top of page
church.jpg
The Church

É uma banda de Rock australiana. O cantor e baixista Steve Kilbey tocou pela primeira vez com o guitarrista Peter Koppes na banda Baby Grande em Canberra, na Austrália, em meados da década de 1970. Depois que cada um partiu para viajar e tocar em outras bandas, eles se encontraram em Sydney em março de 1980 e formaram a banda The Church of Man com o baterista Nick Ward. O nome foi criado e depois abreviado por Kilbey. Um mês depois, Marty Willson-Piper foi convidado a integrar a banda na guitarra, estabelecendo a clássica formação de duas guitarras. A banda assinou um contrato com a EMI Parlophone Records. No início de 1981, Ward foi substituído pelo baterista Richard Ploog. O seu primeiro álbum, Of Skins and Heart, foi lançado em 13 de abril de 1981 na Austrália. Para promover o lançamento, a banda realizou sua primeira turnê nacional. O seu segundo álbum, The Blurred Crusade, foi lançado em 25 de março de 1982. A banda realizou uma segunda turnê australiana e uma turnê na Europa em outubro. O seu empresário, Michael Chugg, organizou uma turnê pelo Reino Unido apoiando a banda Duran Duran, mas depois de 8 shows, a The Church desistiu. Eles excursionaram pelos EUA em outubro e novembro de 1983 e enquanto os locais em Nova York e Los Angeles tiveram um público de cerca de 1.000 pessoas, outros shows tiveram apenas 50. Em termos financeiros, a turnê foi mal. O seu quarto álbum, Heyday, foi lançado em novembro de 1985, e foi muito bem recebido. Na Austrália, o álbum alcançou a posição 19, e também apareceu na posição 146 na Billboard 200, sua primeira aparição nas paradas americanas.

 

Uma turnê promocional começou em abril de 1986, e inesperadamente, Willson-Piper saiu da banda no meio da turnê, e em 10 de julho, a The Church se apresentou como um trio em Hamburgo, na Alemanha. Willson-Piper retornou depois de uma semana. Devido as baixas vendas do álbum, a EMI abandonou a banda, e eles assinaram um contrato de quatro álbuns com a Arista Records em 1987. O seu quinto álbum, Starfish, foi lançado em abril de 1988, e alcançou a posição 11 na Austrália e a posição 41 na Billboard 200. O single "Under the Milky Way" alcançou a posição 24 na Billboard Hot 100, e alcançou o segundo lugar na Billboard Mainstream Rock Tracks, e também ganhou o ARIA Awards em 1989. O baterista Richard Ploog deixou a banda após as sessões de gravação do sexto álbum, Gold Afternoon Fix, que foi lançado em 9 de abril de 1990. A banda saiu em turnê, e contratou o baterista de Patti Smith, Jay Dee Daugherty. O seu sétimo álbum, Priest=Aura, foi lançado em 10 de março de 1992. Koppes saiu da banda por se sentir excluído do processo criativo. O baterista neozelandês Tim Powles foi contratado para as sessões de gravação. Kilbey e Willson-Piper se apresentaram em alguns shows acústicos como um duo. O projeto contou com a entrada do baterista Powles e da violinista Linda Neil. O seu nono álbum, Magician Among the Spirits, foi lançado em 19 de agosto de 1996 na própria gravadora da banda, a Deep Karma. Após o fracasso comercial do álbum, os membros da banda voltaram sua atenção para outros projetos e Willson-Piper deixou a Austrália para colaborar com outros artistas e escrever novo material solo. Kilbey, Powles e Koppes gravaram o álbum, Pharmakoi/Distance-Crunching Honchos with Echo Units, como The Refo:mation.

 

As tensões da banda ainda estavam fervendo, e os quatro concordaram em fazer uma série de shows de despedida pela Austrália, o que acabou sendo extremamente bem-sucedido. O estrondoso sucesso do concerto final em Sydney pôs fim às conversas sobre o fim da banda. O seu décimo primeiro álbum, Hologram of Baal, foi lançado em 8 de setembro de 1998 pela Cooking Vinyl. Em 2001, o single "Under the Milky Way" foi destaque no filme Donnie Darko, ajudando a elevar o perfil da banda mais uma vez. O seu vigésimo terceiro álbum, Untitled#23, foi lançado em 6 de março de 2009 na Austrália pela Unorthodox Records em março e lançado para o resto do mundo logo depois. Em fevereiro de 2010, a banda anunciou a turnê acústica An Intimate Space para comemorar o seu 30º aniversário. Em 27 de outubro de 2010, a The Church foi introduzido no Hall da Fama da Australian Recording Industry Association (ARIA). Em 10 de abril de 2010, a banda celebrou o seu 30º aniversário na Sydney Opera House. Acompanhado pelo maestro George Ellis e pela sua Orquestra Sinfônica. O concerto foi gravado e lançado no DVD e CD duplo, A Psychedelic Symphony: Live at Sydney Opera House, em junho de 2014 pela Unorthodox, sendo o primeiro álbum oficial ao vivo da banda. Em 2013, Steve Kilbey anunciou na página da banda no Facebook que Marty Willson-Piper havia saído, e que foi substituído pelo guitarrista Ian Haug. O seu vigésimo quarto álbum, Further/Deeper, foi lançado em 17 de outubro de 2014. O seu vigésimo quinto álbum, Man Woman Life Death Infinity, foi lançado em 6 de outubro de 2017. Em 1 de fevereiro de 2020, Steve Kilbey anunciou no Facebook que Peter Koppes havia saído da banda e que o membro da turnê Jeffrey Cain havia sido promovido ao status de membro pleno, com o guitarrista Ashley Naylor também sendo contratado.

bottom of page