Travis
É uma banda de Rock Alternativa escocesa. A banda Glass Onion foi formada pelos irmãos Chris Martyn no baixo e Geoff Martyn nos teclados, junto com Simon Jarvis na bateria. Andy Dunlop, um amigo de escola da Lenzie Academy, foi convocado para a guitarra. A formação foi completada pela vocalista Catherine Maxwell. O nome da banda surgiu da música dos Beatles de mesmo nome. Neil Primrose se juntou para substituir Jarvis. Maxwell saiu na primavera de 1991, e foi substituída pelo vocalista Fran Healy que se juntou à banda no dia em que se matriculou no The Glasgow School of Art, no outono de 1991. Dois anos depois, Healy abandonou a escola de arte, e assumiu as responsabilidades de composição. O seu EP, The Glass Onion, foi lançado em 1993. No ano seguinte, veio a mudança do nome para Travis, tirado de um personagem do filme Paris, Texas. Com a morte repentina de seu avô, Healy se fechou, recusando-se a falar com qualquer pessoa. Emergindo uma semana depois, Ela dispensou o empresário e o agente de publicidade da banda. Tendo sido rejeitada pela indústria fonográfica britânica, a banda decidiu se mudar para Nova York, e enviou uma demo para Charlie Pinder, da Sony Music Publishing. Depois de realizar um show secreto para Pinder e seu chefe Blair McDonald, eles assinaram um contrato com a Sony Music Publishing. O impacto imediato foi que o membro fundador e tecladista Geoff Martyn foi removido enquanto o baixista, seu irmão Chris, foi substituído pelo melhor amigo de Healy, Dougie Payne em 1996.
A banda foi transferida para Londres, onde receberam uma sala de ensaio e uma casa. Payne, não sabia tocar baixo e inicialmente se mostrou relutante em aceitar o novo instrumento. Depois de ter completado um curso intensivo de algumas semanas, Payne tocou com a nova formação pela primeira vez em um espaço livre acima do Horse Shoe Bar em Glasgow. A banda fez o seu primeiro show no Dublin Castle em Camden. A banda assinou um contrato com a gravadora Independiente Records. O seu primeiro álbum de estúdio, Good Feeling, foi lançado em 1997. O álbum alcançou o nono lugar na UK Albums Chart. Após o lançamento, o Travis excursionou extensivamente. Isso incluiu slots de suporte no Reino Unido para o Oasis, depois que Noel Gallagher se tornou um fã declarado da banda. O seu segundo álbum, The Man Who, foi lançado em 24 de maio de 1999, e alcançou o topo na UK Albums Chart. A banda ganhou o prêmio de Melhor Álbum no BRIT Awards de 2000. A banda levou os prêmios de Melhor Compositor(es) e Melhor Canção Contemporânea no Ivor Novello Awards. O Travis seguiu o lançamento do álbum com uma extensa turnê mundial de 237 shows, incluindo o Glastonbury 2000, T in the Park e V Festivals, e uma turnê nos EUA com o Oasis. O seu terceiro álbum, The Invisible Band, foi lançado em 11 de junho de 2001. O álbum novamente alcançou o topo na UK Albums Chart, com a banda novamente levando Melhor Banda Britânica no BRIT Awards anual e Álbum do Ano. A canção "Sing" se tornou o single de maior sucesso da banda em seu país natal, chegando ao terceiro lugar na UK Singles Chart, e o Top 10 em vários países.
Em 2002, a banda quase terminou, depois que o baterista Neil Primrose caiu de cabeça em uma piscina rasa durante uma turnê na França, logo após um show no festival Eurockéennes. Quebrando o pescoço, ele quase morreu devido a danos na coluna. Se não fosse por sua equipe de estrada, ele também teria se afogado. Apesar da gravidade do acidente, Primrose desde então fez uma recuperação completa. O Travis se apresentou no concerto Live 8 em Londres, no dia 2 de julho de 2005. A banda tocou no Coachella Music and Arts Festival em 28 de abril de 2007. O seu quinto álbum de estúdio, The Boy with No Name, foi lançado em 7 de maio de 2007. Em 2008, foi anunciado que a banda e a gravadora de longa data Independiente haviam se separado amigavelmente. O seu sexto álbum, Ode to J. Smith, foi lançado em 29 de setembro de 2008 pela sua própria gravadora, a Red Telephone Box, e alcançou a posição 20 na UK Albums Chart. Em 2011, a banda voltou às apresentações ao vivo, tocando em vários festivais. O seu sétimo álbum, Where You Stand, foi lançado em 19 de agosto de 2013 pela Kobalt Label Services, e alcançou a terceira posição na UK Albums Chart. O seu oitavo álbum, Everything at Once, foi lançado em 29 de abril de 2016. O seu primeiro álbum ao vivo, Live at Glastonbury '99, foi lançado em 21 de junho de 2019. O seu nono álbum, 10 Songs, foi lançado em 9 de outubro de 2020, e alcançou a quinta posição na UK Albums Chart.