donovan.jpg
Donovan

 

Donovan Philips Leitch nasceu na área de Maryhill de Glasgow, Escócia no dia 10 de maio de 1946, é um músico britânico do cenário folk. Donovan passou vários meses tocando em clubes locais, absorvendo a cena folk. No final de 1964, ele recebeu uma oferta de contrato da Pye Records em Londres. O seu primeiro álbum, What's Bin Did e What's Bin Hid, foi lançado no Reino Unido em 14 de maio de 1965. O seu segundo álbum, Fairytale, foi lançado no Reino Unido em 22 de outubro de 1965. Em 1966, ele havia se livrado das influências Dylan / Guthrie e se tornado um dos primeiros músicos pop britânicos a adotar o Flower Power. Sua primeira colaboração foi "Sunshine Superman", um dos primeiros singles pop psicodélico. A Pye Records abandonou o single e uma disputa de contrato se seguiu. Como resultado, o lançamento no Reino Unido do seu álbum foi adiado por meses. Na primavera de 1966, os problemas do contrato americano foram resolvidos e Donovan assinou um contrato com a Epic Records.

 

O seu terceiro álbum, Sunshine Superman, foi lançado em 26 de agosto de 1966 no Reino Unido e em setembro nos EUA. O álbum alcançou a posição 11 na Billboard 200. Em 24 de outubro de 1966, o seu single "Mellow Yellow" foi lançado e alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100. O seu quarto álbum, Mellow Yellow, foi lançado em março de 1967 nos EUA e não foi lançado no Reino Unido. O álbum alcançou a posição 14 na Billboard 200. Em meados de 1966, Donovan se tornou a primeira estrela pop britânica de alto nível a ser presa por posse de maconha. Foi recusada a sua entrada nos EUA até o final de 1967, não podendo se apresentar no Monterey International Pop Festival em junho daquele ano. O seu quinto álbum, A Gift from a Flower to a Garden, lançado em dezembro de 1967 nos EUA como um álbum duplo, mas vendidos separadamente. O single "Hurdy Gurdy Man" foi lançado em maio de 1968. Donovan tentou fazer Hendrix tocar na gravação, mas ele estava em turnê. Jimmy Page tocou guitarra elétrica em algumas sessões de estúdio e é creditado por ter tocado na música. A música se tornou um dos maiores sucessos de Donovan, chegando ao Top 5 no Reino Unido e nos EUA.

 

Em julho de 1968, a Epic lançou Donovan in Concert, a gravação de seu show em Anaheim em setembro de 1967. Em março de 1969, foi lançado o seu primeiro álbum de compilações, Donovan's Greatest Hits, e se tornou o álbum de maior sucesso de sua carreira, alcançando a quarta posição na Billboard 200, e permaneceu na parada por mais de um ano. Em 7 de julho de 1969, Donovan se apresentou no primeiro show da segunda temporada de shows de rock gratuito em Hyde Park, Londres. O seu oitavo álbum, Open Road, foi lançado em julho de 1970, como membro do trio de rock Open Road. O seu décimo álbum, Cosmic Wheels, foi lançado em março de 1973. Foi o seu último sucesso nas paradas, alcançando o Top 40 na América e na Grã-Bretanha. Donovan se apresentou no Festival de Glastonbury em 18 de junho de 1989 com a banda Ozric Tentacles. Em 2012, Donovan foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. O seu vigésimo sexto álbum, Shadows of Blue, foi lançado em 2013, em estilo country folk. Em 10 de maio de 2021, dia de seu 75º aniversário, Donovan lançou a canção "I Am the Shaman" e o seu video.