top of page
zero.jpg
Zero - Quimeras
00:00 / 00:25
Zero

É uma banda brasileira de Pós-Punk. A banda surgiu com o fim da Lux, uma banda de Punk Jazz / No Wave instrumental formada em São Paulo em 1978, que rebatizada de Ultimato em 1981 por Fabio Golfetti na guitarra, Alberto "Beto" Birger no baixo, Cláudio Souza na bateria, Gilles Eduar no saxofone e Nelson Coelho na guitarra. O vocalista Guilherme Isnard, que havia deixado sua banda, a Voluntários da Pátria, entrou para a Ultimato. Em 1983, a banda se reorganizou como Zero. O seu primeiro lançamento foi o single "Heróis", que foi lançado em 1985 pela CBS Records. No mesmo ano, a banda participou do primeiro álbum, Remota Batucada, da cantora May East, na faixa "Caim e Abel". A banda sofreu uma grande reestruturação em sua formação no mesmo ano, com todos os seus membros menos Isnard saindo. Muitos de seus ex-membros começariam seus próprios projetos. Fabio Golfetti e Cláudio Souza formaram a banda Violeta de Outono, e Beto Birger se juntou ao Nau com Vange Leonel.

 

Com Isnard nos vocais, Alfred "Freddy" Haiat no teclado, Ricardo "Rick" Villas-Boas no baixo, Eduardo Amarante na guitarra e Athos Costa na bateria, o seu primeiro EP, Passos no Escuro, foi lançado em 1985 pela EMI. Foi um sucesso de vendas, ganhando um Disco de Ouro. O EP gerou os sucessos "Formosa" e "Agora Eu Sei", o último contando com uma participação especial de Paulo Ricardo, vocalista do RPM. Em 1987, Athos Costa deixou a banda e foi substituído por Malcolm Oakley. O seu primeiro álbum de estúdio, Carne Humana, foi lançado em 1987, com os singles "Quimeras" e "A Luta e o Prazer". No mesmo ano abriram shows para Tina Turner em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1989, Guilherme Isnard anunciou o fim do Zero. IEm 1998, snard reuniu a formação clássica da banda para um show celebrando o 15º aniversário da banda. O encontro seria apenas por um dia, mas a resposta dos fãs foi tão positiva que acabaram por anunciar uma reunião definitiva.

 

Após o hiato, o seu primeiro álbum de compilação, Electro Acústico, foi lançado em 2000 pela Sony, com regravações acústicas de algumas das canções antigas da banda, mais três faixas inéditas. Sérgio Naciffe entrou como baterista, Jorge Pescara no baixo e JP Mendonça como tecladista. Em 2003, para celebrar o 20º aniversário da banda, a EMI lançou o álbum, Obra Completa, uma combinação de Passos no Escuro e Carne Humana em apenas um CD. Em 2004 a Voiceprint Records lançou o álbum, Dias Melhores, uma compilação de demos com materiais antigos gravados pela banda entre 1984 e 1985. Em 2005, o Zero sofreu mais uma mudança em sua formação, com a entrada de Yan França na guitarra e Vitor Vidaut na bateria. O seu segundo álbum de estúdio, Quinto Elemento, foi lançado em 30 de agosto de 2007, com financiamento próprio. Foi o seu primeiro lançamento desde 1987. Demos preliminares de cada uma das canções foram disponibilizadas no Myspace da banda. Em 2012, ocorreu reuniões da formação clássica da banda aconteceriam em 2012, quando tocaram ao vivo seus dois primeiros lançamentos na íntegra, e em 2013, para shows celebrando o 30º aniversário da banda.

bottom of page