The 69 Eyes

É uma banda finlandesa de rock gótico. A banda foi formada nos bares de Helsinque no verão de 1989, com Jyrki 69, Willian e Bazie. Na sequência, Timo-Timo se juntou como guitarrista base e Archzie no baixo. O baterista Lotto abandonou a banda antes mesmo de começarem a gravar o primeiro álbum, e recrutaram Jussi 69. Nos primeiros anos as músicas eram um glam metal, punk e rock 'n' roll sujo. Assinaram um contrato com a gravadora independente Gaga Goodies Records, e lançaram seu primeiro single “Sugarman” em 1990. Depois o primeiro álbum, Bump´n´Grind, lançado em 1992. O segundo álbum, Savage Garden, foi lançado em 1995. Nesse mesmo ano, a banda lançou um DVD para os fãs japoneses, Motorcity Resurrection, com covers de várias bandas de rock, também em 1995. O terceiro álbum, Wrap Your Troubles In Dreams foi lançado em 1997. Neste período, a banda se apresenta fora da Finlândia, como na Suécia, Reino Unido e Itália entre outros. Aos poucos eles vão se tornando uma banda de rock gótico.

 

Ainda no ano de 1997, a banda grava um cover da canção “Call Me”, da banda Blondie. Em 1998 já promoviam uma nova demo, “Wasting The Dawn”, em Helsinque, e num show no Rock Córner Bar, conheceram Ville Valo, vocalista da banda HIM. Em 1999 lançaram seu primeiro álbum internacionalmente, Wasting The Dawn, pela Roadrunner Records. O Single “Wasting The Dawn” foi um tributo ao vocalista do The Doors, Jim Morrison, e contou com Ville Valo nos backing vocals. O single entrou no Top 10. O quinto álbum, Blessed Be, foi lançado em setembro de 2000. O álbum alcançou a quarta posição nas paradas de álbuns finlandeses e ficou no Top 10 por mais de um mês. O single “Gothic Girl” passou meses no Top 10 de singles e em playlists de rádio de países da Finlândia. O álbum foi produzido por Johnny Lee Michaels que também foi responsável pelos arranjos de todas as músicas. Lee Michaels foi considerado o sexto integrante da banda.

 

Em outubro começaram a gravação do seu sexto álbum, Paris Kills, e o primeiro single, “Dance D'Amour”, foi lançado em dezembro e permaneceu 5 semanas no topo da lista de singles na Finlândia. O álbum, Paris Kills foi lançado em maio de 2002, e permaneceu semanas no topo nas rádios finlandesas. O seu sétimo álbum, Devils, foi lançado em outubro de 2004, que também ficou no topo das paradas na Finlândia. Em março de 2007 a banda lança o seu oitavo álbum, Angels, considerado uma continuação de Devils. O álbum entrou direto nas primeiras posições musicais da Finlândia. O seu nono álbum, Back in Blood e seu primeiro a ser lançado pela Nuclear Blast na Europa e pela The End Records na América do Norte. O seu décimo álbum, X, foi lançado em 28 de setembro de 2012 na Europa. O seu décimo primeiro álbum, Universal Monsters, foi lançado em 22 de abril de 2016. Em 17 de abril de 2019, a banda iniciou sua primeira turnê nos EUA desde 2009. O seu décimo segundo álbum, West End, foi lançado em 13 de setembro de 2019 pela Nuclear Blast.

 Rockdigital