top of page
stranglers.jpeg
The Stranglers - Always the Sun
00:00 / 00:25
The Stranglers

É uma banda inglesa de Pós Punk. Brian John Duffy, conhecido como Jet Black, foi baterista semiprofissional no final dos anos 1950 e início dos anos 1960 em Guildford , Surrey, na Inglaterra. Depois de atingir um grau de estabilidade financeira devido aos seus sucessos empresariais, em 1974 ele decidiu retornar à bateria e montar uma banda que foi originalmente chamada de The Guildford Stranglers. A formação inicial foi composta por Black na bateria, Jean-Jacques Burnel no baixo, Hugh Cornwell na guitarra e Hans Wärmling nos teclados e guitarra. Logo em seguida, a banda abandonou o prefixo geográfico e o nome The Stranglers foi registrado em 11 de setembro de 1974 por Black. Wärmling foi substituído por Dave Greenfield no ano seguinte. A partir de 1976, o Stranglers passou a ser associados ao crescente movimento Punk Rock, em parte por terem sido a abertura das primeiras turnês britânicas do Ramones e Patti Smith. O seu primeiro álbum, Rattus Norvegicus, foi lançado em 15 de abril de 1977 pela United Artists Records, e alcançou a quarta posição na UK Albums Chart. Foi um dos álbuns mais vendidos da era Punk na Grã-Bretanha. O seu segundo álbum, No More Heroes, foi lançado em 23 de setembro de 1977, e alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. Na segunda metade da década de 1970, o Stranglers fez duas turnês pelo Japão

 

Após o sucesso dos 4 álbuns anteriores, eles receberam total liberdade para o seu quinto álbum, The Gospel According to the Meninblack, que foi lançado em 9 de fevereiro de 1981 pela Liberty Records como um álbum conceitual esotérico. O seu sexto álbum de estúdio, La folie, foi lançado em 9 de novembro de 1981, e foi outro álbum conceitual. O segundo single "Golden Brown" se tornou o seu maior sucesso, alcançando a segunda posição na UK Singles Chart. A banda assinou um contrato com a Epic Records e mais uma vez tiveram total liberdade artística. O seu nono álbum, Dreamtime, foi lançado em 27 de outubro de 1986. Foi o único álbum na Billboard 200, alcançando a posição 172. A canção "Always the Sun" alcançou apenas a posição 30 na UK Singles Chart, mas foi um sucesso em toda a Europa, alcançando a posição 15 na França, e a posição 16 na Irlanda. Em agosto de 1990, Hugh Cornwell deixou o Stranglers para seguir carreira solo, após a banda não conseguir garantir uma turnê nos EUA. Os membros restantes recrutaram John Ellis, antes de contratar Paul Roberts. O guitarrista John Ellis deixou a banda em 2000, e foi substituído por Baz Warne em abril do mesmo ano. Em maio de 2006, Roberts deixou a banda e o Stranglers voltou a ser um quarteto com Burnel, Black, Greenfield e Warne. O seu décimo sexto álbum de estúdio, Suite XVI, foi lançado em setembro de 2006 pela Liberty EMI Records. Em 2007, foi relatado que Black sofria de fibrilação atrial.

 

Em 4 de novembro de 2007, a banda fez um show no Roundhouse em Camden, norte de Londres, marcando o 30º aniversário de sua apresentação principal no mesmo local em 1977. O seu décimo sétimo álbum de estúdio, Giants, foi lançado em 5 de março de 2012 pela Absolute Records. Em 2013, a banda fez uma turnê completa pelo Reino Unido, com Black tocando a segunda metade na maioria dos shows e Jim Macaulay tocando a primeira metade. Para a turnê norte-americana, Black não estava presente, com Macaulay tocando o show inteiro. Em 2014, a banda comemorou seu 40º aniversário com uma turnê pelo Reino Unido e Europa. Black parou de se apresentar no palco com a banda em março de 2015. Em 2016, Jim Macaulay foi nomeado membro oficial do grupo. Black se aposentou da música em 2018. Dave Greenfield faleceu em 3 de maio de 2020, aos 71 anos. Ele havia contraído COVID-19 enquanto estava no hospital por causa de uma doença cardíaca. O seu décimo oitavo álbum, Dark Matters, foi lançado em 10 de setembro de 2021 pela Coursegood. O álbum alcançou a quarta posição na UK Albums Chart. Em novembro de 2021, a banda iniciou o que foi anunciado como sua última turnê com o seu novo tecladista, Toby Hounsham. Jet Black faleceu no dia 6 de dezembro de 2022, aos 84 anos. Em 2024, foi realizado a sua turnê de 50º aniversário no Reino Unido e na Europa.

bottom of page