


Sodom
É uma banda alemã de Thrash Metal. A banda foi formada em 1981, em Gelsenkirchen, na Alemanha, por Tom Angelripper no baixo e vocal, Arius "Blasphemer" Aggressor na guitarra e Bloody Monster na bateria. A banda foi nomeada em referência à música do Venom, "One Thousand Days in Sodom", a banda foi iniciada por Tom como uma tentativa desesperada para não trabalhar em minas de carvão em Gelsenkirchen. O baterista Chris Witchhunter Dudek substituiu Bloody Monster. A banda continuou como um trio e lançou duas demos que levaram a um contrato de gravação com a SPV/Steamhammer. Aggressor deixou a banda e foi substituído por Grave Violator. O seu primeiro EP, In the Sign of Evil, foi lançado em fevereiro de 1985. O EP foi considerado como um dos lançamentos importantes do inicio do Black Metal. Violator saiu após a gravação do EP, e Michael "Destructor" Wulf foi o seu substituto. O seu primeiro álbum, Obsessed by Cruelty, foi lançado em maio de 1986. Wulf não durou muito tempo na banda. Frank "Blackfire" Gosdzik preencheu o lugar de guitarrista com a sua saída. O seu segundo álbum de estúdio, Persecution Mania, foi lançado em 1 de dezembro de 1987.
O seu terceiro álbum, Agent Orange, foi lançado em 1 de junho de 1989 pela SPV/Steamhammer. Foi esse álbum que tornou a a banda famosa. Em apoio ao álbum, o Sodom saiu em turnê com a banda Sepultura. Frank saiu da banda e foi contratado pela banda Kreator. Angelripper saiu à procura de um substituto e encontrou Michael Hoffmann. O seu quarto álbum, Better off Dead, foi lançado em 1 de outubro de 1990. Durante a turnê sul-americana, Hoffmann decidiu ficar no Brasil e, abandonou a banda. Andy Brings foi o seu substituto. O baterista Witchhunter foi expulso da banda, e Guido "Atomic Steiff" Richter se tornou o seu substituto na bateria. O ex-guitarrista Wulf faleceu após um trágico acidente de moto em 1993. Andy Brings saiu da banda, e o guitarrista Dirk "Strahli" Strahlmeier, não ficou muito tempo. Ele foi preso por questões relacionadas a drogas. Atomic Steif também saiu. Foi contratado o guitarrista Bernd "Bernemann" Kost e o baterista em Bobby Schottkowski que estabilizou a formação da banda. O seu oitavo álbum, Til Death Do Us Unite, foi lançado em 24 de fevereiro de 1997. O videoclipe da canção "Fuck the Police" se tornou o mais famoso e controverso da banda.
Chris "Witchhunter" Dudek faleceu no dia 7 de setembro de 2008 de insuficiência hepática após uma longa batalha contra a doença. O seu décimo terceiro álbum de estúdio, In War and Pieces, foi lançado em 22 de novembro de 2010. Em 30 de novembro de 2010, foi anunciado que Bobby Schottkowski deixaria a banda, devido a problemas pessoais entre Tom Angelripper e Schottkowski. Em 8 de dezembro de 2010, Markus "Makka" Freiwald foi anunciado como o novo baterista do Sodom. Em 5 de janeiro de 2018, Angelripper anunciou a saída de Bernemann e Makka. Eles disseram mais tarde que foram demitidos da banda via WhatsApp. A banda acrescentou o guitarrista Frank "Blackfire" Gosdzik e o baterista Stefan "Husky" Hüskens, e também Yorck Segatz como segundo guitarrista. A nova formação da banda fez sua estreia no dia 18 de maio na edição de 2018 do Rock Hard Festival. Em 13 de janeiro de 2020, o baterista Stefan "Husky" deixou a banda e foi substituído por Toni Merkel. O seu décimo sexto álbum de estúdio, Genesis XIX, foi lançado em 27 de novembro de 2020 pela SPV/Steamhammer. O seu terceiro álbum de compilações, 40 Years at War – The Greatest Hell of Sodom, foi lançado em 28 de outubro de 2022 para coincidir com o 40º aniversário da banda.