The Boomtown Rats
Foi uma banda irlandesa de New Wave. A banda foi formada em 1975 em Dublin, na Irlanda, por Garry Roberts nos vocais e guitarra solo, Gerry Cott na guitarra base e Johnnie Fingers nos teclados. Bob Geldof inicialmente administrou a banda, mas assumiu os vocais principais de Garry. Logo em seguida, foram acrescentados, Pete Briquette no baixo e Simon Crowe na bateria. Eles fizeram o seu primeiro show com o nome The Nightlife Thugs, e mudaram do nome para The Boomtown Rats, que Geldof havia retirado da autobiografia de Woody Guthrie, Bound for Glory. Eles se tornaram uma banda notável, mas cujas realizações foram ofuscadas pelo trabalho de caridade do vocalista Bob Geldof, um ex-jornalista do New Musical Express NME. A banda se mudou para Londres e em 1976, assinou um contrato com a Ensign Records. O seu primeiro single, "Lookin 'After No. 1", foi lançado em agosto de 1977. Ele alcançou o Top 40 da UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, The Boomtown Rats, foi lançado em setembro de 1977. que incluía o single "Mary of the 4th Form". O álbum alcançou a posição 18 na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, A Tonic for the Troops, foi lançado em junho de 1978. O álbum alcançou o oitavo lugar na UK Albums Chart.
O single "Rat Trap" alcançou o topo na UK Singles Chart por duas semanas, sendo o primeiro single de uma banda Punk ou New Wave nessa posição e a primeira canção de Rock por uma banda irlandesa de alcançar o topo no Reino Unido. O seu terceiro álbum, The Fine Art of Surfacing, foi lançado em outubro de 1979. O single "I Don't Like Mondays", foi escrita em resposta a um tiroteio na escola da Califórnia realizada por Brenda Ann Spencer, e alcançou o topo no Reino Unido, e a posição 73 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a sétima posição na UK Albums Chart. O seu quarto álbum, Mondo Bongo, foi lançado em fevereiro de 1981, e alcançou o sexto lugar na UK Albums Chart. O single "Banana Republic" foi o seu último hit Top 10. Gerry Cott saiu da banda no dia anterior ao final da turnê mundial de 1981. O seu quinto álbum, V Deep, foi lançado em fevereiro de 1982. O seu sexto álbum, In the Long Grass, foi lançado em maio de 1984. O The Boomtown Rats se envolveu com a Band Aid que foi um supergrupo de caridade com músicos, principalmente britânicos e irlandeses, e foi criada em 1984 por Bob Geldof e Midge Ure do Ultravox para arrecadar dinheiro para os esforços anti-fome na Etiópia.
Em 1986, a banda acabou enquanto Geldof gerenciava os seus negócios com a Band Aid Trust, durante o qual ele conseguiu obter um contrato de um álbum com a Vertigo Records. No entanto, Simon Crowe e Johnnie Fingers se recusam a ficar no Boomtown Rats em tempo integral. O desempenho final da banda veio no concerto beneficente Self Aid em 1986 com muitos astros do Rock irlandês, para aumentar a consciência do desemprego na Irlanda. Geldof lançou a sua carreira solo com Pete Briquette trabalhando ao lado dele. Em 20 de setembro de 2011, Gerry Cott esteve com Geldof, Briquette e o resto da banda de Geldof no The Cadogan Hall, em Londres. O The Boomtown Rats, menos o guitarrista Garry Cott e o pianista Johnnie Fingers, foi reformado e em junho de 2013, eles tocaram juntos pela primeira vez no Festival da Ilha de Wight. O álbum de compilação, Back to Boomtown: Classic Rats Hits foi lançado pela Virgin EMI em 9 de setembro de 2013. O álbum estreou na posição 35 na Irlandês Albums Chart. A banda se apresentou no Brentwood Festival em 2016. O seu sétimo álbum, Citizens of Boomtown, foi lançado em 13 de março de 2020 pela BMG Records. Garry Roberts faleceu no dia 9 de novembro de 2022, aos 72 anos.