Devo

 

É uma banda americana de punk rock. O nome Devo, deriva do conceito de des-evolução. No final da década de 1960, essa ideia foi desenvolvida como uma piada pelos estudantes de arte Gerald Casale e Bob Lewis da Kent State University, que criaram várias obras de arte satíricas em uma veia da des-evolução. Nessa época, Casale também se apresentou com a banda local 15-60-75 The Numbers Band. Eles conheceram o tecladista Mark Mothersbaugh por volta de 1970. A primeira experiência do Devo foi o Sextet Devo, que se apresentou no Festival de Artes Cênicas do estado de Kent em 1973, com Casale, Lewis e Mothersbaugh, assim como o irmão de Gerald, Bob Casale na guitarra, e os amigos Rod Reisman e Fred Weber na bateria e nos vocais.  Essa formação se apresentou apenas uma vez. O Devo voltou a se apresentar no Student Governance Center no Creative Arts Festival de 1974 com uma formação que incluía os irmãos Casale, Bob Lewis, Mark Mothersbaugh e Jim Mothersbaugh na bateria. Essa formação durou até 1976, quando Jim deixou a banda. Após a sua partida, Bob Mothersbaugh contratou o baterista Alan Myers Casale recrutou o seu irmão Bob Casale. Em março de 1977, o Devo lançou seu primeiro single "Mongoloid", com o nome "Jocko Homo", em seu selo independente, Booji Boy.

 

Depois a banda lançou o single cover dos Rolling Stones "(I Can not Get No) Satisfaction". Em 1978, o EP B Stiff, foi lançado pela gravadora independente britânica Stiff. As recomendações de David Bowie e Iggy Pop permitiram que o Devo assinasse um contrato de gravação com a Warner Bros. O seu primeiro álbum, Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, foi lançado em 28 de agosto de 1978. Em 14 de outubro de 1978, o Devo ganhou exposição nacional com uma aparição no show Saturday Night Live. O seu terceiro álbum, Freedom of Choice, foi lançado em 16 de maio de 1980. Este álbum incluiu seu hit mais conhecido, "Whip It", que rapidamente se tornou um hit do Top 40. O seu sexto álbum, Shout, foi lançado em 9 de outubro de 1984, com críticas negativas. Após o fracasso crítico e comercial do álbum, a Warner Bros. demitiu a banda. Alan Myers deixou a banda, fazendo com que os demais membros abandonassem os planos de um vídeo do álbum, bem como uma turnê. Em 1987, o baterista David Kendrick substituiu Myers. O seu sétimo álbum, Total Devo, foi lançado em 24 de maio de 1988 pela Enigma Records. A canção "Disco Dancer"  alcançou a posição 45 na Billboard Hot Dance/Club Play. Em 1989, a banda lançou o álbum ao vivo, Now It Can Be Told: DEVO at the Palace, gravado durante a sua turnê de retorno em 1988.

 

O seu oitavo álbum de estúdio, Smooth Noodle Maps, foi lançado em junho de 1990, e foi o último álbum com David Kendrick na bateria. O Devo saiu em turnê do álbum, mas a baixa venda de ingressos e a falência e dissolução da gravadora Enigma Records, responsável pela organização e financiamento da turnê, fizeram com que ela fosse cancelada no meio do caminho. Eles tiveram uma briga e fizeram o seu último show em março de 1991 antes de terminar. Em janeiro de 1996, a banda realizou um concerto de reunião no Sundance Film Festival, em Park City, Utah. A banda se apresentou no Lollapalooz1996 no Mystery Spot. A turnê foi bem recebida para permitir que o Devo retornasse em 1997 como atração principal. O seu nono álbum, Something for Everybody, foi finalmente lançado em 15 de junho de 2010. Alan Myers morreu de câncer no estômago em Los Angeles, Califórnia, no dia 24 de junho de 2013. Ele tinha 58 anos. Bob Casale teve uma morte súbita no dia 17 de fevereiro de 2014. Ele tinha 61 anos. A banda viajou pelos EUA e Canadá em 2014. Planejado como uma turnê de 40 anos foi anunciado como a Hardcore Devo Tour. Após um hiato de quatro anos em apresentações ao vivo, o Devo encabeçou o Festival Burger Boogaloo em Oakland, Califórnia, em 30 de junho de 2018. 

 Rockdigital