top of page
sirenia.jpg
Sirenia - Voyage Voyage
00:00 / 00:25
Sirenia

É uma banda norueguesa de Gothic Metal. Em janeiro de 2001, Morten Veland, um membro fundador da Tristania deixou a banda, e logo em seguida, junto com o guitarrista Kristian Gundersen, o violinista Pete Johansen e o vocalista Jan Kenneth Barkved formaram a banda Sirenia. O Coral de vozes da banda, o The Sirenian Choir foi formado por Emmanuelle Zoldan, Johanna Giraud, Hubert Piazzola e Emilie Lesbros. O seu primeiro álbum, At Sixes and Sevens, que foi lançado em 13 de agosto de 2002 pela Napalm Records. Os vocais foram realizados pela cantora de estúdio Fabienne Gondamin. Veland tocou guitarra, baixo, teclados, e fez programação de bateria e a mixagem do álbum. Em 2003, Jonathan A. Perez foi acrescentado como baterista, e Fabienne Gondamin foi substituída por Henriette Bordvik, e o violinista Pete Johansen foi substituído por Anne Verdot. O The Sirenian Choir foi acrescido com as novas vozes de Mathieu Landry e Sandrine Gouttebel. O seu segundo álbum de estúdio, An Elixir for Existence, foi lançado em 3 de agosto de 2004. Em 2005, o The Sirenian Choir teve a saída de Johanna Giraud e Hubert Piazzola. O vocalista Jan Kenneth Barkved e o guitarrista Kristian Gundersen também saíram da banda. A banda assinou com a Nuclear Blast em maio de 2005.

 

Em novembro de 2005, Henriette Bordvik deixou a banda, alegando motivos pessoais, e a nova vocalista, Monika Pedersen, da Dinamarca, se juntou à banda em abril de 2006. O seu terceiro álbum, Nine Destinies and a Downfall, foi lançado em  23 de fevereiro de 2007. O álbum conta com o novo guitarrista Bjørnar Landa, que se juntou à banda durante as gravações. Em 5 de novembro de 2007, Monika Pedersen deixou a banda devido a desentendimentos musicais. Sua saída fez com que o Sirenia cancelasse uma turnê europeia planejada com o Therion. Em 9 de abril de 2008, a Sirenia anunciou a concorrente espanhola do X Factor, Ailyn, como sua nova vocalista feminina. Em 19 de maio de 2008, foi anunciado que Bjørnar Landa deixaria a banda. Ele foi substituído por Michael S. Krumins. Em 19 de abril de 2011, Michael S. Krumins deixou a Sirenia para se dedicar mais às suas próprias bandas e projetos. Jan Erik Soltvedt se juntou à banda como guitarrista principal. Em 16 de julho de 2011, a banda se apresentou no festival Masters of Rock, que acontece anualmente na cidade de Vizovice, República Tcheca. O seu sexto álbum, Perils of the Deep Blue, foi lançado em 28 de junho de 2013 na Europa, 1 de julho no Reino Unido e 9 de julho na América do Norte pela Nuclear Blast. Foi o primeiro álbum da Sirenia nas paradas dos EUA, na posição 97 na Billboard Hard Rock Albums e na posição 20 na Billboard Heatseekers Albums

 

A banda retornou à Napalm Records em 3 de abril de 2014. Em 5 de julho de 2016, foi anunciado a saída de Ailyn da banda. Em 8 de setembro de 2016, a Sirenia anunciou sua nova vocalista Emmanuelle Zoldan, uma cantora mezzo-soprano francesa que trabalhou com a Sirenia por 13 anos como parte do The Sirenian Choir. Em novembro de 2017, o baterista de longa data Jonathan Pérez deixou a banda. A banda retornou à América do Norte para se juntar a várias bandas no cruzeiro 70000 Tons of Metal, para 2 shows em 2 e 3 de fevereiro de 2018. O seu nono álbum de estúdio, Arcane Astral Aeons, foi lançado em 26 de outubro de 2018. No outono de 2019, a Sirenia fez uma extensa turnê europeia, e durante a turnê, um novo membro oficial foi apresentado, o baterista britânico Michael Brush. O seu décimo álbum de estúdio, Riddles, Ruins & Revelations, foi lançado em 12 de fevereiro de 2021. O álbum foi uma mudança estilística notável para a Sirenia, adicionando Synth-Pop ao seu estilo musical usual de Metal Sinfônico, optando por uma aposta mais comercial. O terceiro single do álbum, foi um cover da canção "Voyage, Voyage" do Desireless. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, 1977, foi lançado em 26 de maio de 2023. O título do álbum 1977 é uma referência ao ano de nascimento de Morten Veland.
 

bottom of page