top of page
fam.jpg
The Family

 

A banda foi formada no final de 1966 em Leicester, Inglaterra, a partir dos membros remanescentes da The Farinas,que depois mudou o nome para The Roaring Sixties. O The Farinas foi formada por John "Charlie" Whitney, Tim Kirchin, Harry Ovenall e Jim King. Ric Grech substituiu Kirchin no baixo em 1965 e Roger Chapman entrou no ano seguinte nos vocais. O produtor musical americano Kim Fowley sugeriu que eles se autodenominassem A Família, já que usavam regularmente ternos trespassados nas apresentações, dando a si mesmos uma aparência de máfia, visual que logo abandonaram. A banda tocava regularmente no The Marquee e em outros clubes de Londres, incluindo o The 100 Club e o Sybilla's na Swallow Street. O seu primeiro single "Scene Through The Eye of a Lens” / “Gypsy Woman" foi lançado pela Liberty Records em outubro de 1967, mas não foi um sucesso. Ovenall ficou desiludido com a mudança do grupo da Soul Music para a Psicodelia e decidiu deixar a banda, e foi substituído por Rob Townsend. A banda assinou um contrato com a Reprise Records. O seu primeiro álbum, Music in a Doll's House, foi lançado em julho de 1968 e alcançou a posição 35 na UK Albums Chart. A The Family rapidamente se tornou uma das principais atrações da crescente cena underground psicodélica / progressiva do Reino Unido, graças ao forte apoio de John Peel da BBC Radio 1. O seu segundo álbum, Family Entertainment, foi lançado em março de 1969, e alcançou a sexta posição na UK Albums Chart, e apresentou o single "The Weaver's Answer". Com o sucesso dos dois primeiros álbuns no Reino Unido, a banda empreendeu uma turnê pelos EUA em abril de 1969. No meio da turnê, Grech inesperadamente deixou a banda para se juntar ao novo supergrupo Blind Faith, Grech foi substituído por John Weider.

 

Durante o seu primeiro show no Bill Graham's Fillmore East, Chapman perdeu o controle de seu pedestal de microfone, que voou na direção de Graham, um ato que Graham considerou deliberado. Chapman realizou os seguintes shows com as mãos ao lado do corpo e, no final da turnê, ele havia perdido a voz. A reputação da banda nos EUA nunca se recuperou. Retornando ao Reino Unido, a banda se apresentou no show dos Rolling Stones no Hyde Park e no Isle of Wight Festival naquele verão. No final de 1969, Jim King foi convidado a sair da banda, e foi substituído pelo multi-instrumentista John "Poli" Palmer. Em 1970, a The Family fez mais alguns shows nos EUA, aparecendo em San Francisco e Boston. O seu terceiro álbum de estúdio, A Song for Me, foi lançado em 23 de janeiro de 1970 pela Reprise Records, e se tornou o álbum de maior sucesso, alcançando a quarta posição na UK Albums Chart. A nova formação da banda se apresentou no Isle of Wight Festival pelo segundo ano consecutivo. O seu quarto álbum, Anyway, foi lançado em novembro de 1970, com a metade do álbum gravado ao vivo no Fairfield Hall em Croydon, Inglaterra, e a segunda metade com novas canções gravadas em estúdio O álbum alcançou a sétima posição na UK Albums Chart. O seu primeiro álbum de compilação, Old Songs New Songs, foi lançado em março de 1971. Em junho, Weider deixou a The Family para se juntar ao Stud. Ele foi substituído pelo baixista John Wetton. A banda se apresentou no Glastonbury Free Festival de 1971. Wetton dividiu as funções vocais com Chapman, e lançou o single de maior sucesso da banda, "In My Own Time” / “Seasons", que alcançou a quarta posição na UK Singles Chart.

 

O seu quinto álbum, Fearless, foi lançado em outubro de 1971, e alcançou sucesso tanto no Reino Unido quanto nos EUA. O seu sexto álbum, Bandstand, foi lançado em setembro de 1972. Em meados de 1972, John Wetton deixou a The Family para ingressar em uma nova formação do King Crimson e foi substituído pelo baixista Jim Cregan. A banda fez uma turnê pelos EUA e Canadá como banda de abertura para Elton John. No final daquele ano, John "Poli" Palmer também saiu e foi substituído pelo tecladista Tony Ashton. O seu sétimo álbum, It's Only a Movie, foi lançado em setembro de 1973 no seu próprio selo, a Raft Records, que foi o seu último álbum de estúdio, seguido por uma turnê. O último concerto da banda foi no Hawthorn Building do Leicester Polytechnic no dia 13 de outubro de 1973. Muitos de seus membros seguiram para diferentes projetos musicais. Ric Grech faleceu de insuficiência renal e hepática em 1990, aos 43 anos, como resultado do alcoolismo. Tony Ashton faleceu em 2001 aos 55 anos de câncer. Jim King faleceu em 6 de fevereiro de 2012 em Middlewich, Cheshire, aos 69 anos. Wetton faleceu em 31 de janeiro de 2017, aos 67 anos. Em setembro de 2012, a banda anunciou um show único de reunião em 2 de fevereiro de 2013 no O2 Shepherds Bush Empire, em Londres com Chapman, Poli Palmer, Townsend e Cregan. A The Family voltou a fazer shows no Reino Unido em 2014 e 2015. Em 2016 eles se apresentaram em festivais na Inglaterra e Itália, bem como dois shows em Londres em 17 e 18 de dezembro e um em Leicester em 22 de dezembro, que foram anunciados como o último show da banda. Para esses shows, Chapman, Palmer e Cregan foram acompanhados por outros 5 músicos.

 

bottom of page