White Zombie

Foi uma banda americana de metal industrial e heavy metal. A banda foi Formada em 1985, na cidade de Nova York, pelo vocalista Rob Cummings, que viria a ser conhecido como Rob Straker e depois, Rob Zombie e pela sua namorada Shauna Reynolds, que se tornaria Sean Yseult como baixista da banda. Também foi composta por Ena Kostabi na guitarra e Peter Landau na bateria. Inicialmente, era uma banda de noise rock, entretanto se popularizaram ao guiarem sua sonoridade, mais tarde, para o gênero heavy metal. Eram fortemente influenciados por filmes de terror e estéticas satânicas. Depois de gravarem um single "God's On Voodoo Moon" e "Pig Heaven" e o EP Psico-Head Blowout, em 1986, Ivan de Prume entra no lugar de Landau e Ena Kostabi é substituído por Tim Jeffs que foi o primeiro guitarrista a tocar ao vivo com a banda, aparecendo no show de estréia do White Zombie no CBGB, em Nova York, no dia 28 de abril de 1986. Tom Guay também conhecido como Tom Five, também entra na banda como guitarrista. O seu primeiro álbum, Soul Crusher, foi lançado em novembro de 1987 pela sua gravadora a Silent Explosion. O guitarrista John Ricci é contratado no lugar de Tom Guay. O seu segundo álbum, Make Them Die Slowly, foi lançado em 22 de março de 1989 pela Caroline Records.

 

A síndrome do túnel do carpo de Ricci afetou severamente sua capacidade de tocar guitarra, forçando-o a deixar a banda no final da gravação. Rob estava em uma loja de quadrinhos em  Nova York, e ele mencionou para o funcionário que estava sem um guitarrista. O funcionário conhecia Jay Noel Yuenger que se tornou o novo guitarrista. Zombie assinou um contrato de gravação com a Geffen Records. A banda se estabelece em Los Angeles. O seu terceiro álbum, La Sexorcisto: Devil Music Volume One foi lançado em 17 de março de 1992 pela gravadora Geffen. Nesse mesmo ano, Rob e Sean rompem o namoro, Durante a turnê, Ivan de Prume deixou a banda. O próximo baterista foi Phil Beurstatte, conhecido como Philo. Ele durou menos de um ano. O próximo baterista foi John Tempesta, ex-Testament. O seu quarto álbum, Astro Creep: 2000, foi lançado em 11 de abril de 1995. O baterista Johnny Storm entra para a banda. O álbum, Supersexy Swingin 'Sounds, foi lançado em 15 de agosto de 1996 pela Geffen Records, e foi o lançamento final da banda. O álbum consiste em remixes de faixas do seu álbum anterior. Depois de fazer a música "Ratfinks, Suicide Tanks and Cannibal Girls" para o filme Beavis e Butt-head Do America de 1996, o White Zombie se separou oficialmente em setembro de 1998. No mesmo ano o vocalista e co-fundador Rob Zombie iniciou sua carreira solo.

 

A baixista e co-fundadora Sean Yseult, também em 1998, fundou a banda Famous Monsters. Após a separação do White Zombie, Sean Yseult se juntou à banda de surf rock The Famous Monsters e começou a tocar baixo para a banda de terror de Nova Orleans, Rock City Morgue. Ela também tocou baixo brevemente para The Cramps. Tempesta continuou seu relacionamento musical com Zombie, tocando bateria para ele em seus primeiros dois álbuns solo. Ele não está mais com Zombie e passou a tocar para Scum of the Earth. Tempesta fez uma turnê com Testament. Em 14 de fevereiro de 2006, ele foi contratado como o novo baterista do The Cult, antes ele tocou com Helmet. Em julho de 2006, os membros originais Tom Five e De Prume se reuniram para tocar com a banda de De Prume, Healer, uma banda de metal do Oriente Médio, em vários shows no sul da Califórnia na The Vans Warped Tour. Em 2009, De Prume começou a apresentar o programa de rádio semanal Metalopolis. Ele também é membro da banda KREEP. Desde a separação do White Zombie, Rob Zombie não mostrou interesse em reformar a banda. Em maio de 2013, o ex-baterista Phil Buerstatte faleceu. Em 18 de maio de 2016, o Riot Fest lançou suas formações e foi revelado que Rob Zombie apresentariao o seu quarto álbum, Astro Creep 2000, no fim de semana em Chicago. 

wzombie.jpg