Soul Asylum

É uma banda americana de rock alternativo. O guitarrista Dan Murphy, o baixista Karl Mueller, e o baterista Dave Pirner começaram a tocar na banda Loud Fast Rule, com Murphy e Pirner se revezando nos vocais. Em 1982, a banda lançou duas músicas pela Reflex Records. Em 1983, Pirner assumiu os vocais e a guitarra rítmica, passando a bateria para Pat Morley e a banda mudou seu nome para Soul Asylum. A banda começou a atuar em toda a Minneapolis e arredores. O seu primeiro álbum, Say What You Will... Everything Can Happen  pela Twin/Tone. Depois foi lançado em CD com o nome de Say What You Will, Clarence...Karl Sold the Truck, foi lançado em 24 de agosto de 1984. Pat Morley saiu da banda e Grant Young assumiu a bateria. Quando o Soul Asylum voltou ao estúdio para gravar o seu segundo álbum, Made To Be Broken, que foi lançado em 18 de janeiro de 1986. O terceiro álbum, While You Were Out, foi lançado em 25 de novembro de 1986. Hang Time, foi lançado em 25 de abril de 1988 pela A & M Records. Após tocar diversos concertos acústicos no início dos anos 90, a banda escolheu a gravadora Columbia Records para assinar um contrato.

O seu sétimo álbum, Grave Dancers Union, foi lançado em 6 de outubro de 1992, que se tornou o seu maior sucesso. O terceiro single "Runaway Train" subiu para o número cinco na Billboard Hot 100 e ganhou o Grammy Award de Melhor Canção de Rock em 1994. O single apresentava fotografias e nomes de crianças desaparecidas por todo o país. Antes do lançamento do próximo álbum, o baterista Grant Young foi despedido e substituído por Sterling Campbell. O seu sétimo álbum, Let Your Dim Light Shine, lançado 6 de junho de 1995. Em 1997, o Soul Asylum realizou um concerto beneficente para os estudantes de Dakota do Norte cujo baile havia sido cancelado por causa do dilúvio de Red River, que ocorreu em abril e maio. O seu oitavo álbum, Candy from a Stranger, foi lançado em 12 de maio de 1998. O álbum foi um fracasso comercial. O Soul Asylum simplesmente parecia cansado, e eles decidiram dar uma pausa, e cada um se dedicou em seus projetos paralelos. Em 2004, a banda se reuniu novamente para começar a trabalhar em um novo álbum, apoiado pelo novo baterista Michael Bland.

 

Em Maio, o baixista Karl Mueller foi diagnosticado com câncer na garganta e gravou o seu último álbum, e o nono da banda, The Silver Lining que foi lançado em 11 de julho de 2006. Contudo, mais tarde a doença voltara e Mueller não resistiu, falecendo em sua casa no dia 17 de Junho de 2005. O Soul Asylum completou o seu álbum com a ajuda de vários músicos convidados, incluindo Tommy Stinson dos The Replacements. O Soul Asylum foi abandonado pela Columbia, mas em 2009, a banda anunciou que estava trabalhando em um novo álbum, com Tommy Stinson como seu baixista oficial. banda completou sua turnê americana em apoio ao nono álbum no final de 2006. Eles abriram os shows para o Cheap Trick na turnê norte-americana da banda. No início de 2012, o Soul Asylum assinou com o selo independente 429 Records, e o seu décimo álbum, Delayed Reaction, foi lançado em 17 de julho de 2012. Winston Roye substituiu Tommy Stinson no baixo e Justin Sharbono substituiu Dan Murphy na guitarra. Depois de lançar uma campanha para financiar um novo projeto de gravação. O seu décimo primeiro álbum, Change of Fortune, foi lançado em 18 março de 2016.

 

 Rockdigital