Lindsey Buckingham

Lindsey Adams Buckingham nasceu em Palo Alto, Califórnia no dia 3 de outubro de 1949. É um músico, cantor, compositor e produtor americano. De 1966-1971, Buckingham participou da banda Fritz na Baía de São Francisco como baixista e vocalista. Pouco depois de se juntar a banda Fritz, Buckingham convidou a amiga Stevie Nicks como segunda vocalista. Seu relacionamento romântico começaria depois que ambos deixarem a banda cinco anos depois. ele e sua então namorada Stevie Nicks gravaram sete demos em 1972, e depois dirigiram para Los Angeles para buscar um contrato de gravação. Em 1973, com a Polydor assinaram um contrato como duo. Seu álbum, Buckingham Nicks, foi lançado em setembro de 1973. Logo após o seu lançamento, a Polydor rescindiu com a dupla por causa das baixas vendas. Nicks e Buckingham se mudaram para Dashut em 1972. Enquanto estavam lá, Buckingham tocou num show com os Everly Brothers e fez turnê com eles. Quando Bob Welch deixou o Fleetwood Mac em dezembro de 1974, Mick Fleetwood contratou Buckingham para tocar em sua banda. Buckingham disse a Fleetwood que ele e Nicks eram uma equipe e que ele não queria trabalhar sem ela. Fleetwood concordou em contratar os dois, sem uma audição. Buckingham e Nicks começaram então uma excursão curta promover o álbum, Buckingham Nicks. Quando eles tocaram no Alabama, a única área onde o seu álbum vendeu bem, disseram aos seus fãs que tinham se juntado ao Fleetwood Mac

 

No segundo álbum com os dois, o décimo primeiro álbum da banda, Rumors, se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. "Go Your Own Way" foi o primeiro single de Buckingham que alcançou o Top 10. O próximo álbum Tusk de 1979, foi um álbum duplo que Buckingham dirigiu. Mais uma vez, ele escreveu o primeiro single, a faixa-título que alcançou a posição 8 na Billboard Hot 100. Depois de uma grande turnê mundial que terminou em 1980, o Fleetwood Mac fez uma pausa de um ano antes de se reunir novamente para gravar o álbum, Mirage de 1982. No momento em que Tango in the Night foi lançado em 1987, Buckingham já tinha lançado dois álbuns solo e após o lançamento, ele deixou o Fleetwood Mac por causa do seu desejo de não fazer turnê. O Fleetwood Mac continuou sem ele, e Buckingham foi substituído pelo guitarristas Rick Vito e Billy Burnette. Em 1981, Buckingham lançou seu primeiro álbum solo, Law and Order, tocando quase todos os instrumentos. O álbum gerou o single "Trouble" que alcançou a posição 9 no Billboard Hot 100. Em 1984, ele lançou o seu segundo álbum solo, Go InsaneBuckingham se apresentou no USA for Africa, no single para angariar fundos para a África, "We Are the World". Buckingham trabalhou em seu terceiro álbum solo, Out of the Cradle, que foi lançado em 1992.

 

Buckingham excursionou ao longo de 1992-93 pela primeira vez como um artista solo. Um quarto álbum solo, Gift of Screws, que foi gravado entre 1995-2001 e apresentado à Warner Bros. / Reprise para o lançamento.  Os executivos conseguiram persuadir Buckingham a usar as canções com o Fleetwood Mac. Assim, sete canções do álbum, Gift of Screws aparecem no álbum, Say You Will. Nesse período, Buckingham e Nicks retornam ao Fleetwood Mac. Em seu 57º aniversário, em 3 de outubro de 2006, o seu quarto álbum solo e acústico, Under the Skin, foi lançado. Três dias após o lançamento do álbum, Buckingham embarcou em uma turnê em apoio do álbum, que durou até o final de junho de 2007. Em 2008 o álbum, Gift of Screws foi finalmente lançado. Buckingham começou então uma excursão curta para promover o álbum. O álbum, Seeds We Sow foi lançado em 6 de setembro de 2011. Buckingham tinha planejado realizar sua primeira turnê solo pelo Reino Unido e Irlanda em dezembro. No entanto, no início de dezembro, Buckingham adiou todas as datas devido ao seu guitarrista ter sofrido uma lesão nas costas. Ele começou uma turnê solo sem banda de apoio nos Estados Unidos em 3 de maio de 2012 e em novembro de 2012, lançou um álbum ao vivo One Man Show que foi lançado pelo seu próprio selo Buckingham Records LLC.  

 Rockdigital