Starship

É uma banda americana de rock. Em junho de 1984, Paul Kantner deixou o Jefferson Starship. Em outubro de 1984, Kantner entrou com uma ação legal sobre o nome Jefferson Starship contra seus ex-colegas de banda. Em março de 1985, Kantner decidiu sair do tribunal e assinou um acordo de que nenhuma das partes usaria os nomes Jefferson ou Airplane. A banda se apresentou brevemente como Starship Jefferson enquanto os procedimentos legais ocorreram, antes de se estabelecer o nome abreviado de Starship. Em 1985, O tecladista David Freiberg foi demitido da banda. O primeiro álbum foi concluído com os cinco membros restantes, consistindo de Grace Slick Mickey Thomas nos vocais, o guitarrista Craig Chaquiço, o baixista Pete Sears e o baterista Donny Baldwin. Em 1984, Gabriel Katona se juntou à banda nos teclados e saxofones. O seu primeiro álbum, Knee Deep in the Hoopla, foi lançado em 10 de setembro de 1985. O álbum teve dois hits número um na Billboard Hot 100. O primeiro foi "We Built This City", e o segundo "Sara". O álbum alcançou a posição 7 na Billboard 200.

 

Quando as sessões do segundo álbum, No Protection, começaram, o baixista Pete Sears havia deixado a banda. Após a conclusão das sessões do álbum, Brett Bloomfield foi trazido para substituir Sears e Mark Morgan se juntou à banda nos teclados. Slick deixou a Starship em fevereiro de 1988, se juntando ao reformado Jefferson Airplane para um álbum e uma turnê em 1989, antes de anunciar que estava se aposentando da música. Com Thomas, o único vocalista, a renovada programação lançou o seu terceiro álbum, Love Among the Cannibals, em agosto de 1989 e fez outra turnê para apoiar o álbum, recrutando as vocalistas Christina Marie Saxton e Melisa Kary para o lugar de Slick. Em 24 de setembro de 1989, enquanto a banda estava em Scranton, na Pensilvânia, para um show, Baldwin e Thomas entraram em uma briga violenta durante a qual Thomas ficou gravemente ferido e precisou de cirurgia facial, e duas placas de titânio implantadas em seu crânio. Baldwin saiu da banda.  O restante da turnê foi adiado até Thomas se recuperar e poder fazer uma turnê novamente. Kenny Stavropoulos foi recrutado para ser o novo baterista da banda. Após a turnê do álbum, em 1990, o guitarrista Graig Chaquico saiu da banda.

 

Brett Bloomfield, Mark Morgan e Kenny Stavropoulos também deixaram a banda em 1990. Peter Wolf foi adicionado nos teclados. Em maio de 1991, a RCA lançou o álbum de compilação, Greatest Hits (Ten Years and Change 1979-1991). Logo após o seu lançamento, a banda que foi liberada pela RCA e ficou inativa. No início de 1992, Thomas reviveu o Starship como Mickey Thomas 'Starship antes de mudar o nome para Starship with Mickey Thomas, que está em turnê constante desde então. Darrell Verdusco atua como baterista desde 1995. O tecladista Phil Bennett também se juntou a banda. Jeff Adams assumiu o baixo em 2000. O quarto álbum, Loveless Fascination, foi lançado em 17 de setembro de 2013. A vocalista feminina Stephanie Calvert se juntou à banda em 2006. O ex-trompetista Max Haskett, que se apresentou com a banda desde sua reforma em 1992 até o ano seguinte, morreu em 1999 como resultado de câncer no pâncreas. O guitarrista Erik Torjesen, morreu de câncer aos 34 anos em 2001. O substituto de Torjesen, Mark Abrahamian, morreu de ataque cardíaco aos 46 anos, após um concerto em 2 de setembro de 2012. Abrahamian foi substituído por John Roth.

 Rockdigital