top of page
emf.jpg
EMF

 

É uma banda britânica de Rock Alternativo. O tecladista e sampler Derry Brownson formou a banda Flowerdrum, mas saiu para se juntar ao baixista Zac Foley, o baterista Marc Decloedt e o vocalista James Atkin para formar formar o EMF em Cinderford, em Gloucestershire, em outubro de 1989. Ian Dench foi o último a entrar, já tendo experimentado um sucesso moderado como guitarrista da Apple Mosaic. A música da banda também foi contada como parte de Madchester e Dança Alternativa. O nome EMF é uma sigla de Epsom Mad Funkers, nome tirado de um fã-clube da banda New Order em 1989. Eles excursionaram pelo Reino Unido em 1990 com a Stereo MCs, uma banda que era relativamente desconhecida naquele momento. Em 1990, seu single de estreia "Unbelievable" liderou as paradas em muitos países ao redor do mundo, alcançando o número 1 na Billboard Hot 100 em julho de 1991. O single contou com amostras de declarações do comediante Andrew Dice Clay. O seu primeiro álbum, Schubert Dip, foi lançado em 7 de maio de 1991 pela Parlophone Records. O álbum alcançou a terceira posição na UK Album Chart. Os singles de sucesso do álbum incluíram "I Believe", "Children" e "Lies". O seu primeiro EP, Unexplained, foi lançado em 1992, com um remake da música de 1973 de Iggy & The Stooges, "Search and Destroy". O EP alcançou aposição 18 no UK Singles Chart. O seu segundo álbum, Stigma, foi lançado em 28 de setembro de 1992.

 

O álbum alcançou a posição 19 na UK Album Chart. O seu terceiro álbum, Cha Cha Cha, foi lançado em 2 de março de 1995 pela Parlophone Records. No mesmo ano, a EMF se uniu aos comediantes Vic Reeves e Bob Mortimer e gravou "I'm a Believer", um cover da música dos Monkees. O single alcançou o terceiro lugar na UK Singles Chart. Após o lançamento do single "Afro King" que foi o último single da banda, lançado no outono de 1995. Não foi um sucesso comercial, alcançando a posição 51 na UK Singles Chart e a banda se separou pela primeira vez. No entanto, todos os membros da banda seguiram nos seus projetos musicais. Em 2001, a EMF fez um show de reunião em Londres. Eles também lançaram o seu álbum de grandes sucessos, Epsom Mad Funkers: The Best of EMF, que foi lançado em 11 de junho de 2001 pela EMI Records. Zac Foley faleceu no dia 3 de janeiro de 2002, aos 31 anos, devido a uma overdose de medicamentos não prescritos. Após sua morte, a EMF fez apenas mais quatro shows no final de 2002 antes de se separar novamente. Em 2007, a banda anunciou que estaria se reformando para fazer um show único no Scala em King's Cross, Londres, no dia 18 de dezembro. O lugar de Foley foi ocupado por Richard March. Em 2008, a EMF tocou no Portsmouth Festival em 9 de outubro e apoiou o Carter USM na Birmingham Academy e na Brixton Academy de Londres em novembro daquele ano.

 

Em maio de 2009, a EMF anunciou que devido a problemas pessoais, a banda não faria mais shows em um futuro próximo, encerrando assim sua segunda reunião. Em 2012, eles se reuniram para tocar no festival inaugural Lakefest em Tewkesbury, nos dias 18 e 19 de maio. A banda deu as boas-vindas ao novo baixista Stevey Marsh durante esse show. Pela primeira vez eles tocaram todas as faixas do álbum, Schubert Dip, para coincidir com o relançamento do 21º aniversário do seu primeiro álbum. A banda foi a atração principal do Westbury Festival em 25 de agosto de 2012. Em dezembro de 2012, a banda tocou as canções dos álbuns Schubert Dip e Stigma na íntegra no Gloucester Guildhall. O show foi gravado e vendido como o seu segundo Blu-ray/DVD ao vivo, Long Live the New Flesh, lançado em 2013. Em 1 de outubro de 2016, a banda encabeçou o Indie Daze em Londres. Em 2020, a banda financiou com sucesso um Boxset de vinil, From Us to You, de toda a sua carreira. Ele continha todos os álbuns completos remasterizados e um quarto vinil contendo demos inéditas e faixas favoritas dos fãs que não eram do álbum. O seu quarto álbum, Go Go Sapiens, foi lançado em 1 de abril de 2022, e fizeram uma curta turnê no Reino Unido no mesmo mês. 

bottom of page