

Quiet Riot
É uma banda americana de Hard Rock. Formada em 1973 em Los Angeles, na California, pelo guitarrista Randy Rhoads e pelo baixista Kelly Garni. Originalmente conhecida como Mach 1, o nome logo foi mudado para Little Women antes que o nome Quiet Riot fosse finalmente estabelecido em maio de 1975, que foi inspirado em uma entrevista que Rhoads ouviu com Rick Parfitt, da banda Status Quo. Parfitt costumava usar o termo "quite right" (bastante correto) e, com seu forte sotaque inglês, o termo era pronunciado "quiet riot" (distúrbio silencioso). Drew Forsyth foi contratado como baterista, e Kevin DuBrow, um fotógrafo de Los Angeles foi contratado como vocalista. A Quiet Riot assinou um contrato com a Sony. O seu primeiro álbum, Quiet Riot, ou QR I, foi lançado exclusivamente no Japão em março de 1977 pela CBS Sony. O seu segundo álbum, Quiet Riot II, ou QR II, foi lançado também no Japão em 1978. Logo depois de concluir a gravação, Garni deixou a banda e foi substituído por Rudy Sarzo. Frustrado pela saída de Garni, Randy Rhoads deixou a Quiet Riot em 1979. O guitarrista Greg Leon é escalado para a banda. Após a saída de Rhoads, a banda passou a se chamar Dubrow, decisão tomada pelo próprio vocalista, e que foi bem aceita pelos demais integrantes. Em 1979, Rhoads assumiu a posição de guitarrista da nova banda do músico Ozzy Osbourne. Em 19 de março de 1982, o guitarrista Randy Rhoads faleceu após sofrer um acidente aéreo causado imprudentemente pelo motorista da banda de Ozzy. Após a tragédia, a banda reassumiu o nome Quiet Riot. Em 1982, Rudy Sarzo voltou a fazer parte da Quiet Riot. O seu terceiro álbum, Metal Health, foi lançado em 11 de março de 1983 pela Pasha Records. Foi o primeiro álbum da banda a receber um lançamento mundial.
O álbum foi notável por ser o primeiro álbum de Heavy Metal a alcançar o primeiro lugar na Billboard 200. O segundo single do álbum, "Cum On Feel the Noize", um cover da banda britânica Slade, permaneceu por 2 semanas na quinta posição da Billboard Hot 100, sendo essa a primeira música de Heavy Metal a entrar no Top 5. Rudy Sarzo deixou a banda em março de 1985. Fartos das palhaçadas e pressão de DuBrow, o resto da Quiet Riot demitiu DuBrow de sua própria banda em fevereiro de 1987 e o substituiu por Paul Shortino. Chuck Wright deixou a banda logo depois, e Sarzo foi convidado a retornar, mas ele estava comprometido com o Whitesnake na época e não pôde continuar. A banda recrutou Sean McNabb para a vaga de baixista. O seu sexto álbum, Quiet Riot ou QR, ou QR IV, foi lançado em outubro de 1988. Em abril de 1989, os membros da banda seguiram caminhos separados. Mais tarde, um show da turnê final foi lançado no DVD '89 Live in Japan. Tendo conquistado os direitos sobre o nome da banda, DuBrow se uniu ao guitarrista Sean Manning, ao baixista Kenny Hillery e ao baterista Pat Ashby para reformar a Quiet Riot. Inicialmente usando o apelido Little Women em turnê para evitar publicidade negativa. A banda tocou nos EUA até 1990, quando Manning saiu da banda. Carlos Cavazo e Kevin DuBrow formaram a banda Heat em 1991 com o baixista Kenny Hillery e o baterista Bobby Rondinelli. O quarteto voltou a usar o nome Quiet Riot no ano seguinte e lançou o seu sétimo álbum, Terrified, que foi lançado em 19 de julho de 1993, com Frankie Banali voltando a tocar bateria depois que Rondinelli se juntou ao Black Sabbath. Chuck Wright voltou ao baixo para uma turnê de 1994. O seu oitavo álbum, Down to the Bone, foi lançado em março de 1995.
O ex-baixista Kenny Hillery, que havia deixado a banda em 1994, cometeu suicídio em 5 de junho de 1996. Rudy Sarzo voltou à banda novamente em janeiro de 1997. O seu nono álbum de estúdio, Alive and Well, foi gravado após uma reunião da formação clássica do Quiet Riot com DuBrow, Sarzo, Cavazo e Banali. O álbum foi lançado em 23 de março de 1999. O seu décimo álbum, Guilty Pleasures, foi lançado em 29 de maio de 2001. A Quiet Riot oficialmente se separou novamente em setembro de 2003. A reunião da banda ocorreu em outubro de 2004, com o novo guitarrista Alex Grossi. Wright e Grossi deixaram a banda no início de 2006. Em 25 de novembro de 2007, Kevin DuBrow foi encontrado morto em seu apartamento em Las Vegas, ocasionado por overdose de cocaína. Banali anunciou uma nova versão da Quiet Riot em setembro de 2010. O vocalista Jizzy Pearl deixou a banda no final de 2016, e foi substituído por Seann Nicols, que saiu em março. , O seu décimo terceiro álbum, Road Rage, foi lançado em 4 de agosto de 2017, com James Durbin no vocal. Banali foi forçado a ficar de fora de vários shows longo de 2019, pois estava recebendo tratamento para câncer de pâncreas em estágio IV. Em setembro de 2019, Durbin deixou a banda, e Pearl foi recontratado como vocalista principal. O seu décimo quarto álbum, Hollywood Cowboys, foi lançado em 8 de novembro de 2019. Em 20 de agosto de 2020, Banali faleceu de câncer no pâncreas. Johnny Kelly foi o seu substituto nas turnês da banda em 2019 e 2020. Em 2 de agosto de 2021, a Quiet Riot anunciou que o ex-baixista Rudy Sarzo voltaria a se juntar à banda no início de 2022, substituindo novamente Chuck Wright. Sarzo fez o seu primeiro show de retorno no The Groove Music Hall em Woodford, Virgínia, em 6 de novembro de 2021.