Spirit

Foi uma banda de rock americana. Randy Wolfe se apresentou com Jimi Hendrix no Greenwich Village em Nova York em 1966. Hendrix deu a Randy Wolfe o apelido de Randy California para distingui-lo de Randy Palmer que Hendrix deu o apelido de Randy Texas. A banda Red Roosters, que incluía Randy California na guitarra e vocais, Mark Andes no baixo e Jay Ferguson na percussão, Ed Cassidy na bateria e o tecladista John Locke, foi evoluída para Spirits Rebellious, depois foi abreviado para Spirit. Em agosto de 1967, a banda assinou um contrato com a Ode Records. O seu primeiro álbum, Spirit, foi lançado em 1968. O álbum foi um sucesso, alcançando a posição 31 na Billboard 200. O seu segundo álbum, The Family That Plays Together, foi lançado em dezembro de 1968. O álbum alcançou a posição 22 na Billboard 200. Em dezembro, eles apareceram no Denver Auditorium com o Led Zeppelin como banda de apoio. A banda gravou a trilha sonora do filme Model Shop, e eles também fizeram uma breve aparição no filme. O seu quarto álbum, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus, foi lançado no final de 1970, alcançando a posição 63 na Billboard 200. Depois que a banda realizou uma turnê do quarto álbum, Ferguson e Andes deixaram a banda, e o seu último show com o Spirit ocorreu em 30 de janeiro de 1971, que quase terminou com uma briga. O baixista John Arliss assumiu o lugar de Andes.

 

O irmão de Al, John Christian Staehely, fez o teste para a banda e foi contratado. Randy California deixou a banda para seguir uma carreira solo. Cassidy e Locke deixaram a formação. Os irmãos Staehely recrutaram o baterista Stu Perry e enquanto estavam na turnê, o Spirit se desfez em meados de 1973. Em 1974, Cassidy persuadiu Randy que estava morando no Hawaii à voltar para os EUA, e dar à banda outra chance. A Mercury Records assinou um contrato com a banda, e o álbum duplo, Spirit of '76, foi lançado em maio de 1975. O álbum alcançou o número 147 na Billboard 200. A banda contratou o baixista Larry "Fuzzy" Knight. No final da turnê em 1979, Randy deixou novamente a banda, e o Spirit terminou. Randy reuniu outro grupo  para a sua carreira solo. O álbum, The Adventures of Kaptain Kopter & Commander Cassidy in Potato Land, foi lançado em 1981 pela Rhino Records, e foi originalmente gravado por Randy California e Ed Cassidy durante o período de hiato de 1972/73 do Spirit. Foi o único álbum do Spirit nas paradas britânicas, alcançando a posição 40 na UK Albums Chart. Em dezembro de 1982, a formação original do Spirit se reformou. O álbum, The Thirteenth Dream, foi lançado em 1984 pela Mercury Records. É uma gravação digital que foi o primeiro álbum do Spirit a ser lançado em CD.

 

Randy e Cassidy continuaram em turnê com os novos membros Scott Monahan nos teclados e Dave Waterbury no baixo. Em 1988, Randy garantiu um acordo para o Spirit com a gravadora independente IRS Records, levando Locke a se juntar à banda. Eles gravaram o álbum Rapture in the Chambers no estúdio de gravação em Malibu, Califórnia, do baixista e vocalista Mike Nile que foi convidado a se juntar à banda. O álbum foi lançado em 1989. Em 2 de janeiro de 1997, Randy California se afogou na costa do Havaí. Ele estava surfando com o filho, que foi pego em uma correnteza. O último álbum de estúdio da banda, California Blues, devido à morte de Randy California foi lançado depois de um mês. Cassidy tocou algumas datas sob o nome Spirit Revisited em 1998. John Locke morreu de complicações resultantes de linfoma em agosto de 2006. Ed Cassidy morreu em 6 de dezembro de 2012 em San Jose, Califórnia, aos 89 anos. Em 2014, Mark Andes e um trust atuando em nome de Randy California apresentaram um processo por violação de direitos autorais contra o Led Zeppelin, na tentativa de obter um crédito por escrito para "Stairway to Heaven". Jimmy Page negou a cópia de "Taurus". Em 9 de março de 2020, a decisão do Tribunal Federal de Recursos da 9ª Região, na Califórnia, beneficiou o Led Zeppelin.

 Rockdigital