Cypress Hill

É um grupo de hip-hop  e rap rock americano. Senen Reyes, também conhecido como Sen Dog e Ulpiano Sergio Reyes, também conhecido como Mellow Man Ace são irmãos nascidos em Pinar del Río, Cuba. Em 1988, os dois irmãos se juntaram a Lawrence Muggerud, também conhecido como DJ Muggs, do grupo de rap 7A3, e Louis Freese, também conhecido como B-Real para formar o grupo de hip-hop DVX (Devastating Vocal Excellence). A banda logo perdeu Mellow Man Ace para uma carreira solo, e mudou seu nome para Cypress Hill, nome de uma rua em South Gate. Depois de gravar uma demo em 1989, o Cypress Hill assinou um contrato com a Columbia Records. Seu primeiro álbum, Cypress Hill, foi lançado em 13 de agosto de 1991. O seu primeiro single foi "The Phuncky Feel One". Os outros dois singles lançados do álbum foram "Hand on the Pump" e "Latin Lingo". O sucesso desses singles fez com que o álbum vendesse bem nos EUA. O seu segundo álbum, Black Sunday, foi lançado em 20 de julho de 1993, e estreou no topo na Billboard 200. Eles se tornaram o primeiro grupo de rap a ter dois álbuns no Top 10 da Billboard 200 ao mesmo tempo.

 

A banda encabeçou a turnê Soul Assassins com House of Pain e Funkdoobiest como suporte, e realizou uma turnê universitária com o Rage Against the Machine e o Seven Year Bitch. Em 1993, o Cypress Hill também teve duas faixas na trilha sonora do filme Judgment Night, se juntando com o Pearl Jam, sem Eddie Vedder na faixa "Real Thing" e com o Sonic Youth em "I Love You Mary Jane". O grupo mais tarde tocou no Woodstock 94, introduzindo o novo membro Eric Bobo. Antes de Bobo se juntar ao grupo, Panchito "Ponch" Gomez foi o percussionista. O Cypress Hill tocou no Lollapalooza por dois anos consecutivos. O seu terceiro álbum, Cypress Hill III: Temples of Boom, foi lançado em 31 de outubro de 1995. Sen Dog fez uma pausa na banda para formar a banda de rap rock em Los Angeles, a SX-10. Em 1997, os membros da banda focaram em suas carreiras solo. O seu quarto álbum, Cypress Hill IV, foi lançado em 6 de outubro de 1998. A banda lançou um álbum de compilações em espanhol, Los grandes éxitos en español, em 1999.

 

O Cypress Hill então fundiu os gêneros do rap e do rock no seu quinto álbum, Skull & Bones, lançado em 25 de abril de 2000. O álbum alcançou o Top 5 na Billboard 200. Após o lançamento do álbum, o Cypress Hill, juntamente com o MxPx foram bandas de apoio do The Offspring na turnê Conspiracy of One. A banda também lançou o álbum ao vivo, Live at the Fillmore, gravado no The Fillmore, em San Francisco no dia 16 de agosto de 2000, e foi lançado em 12 de dezembro. O seu sexto álbum, Stoned Raiders, foi lançado em 4 de dezembro de 2001. o seu sétimo álbum, Till Death Do Us Part, foi lançado em 23 de março de 2004. O seu oitavo álbum, Rise Up, foi lançado em 20 de abril de 2010. O Cypress Hill iniciou sua turnê Rise Up na Filadélfia em 10 de abril de 2010. O grupo deveria se apresentar em Tucson, Arizona, mas cancelou o show em protesto contra a recente legislação de imigração. A banda tocou no Rock en Seine em Paris, e em agosto de 2010 no Reading e Leeds Festival. Em abril de 2019, o Cypress Hill recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. O seu nono álbum, Elephants on Acid, foi lançado em 28 de setembro de 2018.

 Rockdigital