joe_walsh.jpg
Joe Walsh

Joseph Fidler "Joe" Walsh nasceu em Wichita, Kansas no dia 20 de novembro de 1947. É músico, escritor, guitarrista norte-americano. Walsh foi viver em Montclair, New Jersey, onde frequentou a escola Montclair. Ele passava seu tempo tocando com várias bandas de Cleveland, incluindo o The Measles, quando frequentava a universidade de Kent State. Joe também se tornou radioamador, mantendo até hoje sua estação WB6ACU. Em 1969, ele substituiu Glen Schwartz assumindo a guitarra do grupo James Gang. Walsh se tornou a estrela do grupo, ele inovou o ritmo da banda e criou diversos riffs de guitarra. Joe participou da gravação dos 4 álbuns da banda e em Novembro de 1971, ele saiu e formou o grupo Barnstorm e lançaram o álbum Barnstorm em 1972. O álbum foi um sucesso de crítica, mas, vendeu pouco. Logo depois veio o álbum, The Smoker You Drink, the Player You Get de 1973, lançando o primeiro hit "Rocky Mountain Way", que fez muito sucesso. Em 1974, o Barnstorm termina e Walsh seguiu a sua carreira solo. O seu primeiro álbum solo, So What, foi lançado em 14 de dezembro de 1974 pela ABC-Dunhill Records. O álbum alcançou a posição 11 na Billboard 200. O seu primeiro álbum solo ao vivo, You Can't Argue with a Sick Mind, foi lançado em março de 1976 como o seu último álbum para a ABC Records. O álbum foi gravado ao vivo no Santa Monica Civic Auditorium no concerto de Don Kirshner, pouco antes de Walsh se juntar ao The Eagles substituindo o guitarrista Bernie Leadon

 

O seu segundo álbum solo, But Seriously, Folks... , foi lançado em 16 de maio de 1978 pela Asylum Records, e alcançou o oitavo lugar na Billboard 200, que apresenta o seu hit cômico, "Life's Been Good", que o leva ao estrelato. Walsh contribuiu com a música "In the City" no filme, The Warriors de 1979. Com o rompimento do The Eagles em 1980, Walsh continuou a divulgar os seus álbuns durante o ano, mas, as vendas foram fracas. Ele fez turnês com Ringo Starr em 1989, alternando as suas músicas com a de Ringo nos shows, ele é um dos membros da banda All Starr. Joe Walsh cantou o hino dos Estados Unidos nos jogos olímpicos de 1996. Em 1989, ele gravou o MTV Unplugged com o músico Dr. John. Em 1994, Walsh se reuniu novamente com o The Eagles, na tour de reconciliação, pelo álbum, Hell Freezes Over. Como membro do The Eagles, Walsh foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 1998 e no Vocal Group Hall of Fame em 2001. A Kent State University concedeu a Walsh um diploma honorário em música em dezembro de 2001. Em junho de 2004, Walsh participou do show Crossroads Guitar Festival em Dallas, no Texas junto com Eric Clapton. Ele participou do Dvd em comemoração aos 50 anos da guitarra Fender Stratocaster, o show Strat Pack foi gravado em setembro de 2004, em Londres. Walsh é um ativo operador de rádio amador.

 

Em 2006 ele autografava e doava guitarras para serem leiloadas com o dinheiro revertido a obras de caridade. Nesse mesmo ano, Joe reuniu-se com Jim Fox e Dale Peters da James Gang para fazer uma turnê de verão. Walsh iniciou em 2007, com aparições no Dear Mr Fantasy - Uma Celebração para Jim Capaldi, show para arrecadação de doações de caridade, que acontece em Londres. Joe Walsh e o The Eagles participaram da turnê do último álbum, Long Road Out of Eden, lançado em Outubro de 2007 após 28 anos. Em maio de 2012, o Berklee College of Music concedeu a Walsh, junto com os membros doEagles, um doutorado honorário por suas realizações no campo da música. O seu nono álbum solo, Analog Man, foi lançado em 5 de junho de 2012 pela Fantasy Records. O álbum alcançou a posição 12 na Billboard 200. O seu segundo álbum solo ao vivo, All Night Long: Live in Dallas, foi lançado para download digital em 2013 e no formato de CD em março de 2014. O concerto foi gravado na Reunion Arena em Dallas, no Texas, em 10 de julho de 1981, para o programa de rádio King Biscuit Flower Hour. Em 9 de fevereiro de 2014, Walsh apareceu em várias músicas no especial da CBS, The Night That Changed America: A Grammy Salute to The Beatles.