Duran Duran

 

É uma banda inglesa de New romantic. O guitarrista John Taylor e o baterista Nick Rhodes formaram a banda em Birmingham, Inglaterra, em 1978. Eles começaram a ensaiar e a tocar regularmente no Rum Runner nightclub. Eles passaram a nomear a banda em homenagem ao Dr. Durand Durand, personagem de Milo O'Shea do filme de ficção científica Barbarella. O primeiro vocalista da banda foi Stephen Duffy. Simon Colley logo se juntou a banda. Colley era o baixista original da banda, já que John Taylor era o guitarrista nesse momento. Essa foi a primeira formação completa da banda que fez shows ao vivo. Colley deixou a banda antes da adição de Andy Taylor. Duffy saiu no início de 1979 e Andy Wickett foi contratado.  A banda gravou as suas primeiras fitas demo de estúdio. Após a saída de Colley e Wickett, a banda contratou o vocalista Jeff Thomas e o guitarrista Alan Curtis, e logo em seguida foram substituídos pelo guitarrista Andy Taylor e Simon Le Bon nos vocais em 1980. Eles gravaram duas fitas demo e se apresentaram em clubes em Birmingham e Londres. Mais tarde naquele mesmo ano, quando fez turnê com Hazel O'Connor. A banda assina um contrato com a EMI Records em dezembro. O Duran Duran foi uma das primeiras bandas a trabalhar em seus próprios remixes.

 

O seu primeiro álbum, Duran Duran,  foi lançado em 15 de junho de 1981. O álbum alcançou a terceira posição na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Rio, foi lançado mundialmente em 10 de Maio de 1982, e colocou quatro singles no Top 20 do Reino Unido. O seu terceiro álbum, Seven and the Ragged Tiger, foi lançado em 21 de novembro de 1983, com 5 hits no Top 20. O single "The Reflex", se tornou seu primeiro hit número um nos EUA, e também foi seu segundo e último número um no Reino Unido. A banda ganhou dois Grammy Awards nas novas categorias de videoclipes Long Form e Short Form. No final de 1984, a banda participou do single beneficente do Band Aid, "Do They Know It's Christmas?", juntamente com outros artistas musicais britânicos populares. Os membros da banda levaram a uma divisão supostamente temporária em dois projetos paralelos. John e Andy Taylor queriam se afastar do som do Duran Duran, e colaboraram com Robert Palmer e Tony Thompson para formar o supergrupo de rock / funk Power Station. Simon Le Bon e Nick Rhodes formaram o Arcadia. A banda ainda estava em desarmonia quando eles se reagruparam para contribuir com o single "A View to a Kill" para o filme de James Bond em 1985. Foi o primeiro tema de Bond que alcançou o topo na Billboard Hot 100. Foi o último single que a banda gravou com os cinco integrantes originais por quase vinte anos.

 

O Duran Duran se apresentou no concerto de caridade Live Aid no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia, Pensilvânia, no dia 13 de julho de 1985. O baterista Roger Taylor se retirou para o campo, sofrendo de exaustão. O guitarrista Andy Taylor saiu da banda para seguir carreira solo em Los Angeles. Em setembro de 1986, Warren Cuccurullo foi contratado como guitarrista. O seu quarto álbum, Notorious, foi lançado em 18 de novembro de 1986. O seu oitavo álbum, Thank You, foi lançado em 4 de abril de 1995, e marcou o retorno temporário do ex-baterista Roger Taylor. Durante a gravação do próximo álbum, Taylor anunciou que estava deixando a banda para sempre. Le Bon e John Taylor reformaram a formação clássica do Duran Duran. Cuccurullo deixou a banda e John, Roger e Andy Taylor haviam retornado. O Duran Duran saiu em turnê, e tocou várias datas do seu 25º aniversário em 2003. Em agosto, a banda foi contratada como apresentadora no MTV Video Music Awards, e receberam o Lifetime Achievement Award. A banda encabeçou o show do Live 8 no Circus Maximus em Roma no dia 2 de julho de 2005. Andy Taylor saiu da banda novamente em 25 de outubro de 2006. O seu décimo quarto álbum, Paper Gods, foi lançado em 11 de Setembro de 2015. Em dezembro de 2016, os membros originais da banda perderam um caso no Tribunal Superior Britânico depois de tentarem recuperar os direitos autorais dos EUA nos seus três primeiros álbuns.

 Rockdigital