shadow-fall.jpg
Shadows Fall

É uma banda americana de heavy metal. A banda foi formada em 1996 em Boston, Massachusetts pelos guitarristas Jonathan Donais e Matt Bachand, então bons amigos da cena musical local. Bachand havia sido membro fundador de uma banda de death metal e Donais membro da banda de metalco re Aftershock. Mais tarde, a banda encontrou uma formação completa com a adição de Damien McPherson no vocal, Mark Laliberte no baixo e David Germain na bateria. No final de 1996, a banda gravou e lançou a demo, Mourning a Dead World, da qual apenas cerca de 200 cópias foram produzidas. McPherson saiu da banda e foi substituído por Philip Labonte em 1997. O seu primeiro EP, To Ashes, foi lançado em . O nome da banda, segundo Bachand, vem do título de um gibi publicado no início dos anos 1990. O seu primeiro álbum de estúdio, Somber Eyes to the Sky, foi lançado em 30 de novembro de 1997 pela Lifeless Records. Em 1998, Labonte saiu da banda devido a diferenças pessoais e artísticas, e foi substituído por Brian Fair, da banda pioneira de metalcore Overcast. Depois de uma turnê de verão nos EUA com Shai Hulud, o Overcast se separou e a banda perguntou a Fair se ele gostaria de se juntar ao Shadows Fall. Durante a turnê, a banda assinou contrato com a Century Media Records. O seu segundo álbum de estúdio, Of One Blood, foi lançado em 2000.

 

Em 2001, David Germain saiu da banda devido ao alcoolismo, e foi substituído por Jason Bittner. O seu terceiro álbum de estúdio, The Art of Balance, lançado em 17 de setembro de 2002. O álbum apresentou o cover de "Welcome to the Machine" do Pink Floyd. A banda apoiou o álbum em uma turnê no Ozzfest em 2003. O seu quarto álbum de estúdio, The War Within, foi lançado em 21 de setembro de 2004. Foi o primeiro lançamento da banda na Billboard 200 na posição 20, e alcançou o topo na Billboard Top Independent Albums Chart. A canção "What Drives the Weak" recebeu uma indicação ao Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Metal em 2006. Em apoio ao álbum, a banda mais uma vez se apresentou no Ozzfest, mas desta vez como um ato principal. O Shadows Fall lançou o seu primeiro DVD, The Art of Touring, em novembro de 2005. O seu álbum de compilação, Fallout from the War, foi lançado em 13 de junho de 2006, e foi o seu último CD pela Century Media Records. O álbum estreou na posição 83 na Billboard 200. A banda assinou um contrato com a Atlantic Records nos EUA e um contrato com a Roadrunner Records para distribuição internacional. O seu quinto álbum, Threads of Life, foi lançado em 3 de abril de 2007. "Redemption", o primeiro single recebeu uma indicação ao Grammy Awards na categoria de Melhor desempenho de Metal em 2008. 

 

O Shadows Fall excursionou na Jägermeister Tour, na Operation Annihilation Tour, e na Black Crusade Tour, e fez parte da Soundwave Tour na Austrália e na Ásia em fevereiro de 2008. O seu sexto álbum, Retribution, foi lançado em 15 de setembro de 2009. O seu sétimo álbum de estúdio, Fire from the Sky, foi lançado em 15 de maio de 2012 pela Razor & Tie. No final de 2012, a banda foi a atração principal da Party To The Apocalypse 2012 Tour. Em 11 de janeiro de 2013, foi anunciado que o guitarrista Johnathan Donais se juntaria ao Anthrax em sua próxima Metal Alliance Tour e depois foi confirmado como membro pleno da banda. Em 2014, a banda anunciou várias turnês finais que aconteceriam na Europa e na América do Norte para que a banda pudesse fazer um hiato de futuras turnês extensas. Em dezembro de 2014, foi anunciado que o baterista Jason Bittner se juntaria à banda de thrash metal do Arizona Flotsam and Jetsam, e atualmente ele é o baterista do Overkill. O guitarrista Matt Bachand saiu para se juntar ao Act of Defiance, junto com os ex-membros do Megadeth. Matt Bachand está atualmente na banda de metal americana Living Wreckage com o ex-guitarrista do Shadows Fall Jon Donais. O Shadows Fall planeja fazer um de seus primeiros shows em mais de meia década no Worcester Palladium no dia 18 de dezembro de 2021.