Status Quo

É uma banda de rock inglesa. A banda foi formada em 1962 com o nome de The Scorpions por Francis Rossi e Alan Lancaster na Sedgehill Comprehensive School, em Catford, juntamente com os colegas Jess Jaworski nos teclados e Alan Key na bateria. Rossi e Lancaster fizeram seu primeiro show no Samuel Jones Sports Club em Dulwich, Londres. Em 1963, Key foi substituído por John Coghlan e a banda mudou o nome para The Spectres. Em 1965, quando Rossi, Lancaster e Jaworski terminaram os estudos, Jaworski optou por deixar a banda, e foi substituído por Roy Lynes. Naquele mesmo ano, eles conheceram Rick Parfitt, que estava tocando na banda The Highlights. Em 18 de julho de 1966, o The Spectre assinou um contrato de cinco anos com a Piccadilly Records. Em 1967, a banda descobriu o som psicodélico e mudaram o nome para Traffic, mas logo foram forçados a alterá-lo para Traffic Jam para evitar confusão com o Traffic de Steve Winwood. Parfitt se juntou à banda como guitarrista e vocalista. Logo após o seu recrutamento, em agosto de 1967, a banda tornou-se oficialmente o Status Quo. O primeiro álbum da banda, Picturesque Matchstickable Messages from the Status Quo, foi lançado em 27 de setembro de 1968. Lynes deixou a banda em 1970 e foi substituído no estúdio por convidados. Em 1976, Andy Bown, foi contratado como tecladista.

 

O seu quinto álbum, Piledriver, foi lançado em 15 de dezembro de 1972 pela Vertigo Records, e alcançou a posição 5 na UK Albums Chart. O seu décimo álbum, Rockin' All Over the World, foi lançado em 11 de novembro de 1977. A faixa-título, de John Fogerty, alcançou a terceira posição na UK Singles Chart. As tensões dentro da banda fizeram com que Coghlan saísse no final de 1981, sendo substituído por Pete Kircher. Essa formação tocou seu último show em 21 de julho de 1984 no Milton Keynes Bowl devido a conflitos internos. A ultima aparição do Status Quo com Kircher foi a abertura do evento de caridade do Live Aid no Wembley Stadium em julho de 1985. Lancaster abriu um processo para impedir que a banda usasse o nome Status Quo nos registros. Um acordo extrajudicial foi feito em janeiro de 1986, permitindo que o novo Status Quo continuasse gravando. Lancaster deixou a banda formalmente em 1987. Para promover o lançamento do vigésimo álbum, Rock 'Til You Drop de 24 de setembro de 1991, a banda realizou quatro shows em todo o Reino Unido no espaço de um único dia, ganhando um lugar no livro dos Recordes do Guiness Book. Rich saiu em 2000 e foi substituído por Matt Letley. Em 1 de julho de 2007, a banda se apresentou no recém-construído Wembley Stadium, como parte do Concert for Diana.

 

Em dezembro de 2011, o Status Quo se apresentou pela primeira vez no The O2 em Londres. A turnê foi apelidada de Quofest. Matt Letley anunciou a sua saída da banda após a conclusão da turnê de inverno de 2012. No entanto, Letley excursionou na turnê pela Austrália e México em março e abril de 2013. Em maio de 2013, Leon Cave tornou-se o novo baterista. Em agosto de 2014, foi anunciado que o tecladista fundador Jess Jaworski tinha morrido. O seu trigésimo primeiro álbum, Aquostic (Stripped Bare), foi lançado em 17 de outubro de 2014. Foi o primeiro álbum totalmente acústico da banda. O seu trigésimo segundo álbum, Aquostic II – That’s a Fact!, também em versões acústicas, foi lançado em 21 de outubro de 2016. Em 28 de outubro de 2016, Parfitt se aposentou depois de sofrer um ataque cardíaco no início do ano. Em 24 de dezembro, ele morreu no hospital em Marbella, Espanha, como resultado de infecção grave, depois de sofrer uma lesão no ombro. A Turnê de inverno de 2017 no Reino Unido foi chamada de Plugged in Live and Rockin porque os fãs queriam que as guitarras elétricas fossem conectadas novamente. Em junho de 2019, o Status Quo foi convidado especial do Lynyrd Skynyrd em sua turnê de despedida no Reino Unido. O seu trigésimo terceiro álbum, Backbone, foi lançado em 6 de setembro de 2019 e estreou na posição 6 na UK Albums Chart.

 Rockdigital