soft_cell.jpg
Soft Cell

É uma dupla inglesa de synthpop. A banda foi iniciado em 1977 após Marc Almond e David Ball se conhecerem no Leeds Polytechnic, e em 1980, a dupla lançou o seu primeiro EP Mutant Moments, que foi financiado por um empréstimo da mãe de Ball e feito com um gravador de 2 pistas simples. A próxima gravação do Soft Cell, foi a canção "The Girl with the Patent Leather Face", apareceu como uma contribuição para o álbum Some Bizzare, que apresentava bandas como Depeche Mode, The The e Blancmange. A dupla assinou um contrato com o selo Some Bizzare, apoiado pela Phonogram Records. O seu primeiro single, "A Man Could Get Lost" / "Memorabilia", foi um fracasso nas paradas, e a gravadora permitiu que a Soft Cell gravasse um segundo e último single em uma tentativa de conseguir um sucesso nas paradas. A banda optou por gravar uma versão cover de "Tainted Love", 1965 originalmente lançada por Gloria Jones. O single foi lançado em 1981, e foi um hit número 1 em 17 países, incluindo o Reino Unido, onde foi o segundo single mais vendido no ano. Em 1982, o single "Tainted Love" se tornou o oitavo single nos EUA e estabeleceu o Recorde Mundial do Guinness na época para a mais longa permanência consecutiva de 43 semanas na Billboard Hot 100. A popularidade da música desenvolveu-se lentamente, precisando de 19 semanas para entrar no Top 40.

 

O seu primeiro álbum, Non-Stop Erotic Cabaret, foi lançado em 27 de novembro de 1981 pela Some Bizzare Records, e alcançou a quinta posição na UK Albums Chart. O single "Bedsitter" alcançou a quarta posição no UK Singles Chart. O último single do álbum, "Say Hello, Wave Goodbye", alcançou a terceira posição. A dupla morou na cidade de Nova York, onde conheceram Cindy Ecstasy, que Almond mais tarde confirmaria ser sua fornecedora de drogas. Em maio de 1982, a Soft Cell lançou o single "Torch", que entrou no Top 20 e alcançou a segunda posição na UK Singles Chart. O seu segundo EP Non Stop Ecstatic Dancing, foi lançado em junho de 1982, contendo remixes de material antigo junto com seu novo single de sucesso, "What !", um cover da canção de 1965 de Melinda Marx. Posteriormente, foi gravado em 1968 por Judy Street. O single ficou na posição 101 na Billboard Hot 100, mas foi um grande sucesso no Reino Unido e alcançou a terceira posição na UK Singles Chart. Em 1983, a fama e o uso quase constante de drogas estavam tendo um efeito negativo na dupla. Marc Almond também formou o grupo Marc and the Mambas, com colaboração com  Matt Johnson do The The. O terceiro álbum da dupla, The Art of Falling Apart, foi lançado em Janeiro de 1983, e alcançou a quinta posição na UK Singles Chart. Em setembro de 1983, a dupla lançou um novo single "Soul Inside", que os retornou ao Top 20 do Reino Unido, mas no início de 1984 a dupla decidiu amigavelmente encerrar a Soft Cell.

 

Eles fizeram shows de despedida no Hammersmith Palais em janeiro, e o seu terceiro álbum, This Last Night in Sodom, foi lançado em março de 1984. O álbum alcançou a posição 12 na UK Singles Chart. O seu último single "Down in the Subway" alcançou a posição 24 na UK Singles Chart. Almond e Ball se reuniram como Soft Cell em 2001 com uma série de shows ao vivo. Eles se apresentaram na abertura da Boate Ocean em Londres em março de 2001. Uma mini turnê aconteceu no final do ano. O seu quarto álbum, Cruelty Without Beauty, foi lançado em 8 de outubro de 2002, seguido por uma turnê pela Europa e uma pequena turnê pelos EUA durante o início de 2003. O segundo single do álbum, um cover do The Four Seasons '"The Night" alcançou a posição 39 na UK Singles Chart. A dupla lançou o seu álbum de remixes, Heat, em novembro de 2008. Em fevereiro de 2018, a Soft Cell anunciou que se reuniria para um último show de reunião no Reino Unido. O concerto de reunião aconteceu na O2 Arena em Londres em 30 de setembro de 2018. Foi declarado que este seria seu último show ao vivo no Reino Unido como uma dupla, mas que ainda podem atuar no exterior e gravar material juntos. A Soft Cell se apresentou ao vivo na 02 Academy em Glasgow, Escócia, em 10 de novembro de 2021. O segundo show aconteceu no O2 Apollo em Manchester, dois dias depois.