


Xandria
É uma banda alemã de Metal Sinfônico. Na cidade alemã de Bielefeld em Renânia do Norte-Vestfália, o músico Marco Heubaum fundou a banda Xandria em 1994 como um projeto, no qual ele era responsável pelas composições e os vocais, e um amigo seu tocava a bateria. No entanto, o projeto foi encerrado em 1997 após a gravação da demo, Xandria. Em 1999, a formação foi reformulada e o projeto se tornou uma banda. Heubaum deixou o vocal e ficou responsável apenas pela guitarra e teclado, e o músico local Roland Krueger se juntou como baixista. Em 2000, eles gravaram a demo, Kill the Sun, que foi lançada na Internet. Logo em seguida, Gerit Lamm se tornou o baterista da banda. A vocalista Nicole Tobien que gravou a demo, deixou a banda pouco depois e foi substituída por Lisa Middelhauve. Em 2002, a banda assinou um contrato com a Drakkar Records, e o guitarrista Philip Restemeier se juntou à banda. O seu primeiro álbum, Kill the Sun, foi lançado em 5 de maio de 2003, alcançando a posição 98 na Offizielle Top 100, as paradas de álbuns Alemãs. Em 2004. o baixista Roland Krueger deixou a banda, e foi substituído por Nils Middelhauve. O seu segundo álbum, Ravenheart, foi lançado em 24 de maio de 2004 e permaneceu na Offizielle Top 100 por 7 semanas, alcançando a posição 36. O seu terceiro álbum, India, foi lançado em 22 de agosto de 2005, e ficou na posição 30 na Offizielle Top 100.
O seu quarto álbum, Salomé: The Seventh Veil, foi lançado em 25 de maio de 2007, e alcançou a posição 41 nas Paradas Alemãs. Lisa saiu da banda em 30 de abril de 2008. Sua substituta foi anunciada em fevereiro de 2009, Kerstin Bischof, mais conhecida por suas colaborações com a banda Axxis. No entanto, após apenas um ano, Bischof decidiu sair da banda para se concentrar em uma carreira diferente, e Lisa Middelhauve retornou para substituí-la numa turnê em 2010. A nova vocalista Manuela Kraller foi então oficialmente anunciada em 19 de dezembro de 2010. Sua primeira apresentação foi no festival Classic Meets Pop, que teve a participação de uma orquestra no dia 7 de janeiro de 2011 no Seidensticker Halle, em Bielefeld. Nesse mesmo ano, a Xandria assinou um contrato com a Napalm Records. O seu quinto álbum, Neverworld's End, foi lançado em 24 de fevereiro de 2012, e incorporou uma nova sonoridade mais pesada e orquestral, focando nos vocais clássicos de Kraller. Em abril e maio, a banda excursionou pela Europa como banda de apoio da banda Epica, em muitos países que a banda nunca havia visitado antes, seguido por outra turnê européia com a banda Kamelot em novembro. Em 2013, o baixista Steven Wussow fez parte da banda em fevereiro, e em outubro saiu Kraller, sendo anunciada a sua substituição pela vocalista holandesa Dianne van Giersbergen.
O seu sexto álbum, Sacrificium, foi lançado em 2 de maio de 2014, e alcançõu a posição 176 na UK Albums Chart. O seu primeiro EP, Fire & Ashes, foi lançado em 31 de julho de 2015. No outono, a banda apoiou a banda Powerwolf e se apresentou pela primeira vez na Ásia, onde se apresentou na Indonésia, Taiwan, Japão e China. Em 2016, a banda apoiou o Cradle of Filth em sua turnê russa, e retornou à América do Sul para uma turnê como banda principal. O seu sétimo álbum, Theater of Dimensions, foi lançado em 27 de janeiro de 2017, e alcançou a posição 17 na Offizielle Top 100. A banda saiu em turnê com datas na Europa e América do Norte. Em 13 de setembro do mesmo ano, Van Giersbergen postou em sua página do Facebook que havia deixado a banda. A cantora Aeva Maurelle foi convidada para substituir Van Giersbergen na turnê que encerrou em 2019, e desde então a banda se encontra em um hiato por tempo indeterminado. A banda retornou em 2022, com Heubaum e os novos membros: a vocalista Ambre Vourvahis, o guitarrista solo Rob Klawonn, o baixista Tim Schwarz e o baterista Dimitrios Gatsios. O seu oitavo álbum, The Wonders Still Awaiting, foi lançado em 3 de fevereiro de 2023 pela Napalm Records. O álbum alcançou a quarta posição na UK Rock & Metal Albums. O seu segundo EP, Universal Tales, foi lançado em 22 de novembro de 2024. A canção "Universal" foi lançada como o primeiro single do EP.