Cinderella
É uma banda americana de Heavy Metal e Hard Rock. A banda foi formada na Filadélfia em 1983 pelo guitarrista Tom Keifer e o baixista Eric Brittingham, o guitarrista Michael Kelly Smith e o baterista Tony Destra. Em 1985, Smith e Destra deixaram a banda para formar a Britny Fox, outra banda da Filadélfia. Jon Bon Jovi assistiu um show do Cinderella no Empire Rock Club na Filadélfia e conversou com Derek Shulman da A & R, para conhecer a banda, e logo depois assinou um contrato de gravação com eles. Em 1985, com um contrato de gravação com a Mercury / Polygram Records, o guitarrista Jeff LaBar e o baterista Jim Drnec se juntaram à banda e o baterista de sessão Jody Cortez foi trazido para ajudar com a gravação. Após a conclusão do álbum, Drnec foi substituído por Albie Al Barker. O baterista Fred Coury se juntou à banda. O seu primeiro álbum, Night Songs, foi lançado em 2 de agosto de 1986. O álbum alcançou o terceiro lugar na Billboard 200. A primeira turnê do Cinderella foi em 1986, com a Banda Poison, que abriram para a banda de Heavy Metal japonesa Loudness.
Nas turnês de 1987, a banda se apresentou no Japão, na Escandinávia e nos festivais Monsters of Rock no Reino Unido e na Alemanha. O seu segundo álbum, Long Cold Winter, foi lançado em 21 de maio de 1988. A canção "Don't Know What You Got (Till It's Gone)" foi o seu single de maior sucesso, alcançando a posição 12 na Billboard Hot 100. Fred Coury saiu da banda para se juntar ao Arcade. O seu terceiro álbum, Heartbreak Station, foi lançado em 20 de novembro de 1990, alcançando a posição 19 na Billboard 200. Em 1991, Keifer perdeu a voz devido a uma paralisia de suas cordas vocais. Ele sofreu várias cirurgias para reparar um cisto vocal e hemorragia. O seu quarto álbum, Still Climbing, foi lançado em 8 de novembro de 1994, com Kenny Aronoff na bateria. A gravadora mal promoveu o trabalho, tudo a fim de testar diferentes mercados. O álbum desapareceu rapidamente das paradas, e a Mercury Records abandonou a banda que entrou em hiato em 1995. A banda retomou as suas atividades em 1997 e assinou um contrato com a Sony Records em 1999. No entanto, a banda foi descartada pela gravadora antes que um novo álbum pudesse ser lançado.
O Cinderella fez parte da turnê VH1 Classic Rock Never Stops 2005. Em 2006, o Cinderella se juntou ao Poison para celebrarem o seu 20º aniversário de seus primeiros álbuns. O Cinderella se apresentou no Rocklahoma em Oklahoma no dia 22 de fevereiro 2010 e no Sweden Rock Festival 2010. A banda abriu os shows do Scorpions na Get It Sting Tour e Blackout Tour. O Cinderella tocou no Download Festival no Reino Unido em junho de 2010, o Rock Jam no Colorado. Em novembro, o Cinderella se juntou a várias outras bandas de Hard Rock no cruzeiro ShipRocked. Em 2011, eles realizaram uma turnê mundial do seu vigésimo quinto aniversário. Durante a turnê, eles encabeçaram a primeira edição do festival Shout It Out Loud na Alemanha. Em março de 2013, o Cinderella tocou no Monsters of Rock Cruise. Em novembro de 2017, Keifer afirmou que o Cinderella não tem planos de se reunir. O guitarrista Jeff LaBar, foi encontrado morto em seu apartamento em Nashville, no dia 14 de julho de 2021. O músico tinha 58 anos. A família do guitarrista não teve notícias dele durante a última semana e decidiu procurá-lo. No dia seguinte, o ex-tecladista de turnê de longa data Gary Corbett também faleceu.