outfield.jpg
The Outfield

 

Foi uma banda de rock inglesa. O baixista Tony Lewis, o guitarrista e tecladista John Spinks e o baterista Alan Jackman tocaram juntos no final dos anos 1970 na banda Sirius B. Depois de ensaiar por cerca de seis meses e tocar em vários shows, seu estilo não combinava com o punk rock que estava crescendo em popularidade na Inglaterra e eles se separaram. Vários anos depois, os três se reuniram novamente no East End de Londres sob o nome de The Baseball Boys. Eles se apresentaram na Inglaterra e arredores até que a gravação de uma demo fez com que eles assinaram um contrato com a Columbia / CBS Records em 1984. Spinks adotou o nome de Baseball Boys da gangue de adolescente The Baseball Furies do filme cult The Warriors. Embora ele tenha usado o nome como uma piada, a gravadora respondeu favoravelmente. Seu empresário recomendou um novo nome para a banda, já que Baseball Boys parecia muito cafona e irônico. Spinks sugeriu The Outfield que era o tipo de coisa mais esquerdista. Spinks expressou interesse no esporte americano de beisebol, ao mesmo tempo em que era um fã dedicado do futebol americano. O seu primeiro álbum, Play Deep, foi lançado em 12 de novembro de 1985, e foi um sucesso. O álbum alcançou o Top 10 na Billboard 200, e também apresentou uma entrada no Top 10 com o single "Your Love", que alcançou a sexta posição na Billboard Hot 100.

 

A banda passou a ser destaque em uma série de álbuns de compilação com o tema dos anos 80. A banda fez uma turnê extensa, abrindo para o Journey e Starship. Spinks fez questão de mencionar em entrevistas que a banda estava totalmente interessada em não fumar ou usar drogas. O seu segundo álbum, Bangin, foi lançado em 23 de junho de 1987. O single "Since You Been Gone" alcançou o Top 40 na Billboard Hot 100. Seguiu-se uma turnê de verão nos EUA apoiando a banda Night Ranger. O seu terceiro álbum, Voices of Babylon, foi lançado em 28 de março de 1989. A faixa-título foi um Top 25 alcançou o segundo lugar na Billboard Rock Mainstream. No geral, a popularidade da banda continuou a declinar. Alan Jackman se separou da banda e foi substituído por uma turnê por Paul Read. Spinks e Lewis continuaram como uma dupla, trocaram de gravadora e o seu quarto álbum, Diamond Days, foi lançado em 30 de outubro de 1990 pela MCA. O baterista de sessão Simon Dawson tocou no álbum. O seu quinto álbum, Rockeye, foi lançado em 31 de março de 1992. Simon Dawson, que tocou no álbum, se tornou o terceiro membro oficial da banda. A banda entrou em um longo hiato em meados da década de 1990 com o surgimento do grungie. O The Outfield voltou às suas raízes no East End e muitas vezes fez shows discretos em um pub local.

 

A banda reapareceria com o seu sexto álbum, It Ain't Over ..., foi lançado em setembro de 1998 pela Warning Tracks, como um lançamento exclusivo para um fã-clube, e retomaram a turnê. O seu sétimo álbum, Extra Innings, foi lançado em 27 de julho de 1999. O seu primeiro álbum ao vivo, Live In Brazil, foi lançado em março de 2001, lançado exclusivamente através do site oficial da banda. O seu segundo álbum ao vivo, The Outfield Live, foi lançado em 27 de dezembro de 2005, lançado exclusivamente através do site oficial da banda, gravado ao vivo em 2003 durante sua apresentação no Surf Ballroom em Clear Lake, no Iowa. O seu oitavo álbum de estúdio, Any Time Now, foi lançado em 2004, e mais tarde lançou uma nova versão do álbum em março de 2006 pela Sidewinder Records. Em 2009, a formação original de John Spinks, Tony Lewis e Alan Jackman voltou a um estúdio de gravação de Londres e anunciou que Brent Bitner assumiu o comando da banda e lançou suas páginas oficiais do Facebook, Twitter, YouTube e MySpace em novembro de 2009. O seu nono álbum, Replay, foi lançado 28 de junho de 2011. Em 9 de julho de 2014, John Spinks morreu de câncer no fígado, aos 60 anos. Em 20 de outubro de 2020, o cantor Tony Lewis morreu repentina e inesperadamente em sua casa perto de Londres.