É uma banda americana de rock alternativo. O vocalista e guitarrista Billy Corgan deixou Chicago e se mudou para São Petersburgo, na Flórida com sua banda de rock gótico, The Marked. A banda teve sucesso limitado e rapidamente se dissolveu. Corgan retornou à Chicago, e conheceu o guitarrista James Iha que fazia parte da Snake Train, uma banda local. Corgan tinha planos de criar uma nova banda e já havia escolhido um nome para ela, Smashing Pumpkins. James resolveu iniciar a banda com CorganD'arcy Wretzky se juntou à banda, tendo um rápido romance com Iha. O baterista de jazz Jimmy Chamberlin foi recrutado. A banda se apresentou pela primeira vez no Cabaret Metro no dia 5 de outubro de 1988. O seu primeiro álbum, Gish, lançado em 28 de maio de 1991. A banda promoveu o álbum com uma turnê que incluiu abertura de shows das bandas, Red Hot Chili Peppers, Jane's Addiction e o Guns N' Roses. Durante a turnê, Iha e Wretzky passaram por um rompimento desastrado, Chamberlin se viciou em narcóticos e álcool e Corgan mergulhou numa profunda depressão. 

 

O segundo álbum, Siamese Dream, foi lançado em 27 de julho de 1993. O álbum estreou na posição 10 na Billboard 200. A banda ganhou o Grammy Award 1997 na categoria de melhor performance de Hard Rock pelo single "Bullet with Butterfly Wings". Em maio, o Smashing Pumpkins tocou no The Point Theatre em Dublin, na Irlanda. Uma fã de 17 anos chamada Bernadette O'Brien foi esmagada até a morte, durante o show. Na noite de 11 de julho de 1996, o tecladista contratado para a turnê, Jonathan Melvoin e Chamberlin fizeram uso de heroína em um quarto de hotel em Nova York. Melvoin morreu de overdose e Chamberlin foi preso por porte de drogas. Poucos dias depois a banda anunciou que Chamberlin tinha sido demitido. A banda optou por encerrar a turnê e contratou o baterista Matt Walker e o tecladista Dennis Flemion. Em 1999, a banda surpreendeu os fãs ao se reunir com Jimmy Chamberlin, reabilitado, para uma breve turnê chamada The Arising. A banda anunciou a saída de Wretzky em setembro. O quinto álbum, Machina / The Machines of God, foi lançado em 29 de fevereiro de 2000. O álbum estreou na terceira posição na Billboard 200. Em 23 de maio de 2000, em uma entrevista ao vivo na rádio KROQ-FM de Los Angeles, Billy Corgan anunciou a decisão da banda terminar no final do ano.

 

Em 2 de dezembro de 2000, a banda tocou um concerto de despedida no The Metro, o mesmo club de Chicago onde sua careira tinha começado. Em 21 de junho de 2005, Corgan publicou anúncios de página inteira no Chicago Tribune e no Chicago Sun-Times, anunciando que planejava reunir a banda. Iha e Wretzky não queriam fazer parte da reunião. O Smashing Pumpkins tocou ao vivo pela primeira vez em 22 de maio de 2007, em Paris, França. Em 7 de julho, a banda se apresentou no concerto Live Earth em Nova Jersey. Em 20 de Março de 2009 foi anunciada a saída de Jimmy Chamberlin da banda, sendo substituído por Mike Byrne. O guitarrista original James Iha se juntou a banda no palco no Ace Hotel, no centro de Los Angeles. Em julho, Corgan começou a sugerir a possibilidade de reunir a formação original da banda. Em 15 de fevereiro de 2018, a banda anunciou oficialmente que os membros fundadores Iha e Chamberlin estavam de volta à banda. Jack Bates tocou baixo na turnê. Em 2 de agosto de 2018, a banda comemorou seu 30º aniversário se apresentando em Holmdel, Nova Jersey. O seu décimo álbum, Shiny and Oh So Bright Vol. 1 / LP: No Past. No Future. No Sun., foi lançado em 16 de novembro de 2018 pela Napalm Records. O álbum estreou na posição 54 na Billboard 200.

The Smashing Pumpkins

 Rockdigital