Goree Carter

 

Goree Chester Carter ou Christer Carter, nasceu no distrito de Fifth Ward em Houston, Texas, no dia 31 de dezembro de 1930. Era uma  cantor, guitarrista, baterista, compositor americano de blues e rock and roll. Ele começou a tocar blues aos 12 anos, e aprendeu a tocar no violão de um primo. Como havia poucos músicos em sua área naquela época, ele não tinha ninguém para ensiná-lo a tocar violão, então ele aprendeu sozinho, ouvindo alguns de seus discos favoritos em uma Victrola e escolhendo aas cordas no violão. Ele aprendeu alguns acordes de ouvir e depois aprendeu mais sobre eles a partir de um livro de acordes. Quando ele se tornou um adolescente, começou a ganhar a vida no moinho de arroz  Comet Rice Mill. Ele tinha uma guitarra Gibson e começou a tocar em bandas no início da sua adolescência. Em 1949, ele e sua banda de jump blues, The Hepcats, também conhecidos como Goree Carter and His Hepcats ou Goree Carter & His Hepcats, assinaram um contrato com a Freedom Records, uma gravadora local criada por Sol Kahal, e gravou o primeiro lançamento da gravadora, "Sweet Ole Woman Blues". Kahal descobriu-o no final de 1948 ou no início de 1949.

 

O estilo de tocar guitarra elétrica de Carter foi influenciado por T-Bone Walker. Ele também foi creditado com os nomes Little T-Bone, Rocky Thompson e Gory Carter. Aos 18 anos, ele gravou seu single mais conhecido "Rock Awhile" em abril de 1949, que foi citado como um forte concorrente pelo título de primeiro registro de rock and roll e um candidato muito mais apropriado do que o mais frequentemente citado, "Rocket 88" de Ike Turner de 1951. A introdução de "Rock Awhile" apresenta um estilo de guitarra elétrica sobrecarregado semelhante ao de Chuck Berry a partir de 1955. O historiador de música Robert Palmer considera "Rock Awhile" ser um candidato mais apropriado para o título de primeiro rock and roll, porque foi gravado dois anos antes, e por causa do trabalho de guitarra de Carter com uma semelhança impressionante com a guitarra posterior de Chuck Berry. Roger Wood e John Nova Lomax também citaram "Rock Awhile" como o primeiro disco de rock & roll. A música foi gravada no Audiophile Custom Associates Studio de Bill Holford. "Rock Awhile" não foi comercialmente bem sucedido.

Em 1950, aos 19 anos ele foi recrutado para o serviço militar. Ele serviu como um soldado de infantaria de primeira classe na Guerra da Coréia há mais de um ano. Depois de retornar da Coréia para Houston em torno de 1951, sua carreira musical começou a diminuir. Carter gravou para várias gravadoras no início da década de 1950, sendo a sua última gravação em 1954. Ele escreveu uma série de músicas durante esse período, mas disse que os rasgou porque as gravadoras não o deixavam gravar dizendo que ele estava à frente do seu tempo. Depois de deixar a indústria da música, ele continuou trabalhando no moinho de arroz Comet. Carter continuou a tocar em shows locais ocasionais em Houston e sentou-se com o artista visitante B. B. King. Sua última performance ao vivo foi em 1970. Ele desenvolveu artrite mais tarde em sua vida, e não se apresentou de novo até 1982, quando foi visitado por membros da banda Juke Jumpers. Ele morreu em Houston, aos 59 anos, em 1990. 

 Rockdigital