Hoobastank

 

É uma banda de rock americana. O vocalista Doug Robb e o guitarrista Dan Estrin decidiram formar uma banda. Eles então recrutaram Markku Lappalainen e Chris Hesse para formar a Hoobustank. A banda começou a tocar no cobalt Café junto com o Incubus e outras bandas. Eles gravaram o seu primeiro álbum auto-lançado, They Sure Don't Make Basketball Shorts Like They Used To, lançado em 1998. O álbum apresenta uma seção de saxofone liderada por Jeremy Wasser, que produziu o álbum e gravou o solo de saxofone na canção “Summer Romance” no álbum S.C.I.E.N.C.E. do Incubus. A banda ficou popular no sul da Califórnia, atraindo interesse da Island Records, que posteriormente assinou um contrato com a banda em 2000. O seu segundo álbum, Forward, foi gravado também com Jeremy Wasser. No entanto, a banda sentiu que a direção em que eles estavam indo funcionaria melhor sem um sax, então Wasser saiu da banda e o álbum foi arquivado. O nome da banda foi alterado para Hoobastank, e algumas faixas do álbum arquivado foram regravadas para lançamento do seu primeiro álbum, Hoobastank, que foi lançado em novembro de 2001. O álbum alcançou a posição 25 na Billboard 200.

 

O primeiro single foi "Crawling in the Dark", alcançou a posição 68 na Billboard Hot 100. O segundo single "Running Away" alcançou a posição 44 na Billboard Hot 100. A banda saiu em turnê pela Europa e Ásia. A banda fez a música "Losing My Grip" para a trilha sonora do filme The Scorpion King. No início de 2003, a banda contribuiu com a música "Right Before Your Eyes" para a trilha sonora do filme Demolidor. A banda então entrou no estúdio, mas foi interrompida por um mês quando Dan Estrin ficou gravemente ferido em um acidente de minibike em agosto. Estrin havia se recuperado em outubro e a banda saiu em na Nokia Unwired Tour com The All-American Rejects e Ozomatli em novembro. Seu segundo álbum, The Reason, foi lançado em dezembro de 2003. O single "Out of Control" foi disponibilizado para download no site da banda. A faixa título foi lançada como single no primeiro semestre de 2004, alcançando a posição 2 na Billboard Hot 100. A canção também foi tocada durante o episódio final do seriado Friends. O álbum alcançou a posição 3 na Billboard 200. A banda apoiou o Linkin Park na turnê mundial Meteora em 2004.

 

O seu terceiro álbum, Every Man for Himself, foi lançado em maio de 2006 e estreou no número 12 na Billboard 200. O seu quarto álbum, Fornever, foi lançado em 27 de janeiro de 2009 pela Island Records. O álbum alcançou a posição 26 na Billboard 200. O Hoobastank foi a banda de apoio na turnê de reunião do Creed em 2009. A banda lançou o álbum, live from the Wiltern, em 8 de dezembro de 2009, disponível exclusivamente no iTunes. Hoobastank lançou a música "We Are One" em 19 de janeiro de 2010 como parte de uma compilação da Music for Relief em apoio à crise do terremoto no Haiti. Eles lançaram o álbum acústico, Is This the Day?, em 4 de agosto de 2010 no Japão. O seu quinto álbum, Fight or Flight, foi lançado em 11 de setembro de 2012. O álbum alcançou a posição 66 na Billboard 200. Em 2 de agosto de 2013, o ex-membro Jeremy Wasser fez uma aparição única no Sunset Strip Music Festival no Whisky A Go Go em West Hollywood, Califórnia. Em 19 de outubro de 2017, a banda assinou com a Napalm Records. O seu sexto álbum, Push Pull, foi lançado em 25 de maio. Em 2018, a banda fez sua turnê para comemorar o 15º aniversário do seu segundo álbum The Reason de 2003. 

 Rockdigital