Donovan

 

Donovan Philips Leitch nasceu na área de Maryhill de Glasgow, Escócia no dia 10 de maio de 1946, é um músico britânico. Emergente do cenário folk inglês, Em 1965, Donovan surgiu na cena musical, com uma série de apresentações ao vivo na série de TV britânica  Ready Steady Go!. Também nesse ano assinou com a Epic Records americana e começou a trabalhar com o produtor britânico Mickie Most. O primeiro trabalho com a parceria Donovan / Most foi "Sunshine Superman", uma das primeiras canções psicodélicas, e que ajudou a divulgar a revolução de contracultura musical. 

Em outubro de 1966, Donovan lançou o single "Mellow Yellow", que teve  arranjos de John Paul Jones do Led Zeppelin. Tornou-se a canção principal de Donovan. Também em 1966, ele se tornou o primeiro músico a ser preso por posse de maconha. O incidente o manteve fora dos Estados Unidos por tempo suficiente para que ele perdesse o lendário Monterey Pop FestivalDonovan rapidamente tornou-se um dos mais famosos e populares artistas britânicos de sua época, produzindo uma série de sucessos entre 1966 e 1970.

 

Ele também tornou-se amigo próximo dos Beatles, sendo um dos poucos a colaborar em suas músicas. Foi ele quem ensinou John Lennon a tocar violão dedilhado. Nos anos 90, com o surgimento do cenário rave no Reino Unido, sua carreira sofreu um intenso revival. No final da mesma década ele gravou um bem-sucedido álbum com o produtor de rap Jack Rubin e recentemente lançou mais um de inéditas, Beat Cafe. Em 2012, Donovan foi induzido no Rock & Roll Hall of Fame.

 Rockdigital