Britny Fox

 

É uma banda americana de glam metal. A banda foi formada em 1986 na Filadélfia, e foi originalmente formada pelo vocalista e guitarrista Dizzy Dean Davidson, o baixista Billy Childs, o guitarrista Michael Kelly Smith, que foi da banda Cinderella, e o baterista Tony Destra que também foi do Cinderella. A ideia para o nome da banda foi inspirada por Davidson, que nomeou a banda em homenagem a um ancestral galês. A banda começou a tocar em diversos bares e clubes da costa Leste dos EUA. A banda lançou a demo In America em 1986. Com a ajuda da banda Cinderella, eles conseguiram garantir um contrato de gravação com a Columbia Records. Tony Destra foi morto em um acidente de carro em 1987. Nesse mesmo ano, eles gravaram outra demo, a Rock Is Gonna Fight, já com Adam West que foi temporariamente o baterista até fim da turnê. West foi substituído pelo baterista Johnny Dee. O seu primeiro álbum, Britny Fox, foi lançado em 6 de junho de 1988.

 

Eles ganharam o Reader's Choice Award da Metal Edge Magazine de 1988 de Melhor Banda Nova. O seu segundo álbum, Boys in Heat, foi lançado em 17 de dezembro de 1989. Davidson saiu da banda, e foi substituído por Tommy Paris. O guitarrista do Ozzy Osbourne, Zakk Wylde, e o baterista do Poison, Rikki Rockett, participaram da gravação do terceiro álbum da banda, Bite Down Hard, lançado em 27 de março de 1991. No entanto, a popularidade do glam metal estava em declínio na época do lançamento do álbum. A banda se separou em 1992. Os integrantes seguiram carreiras independentes, até que, em 1998, Tommy Paris se une ao baterista Johnny Dee para a formação da banda Uncle Edna. A Britny Fox se reuniu em 2000 com a mesma formação antes de se separarem. Alguns shows são realizados em bares e clubes, onde a banda tocava no início da carreira.

 

Essas apresentações foram gravadas e lançadas no álbum ao vivo, Long Way To Live, lançado em 2001. Depois de doze anos, o seu quarto álbum, Springhead Motorshark, foi lançado em julho de 2003 pela Spitfire Records. A banda fez turnê pelos EUA e Europa em 2007 e 2008. O guitarrista Tommy Krash e o baterista Greg D'Angelo foram contratados, mas Greg quebrou o pé durante o ensaio e foi substituído por Henry Now. Em 2007, o baixista original Billy Childs retornou para a banda. Em 2010, Dizzy Dean Davidson tentou sem sucesso reunir os membros sobreviventes da formação original. Em 25 de abril de 2015, foi anunciado que a banda se reuniu novamente com o baixista Billy Childs, o baterista Johnny Dee, o vocalista e guitarrista Tommy Paris e o novo guitarrista Chris Sanders. Essa programação tocou seis shows em 2015 e oito shows em 2016, mas nenhum desde então. Sua última apresentação foi no cruzeiro Monsters of Rock em outubro de 2016. Em 2018, Sanders se juntou à banda rival da Britny Fox, a Ratt.

 Rockdigital