top of page
inocentes.jpg
Inocentes - São Paulo
00:00 / 00:25
Inocentes

É uma banda brasileira de Punk Rock. A banda foi formada em agosto de 1981, por três ex-membros do Condutores de Cadáver, o guitarrista Antônio Carlos Callegari, o baterista Marcelino Gonzales e o baixista Clemente, que já havia tocado no Restos de Nada, a primeira banda Punk paulistana. E chamaram o novato Maurício para assumir os vocais. Em 1982, foram convidados, junto com a banda Cólera e Olho Seco, a participar do álbum de coletânea, Grito Suburbano, o primeiro registro sonoro das bandas Punks brasileiras. Eles foram personagens do documentário Garotos do Subúrbio em 1982, e do curta Pânico em SP. No fim do mesmo ano, já com um novo vocalista, Ariel Uliana Jr., participaram do festival O Começo do Fim do Mundo, no SESC Pompéia, em São Paulo, e foi lançado numa coletânea em 1983. O seu primeiro registro, Miséria e Fome, foi lançado em 1983. Porém, todas as 13 músicas foram censuradas, forçando a banda a alterar as letras de 3 delas, que foram registradas no EP Miséria e Fome. Eles participaram do documentário Punks. No fim do ano, já como um trio com Clemente nos vocais, a banda se apresenta no Napalm em São Paulo.

 

A coletânea Grito Suburbano foi lançada na Alemanha com o nome de Volks Grito, e a banda foi incluída na coletânea Life is Joke, que contou com bandas Punk do mundo inteiro. Branco Mello dos Titãs leva uma demo deles para a Warner Bros. que assina um contrato com a banda. O seu primeiro álbum, Pânico em SP, foi lançado em 1986, em formato de mini-LP, se tornou a primeira banda Punk brasileira a gravar numa multinacional. O seu segundo álbum, Adeus Carne, foi lançado em 1987. O seu terceiro álbum, Inocentes, foi lançado em 1989. As gravações foram um tanto tumultuadas e a banda não fez shows de lançamento em São Paulo e no Rio. Tonhão e André Parlato saem da banda e são substituídos por César Romaro na bateria e Mingau no baixo. A Warner cancela o contrato com a banda. Em 1991, uma demo com a música "O Homem Negro" chegou à Rádio 89FM e tocou sem parar. O seu quarto álbum, Estilhaços, foi lançado em 1992, quase todo acústico pelo selo Cameratti. O seu quinto álbum, Subterrâneos, foi lançado em 1994 pela Eldorado. A banda participa do curta-metragem Opressão, onde interpreta a si mesma e Clemente é assassinado em pleno palco por um bando de skinheads nazistas. Clemente grava com Thaíde & DJ Hum, uma versão de "Pânico em SP", sendo a primeira colaboração oficial entre músicos de Rock e Rap em São Paulo.

 

Os Inocentes fazem a abertura do show do Ramones no Olímpia, em São Paulo. O seu sexto álbum, Ruas, foi lançado em 1996, pela Paradoxx. A banda toca no primeiro Close-up Planet com Sex Pistols, Bad Religion, Silverchair e Marky Ramone em São Paulo e Rio. O seu sétimo álbum, Embalado a Vácuo, foi lançado em 1998 pela Paradoxx, que o vende para a Abril Music, e o relança no ano seguinte. O seu oitavo álbum, O Barulho dos Inocentes, foi lançado em 2000 pela Abril Music, com destaque para a canção "São Paulo". Eles fizeram o show de abertura do Bad Religion no Credicard Hall. O seu nono álbum, Labirinto, foi lançado em 2004 pelo selo Ataque Frontal. A partir deste mesmo ano, Clemente assumiu o segundo vocal da Plebe Rude no lugar de Jander Bilaphra. Desde então, se divide entre as duas bandas. Em 2007, na comemoração dos 25 anos de carreira, a banda gravou o DVD Som e Fúria, no Centro Cultural São Paulo. O registro foi lançado somente em 2009 pela Monstro Discos. O seu décimo álbum, Sob Controle, foi lançado em 2013 pela Substancial Music. O seu EP, Cidade Solidão, foi lançado em 12 de abril de 2019 pela gravadora paulista Hearts Bleed Blue.

bottom of page