o primeiro hit número 1 da banda. Em 16 de Junho de 2006, foi anunciado no site oficial da banda, a saída do guitarrista Pat Callahan. O seu primeiro álbum ao vivo, One Cold Night, foi lançado em 11 de julho de 2006 e apresenta 12 faixas acústicas, além de filmagens bônus em DVD, gravadas no Grape Street Club, na Filadélfia, Pensilvânia. Morgan se separou da Amy Lee, com quem ele estava em um relacionamento desde 2003. O rompimento aconteceu devido aos problemas de Morgan com abuso de substâncias, particularmente alcoolismo. Em Agosto de 2006, Shaun resolveu parar com a turnê que faziam ao lado do Three Days Grace e do Staind, para se internar em uma clínica de reabilitação. O seu quarto álbum, Finding Beauty in Negative Spaces, foi lançado na África do Sul e Suíça em 19 de outubro de 2007, e mundialmente em 23 de outubro de 2007. O álbum estreou na nona posição na Billboard 200. Programado para ser lançado em agosto, o álbum foi adiado devido ao suicídio do irmão de Morgan, Eugene Welgemoed. A banda ganhou o seu primeiro prêmio na MTV Africa Music Award na categoria de Melhor Artista Alternativo.
O Seether apoiou o Nickelback em sua turnê do álbum, Dark Horse, em março e abril de 2009. O seu quinto álbum, Holding Onto Strings Better Left to Fray, foi lançado em 17 de maio de 2011, e estreou na segunda posição na Billboard 200. Foi o único álbum do Seether com Troy McLawhorn como guitarrista principal. Ele saiu da banda pouco antes do lançamento do álbum, para retornar ao Evanescence. A banda apoiou o 3 Doors Down em sua turnê européia de novembro a março. O seu sexto álbum de estúdio, Isolate and Medicate, foi lançado em 1 de julho de 2014 pela The Bicycle Music Company. Foi o primeiro álbum da banda a ser lançado em um LP de vinil. O álbum alcançou a quarta posição na Billboard 200. O seu sétimo álbum, Poison the Parish, foi lançado em 12 de maio de 2017 pela Canine Riot. Foi o primeiro álbum da banda a apresentar um novo logotipo da banda na capa. O álbum alcançou a posição 14 na Billboard 200. A banda então apoiou o Nickelback na turnê européia e britânica. Em 20 de maio de 2018, a banda tocou em sua cidade natal, Joanesburgo, pela primeira vez em 6 anos. O seu oitavo álbum, Si Vis Pacem, Para Bellum, foi lançado em 28 de agosto de 2020 pela Fantasy Records. O seu nono álbum, The Surface Seems So Far, foi lançado em 20 de setembro de 2024, como a continuação do álbum anterior.