Eddie Cochran

Edward Raymond Cochran nasceu em Albert Lea, Minnesota no dia 03 de outubro de 1938. Foi um músico americano. Ele fez aulas de música na escola, ao invés de tomar aulas de piano, ele começou a aprender guitarra, tocar country e outras músicas que ouvia no rádio. A família de Cochran mudou-se para Bell Gardens, California em 1952 onde ele formou uma banda com dois amigos de sua escola secundária. Ele abandonou a escola em seu primeiro ano para se tornar um músico profissional. Durante um show com muitos artistas no American Legion Hall, ele conheceu Hank Cochran, um compositor. Embora não fossem parentes, eles gravaram como The Cochran Brothers e começaram a se apresentar juntos. Eles gravaram alguns singles pela Ekko Records que fez bastante sucesso e ajudou a promovê-los. Eddie Cochran também trabalhou como músico de estúdio e começou a escrever canções, fazendo uma demo com Jerry Capehart, seu futuro gerente. Em julho de 1955, primeiro single, "Skinny Jim" como artista solo foi lançado pela Crest Records, agora considerado como um rock-and-roll e um rockabilly clássico. Na primavera de 1956, Cochran cantou a música "Twenty Flight Rock" no filme musical The Girl Can not Help It. Em 1957 ele estrelou em seu segundo filme, Youth Untamed, e teve ainda outro hit, "Sittin' in the Balcony", uma das poucas canções que ele gravou que foram escritos por outros compositores, neste caso John D. Loudermilk.

 

Em fevereiro de 1957 a Liberty Records emitiu o único álbum de estúdio de Cochran lançado durante sua vida, Singin' to My Baby. O álbum incluiu "Sittin 'in the Balcony". Havia apenas alguns rock neste álbum, e a Liberty parecia querer mover Cochran em uma direção musical diferente, mas ele se recusou. Em 1957, no entanto, Cochran parecia encontrar seu passo no famoso hino adolescente "Summertime Blues" co-escrito com Jerry Capehart. Com esta canção, Cochran foi estabelecido como uma das maiores influências importantes no rock and roll nos anos de 1950. A canção, lançada pela liberty, alcançou o número 8 em 1957. A breve carreira de Cochran incluiu mais alguns sucessos, como "C'mon, Everybody", "Somethin' Else", "Teenage Heaven". Outro aspecto da carreira curta, mas brilhante de Cochran é o seu trabalho como músico de apoio e produtor. Ele tocou guitarra em faixas de vários músicos. Em uma sessão com Gene Vincent de março de 1958 ele contribuiu em "Summertime Blues". As gravações foram emitidas no álbum A Gene Vincent Record Date. No início de 1959 dois dos amigos de Cochran, Buddy Holly e Ritchie Valens, junto com o Big Bopper, foram mortos em um acidente de avião durante a turnê. Os amigos e a família de Cochran disseram mais tarde que ele foi extremamente abalado por suas mortes, e desenvolveu uma premonição mórbida que ele também morreria jovem. Foi logo depois de suas mortes que ele escreveu e gravou uma canção em homenagem a eles, "Three Stars". Ele gastava seu tempo no estúdio fazendo música, reduzindo assim a chance de sofrer um acidente fatal semelhante a turnê. As responsabilidades financeiras, entretanto, exigiram que ele continuasse a tocar ao vivo, e isso levou a sua aceitação de uma oferta para visitar o Reino Unido em 1960. 

 

No sábado, 16 de abril de 1960, por volta das 23:50, enquanto estava em turnê no Reino Unido, Cochran com 21 anos de idade estava num táxi em alta velocidade que estourou um pneu, o motorista perdeu o controle, e o veículo bateu em um poste na Rowden Hill, onde uma placa agora marca o local. Nenhum outro carro foi envolvido. Cochran, que estava sentado no centro do banco de trás, atirou-se sobre a sua noiva, a compositora Sharon Sheeley para protegê-la e foi jogado para fora do carro quando a porta se abriu. Ele foi levado para o Hospital de St Martin, em Bath, onde morreu de ferimentos graves na cabeça em 4:10 no dia seguinte. Sharon Sheeley, o gerente da turnê, Pat Thompkins e o cantor Gene Vincent sobreviveram ao acidente, Vincent sofreu lesões na sua perna que encurtou sua carreira. Um álbum póstumo, My Way, foi lançado em 1964. Cochran foi um artista prolífico, e o selo britânico Rockstar Records lançou mais de sua música póstuma do que foi lançado durante sua vida. A empresa ainda está procurando canções inéditas. Um de seus lançamentos póstumos foi "Three Stars", uma homenagem a JP Richardson, mais conhecido como o Big BopperCochran foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1987. Sua contribuição pioneira ao gênero de rockabilly também foi reconhecido pelo Rockabilly Hall of Fame. A revista Rolling Stone classificou-o como o número 84 em sua lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos em 2003. 

 Rockdigital