Waterboys

É uma banda de rock folclórica escocesa. Mike Scott fez uma série de gravações solo no final de 1981 e início de 1982, na banda Another Pretty Face, depois chamado Funhouse. Durante o mesmo período, Scott formou a banda de curta duração The Red and the Black, com o saxofonista Anthony Thistlethwaite. A banda realizou nove concertos em Londres. Thistlethwaite apresentou Scott ao baterista Kevin Wilkinson, que se juntou ao Red and the Black. Em 1983, embora a gravadora de Scott, a Ensign Records, esperasse que seu primeiro álbum fosse um solo, Scott decidiu começar uma nova banda. Ele escolheu The Waterboys como seu nome que foi tirado da canção "The Kids" do álbum Berlim de Lou Reed. O seu primeiro álbum, The Waterboys, foi lançado em julho de 1983. Seu primeiro show foi no Batschkapp Club, em Frankfurt, em fevereiro de 1984. O seu segundo álbum, A Pagan Place, foi lançado em junho de 1984. O lançamento do álbum foi seguido por mais turnês. A banda abriu os shows do The Pretenders e U2 e um show no Festival Glastonbury. No início de 1985, Wilkinson deixou a banda.

 

No final das sessões, o violinista Steve Wickham foi convidado a participar da banda depois que Scott o ouviu em uma demo com Sinéad O'Connor. Os Waterboys, oficialmente um trio com Scott, Thistlethwaite e Wallinger e com um grande número de convidados, lançaram seu terceiro álbum, This Is the Sea, em outubro de 1985. O álbum alcançou o Top 40. O maior hit da banda foi desse álbum, "The Pan Within". O lançamento do álbum foi seguido por turnês bem sucedidas no Reino Unido e América do Norte com Wickham se tornando um membro em tempo integral. Em 1988, Scott levou a banda para Spiddal, no oeste da Irlanda, onde montou um estúdio de gravação para terminar de gravar seu o seu quarto álbum, Fisherman's Blues, que foi lançado em outubro de 1988, alcançando a posição 13 na UK Albums Chart e a posição 76 na Billboard 200. O seu quinto álbum, Room to Roam foi lançado em setembro de 1990. Pouco antes do lançamento, Scott e Thistlethwaite queriam mover a banda de volta para um estilo mais rock and roll, e Wickham discordou, e saiu da banda.

 

Na sua partida começou a dissolução da banda com Shannon e Blakey também saindo. Scott, Thistlethwaite e Hutchinson recrutaram Ken Blevins na bateria para cumprir as datas da turnê da banda. Trevor Hutchinson e Thistlethwaite deixaram a banda em 1991. O seu sexto álbum, Dream Harder foi lançado em 25 de maio de 1993. O álbum foi creditado ao The Waterboys, mas foi gravado por Mike Scott com músicos de sessão. Frustrado por não ser capaz de obter uma nova turnê da banda, Scott deixou Nova York, abandonando o nome Waterboys e embarcando em uma carreira solo. No entanto, Scott mais tarde ressuscitou o nome Waterboys, e o sétimo álbum, A Rock in the Weary Land, lançado em 25 de setembro de 2000. Em 2001, Wickham voltou para a banda. O seu primeiro álbum oficial ao vivo, Karma to Burn, foi lançado em 26 de setembro de 2005. O seu décimo terceiro álbum, Where the Action Is, lançado em 24 de maio de 2019, que alcançou a posição 21 na UK Albums Chart.

 

 Rockdigital