Hole

 

É uma banda americana de rock alternativo. Nativa de Los Angeles e liderada por Courtney Love, que decidiu montar sua própria banda em 1989. A banda foi composta pelo guitarrista Eric Erlandson, a baterista Caroline Rue e a baixista Lisa Roberts, vizinha de Courtney, que saiu da banda em pouco tempo e deu lugar a Jill Emery. Após três meses de ensaio, o Hole fez seu primeiro show em Hollywood e logo começou a tocar em bares e clubes por toda a área ao redor de Los Angeles. O seu primeiro single independente, "Retard Girl", foi lançado em março de 1990, seguido de uma turnê nacional e um contrato com a Caroline Records. O seu primeiro álbum, Pretty on the Inside, foi lançado em setembro de 1991. O single "Teenage Whore" entrou no Top 20 da parada inglesa de singles independentes. Courtney resolveu interromper provisoriamente as atividades da banda, priorizando sua relação com Kurt Cobain do Nirvana. Após o seu casamento em fevereiro de 1992, e o nascimento da filha do casal, Frances, em agosto do mesmo ano, Courtney volta a se concentrar na sua banda. A banda assinou com a Geffen, a mesma gravadora do Nirvana. Caroline Rue havia sido despedida da banda depois de uma má performance em uma gravação, e Jill Emery decidiu deixar o Hole. A dupla é substituída por Patty Schemel na bateria e, por um curto período, Leslie Hardy, que deu lugar a baixista Kristen Pfaff.

 

Em fevereiro de 1994, o álbum, Live Through This, estava finalizado e com data de lançamento previsto para abril. Na mesma época, o Nirvana fazia uma turnê européia e Courtney foi acompanhar o marido em Roma, onde Kurt teve uma overdose de champagne com Rohypnol. Em março, o casal se internou em centros distintos para tratamento de usuários de drogas em Los Angeles. Alguns dias depois, Kurt Cobain fugiu de sua clínica e, no dia 8 de abril de 1994, foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa. O segundo álbum da banda, Live Through This, foi lançado duas semanas após a tragédia. A turnê que a banda faria foi cancelada por tempo indeterminado, devido ao estado emocional da cantora. Contudo, em 13 de junho de 1994, o Hole fez uma reunião e seus integrantes concordam em retomar as atividades. Nesse meio tempo, Kristen Pfaff resolve voltar para Minneapolis, e morre no dia 15 de junho, por overdose de heroína. Após a morte de Kristen, a canadense Melissa Auf Der Maur assume o baixo. O Hole retomou sua carreira em agosto, inaugurando sua turnê com um show no Reading Festival, na Inglaterra. Em setembro, a banda abriu alguns shows para o Nine Inch Nails, que estava na turnê do álbum The Downward Spiral. Em 1995, a banda se apresenta no MTV Video Music Awards, e grava seu MTV Unplugged, sem lançamento de álbum.

 

O seu terceiro álbum de estúdio, Celebrity Skin, foi lançado em 8 de setembro de 1998.  O álbum foi bem recebido pelo público e crítica. O Hole fez uma turnê pela Austrália e Nova Zelândia em 1999, contando com uma nova baterista, Samantha Maloney, e participou do Festival Big Day Out, no qual Courtney tocou com os seios para fora da blusa. Em fevereiro a banda inicia uma turnê pelos Estados Unidos ao lado de Marilyn Manson, mas acaba saindo da turnê alguns meses depois. No fim de 1999, a baixista Melissa Auf Der Maur deixa a banda para tocar no Smashing Pumpkins. Love e Erlandson oficialmente disseram que a banda havia sido dissolvida através de uma mensagem postada no site da banda em 2002. Após a separação, os quatro músicos entraram em projetos próprios. Em 17 de junho de 2009 a NME postou em dois blogs links para duas entrevistas com Courtney Love anunciando a reunião da banda. Nobody's Daughter é o quarto álbum de estúdio da banda, lançado mundialmente em 27 de abril de 2010. É o primeiro álbum da banda em 12 anos. Em 13 de abril de 2012, Love, Erlandson, Auf der Maur e Schemel se reuniram em Nova York para tocar duas músicas, "Miss World" e "Over the Edge", na festa de lançamento do documentário Hit So Hard

 Rockdigital