Quiet Riot

É uma banda americana de hard rock. Formada em 1973 pelo guitarrista Randy Rhoads e pelo baixista Kelly Garni. Originalmente conhecida como Mach 1, o nome logo foi mudado para Little Women antes que o nome Quiet Riot fosse finalmente estabelecido em maio de 1975. O nome da banda foi inspirado em uma entrevista que Rhoads ouviu com Rick Parfitt, da banda Status Quo. Parfitt costumava usar o termo "quite right" (bastante correto) e, com seu forte sotaque inglês, o termo era pronunciado "quiet riot"(distúrbio silencioso). Drew Forsyth foi contratado como baterista, e Kevin DuBrow, um fotógrafo de Los Angeles foi contratado como vocalista. O Quiet Riot assinou um contrato com a Sony. O seu primeiro álbum, Quiet Riot, ou QR I, foi lançado exclusivamente no Japão em março de 1977. O seu segundo álbum, Quiet Riot II, ou QR II, foi lançado também no Japão em 1978. Logo depois de concluir a gravação, Garni deixou a banda e foi substituído por Rudy Sarzo. Frustrado pela saída de Garni, Randy Rhoads deixou o Quiet Riot em 1979. O guitarrista Greg Leon é escalado para a banda. Após a saída de Rhoads, a banda passou a se chamar Dubrow, decisão tomada pelo próprio vocalista, e que foi bem aceita pelos demais integrantes. Em 1979, Rhoads assumiu a posição de guitarrista da nova banda do músico Ozzy Osbourne. Em 19 de março de 1982, o guitarrista Randy Rhoads faleceu após sofrer um acidente aéreo causado imprudentemente pelo motorista da banda de Ozzy. Após a tragédia, a banda reassumiu o nome Quiet Riot. Em 1982, Rudy Sarzo voltou a fazer parte do Quiet Riot.

 

O seu terceiro álbum, Metal Health, foi lançado em 11 de março de 1983, desta vez em escala mundial. Esta foi a estreia do Quiet Riot em seu país natal e na América do Norte. O álbum foi notável por ser o primeiro álbum de heavy metal a alcançar o primeiro lugar na Billboard 200. A faixa-título, "Metal Health", foi lançada como o primeiro single do álbum e alcançou a posição 31 na Billboard Hot 100. O seu segundo single "Cum On Feel the Noize", clássico da banda britânica Slade, permaneceu por duas semanas na posição 5 da Billboard Hot 100, sendo essa a primeira música de heavy metal a entrar no Top 5. Rudy Sarzo deixou a banda em março de 1985. Fartos das palhaçadas e pressão de DuBrow, o resto do Quiet Riot demitiu DuBrow de sua própria banda em fevereiro de 1987 e o substituiu por Paul Shortino. O seu sexto álbum, Quiet Riot ou QR, ou QR IV, foi lançado em outubro de 1988. Em abril de 1989, os membros da banda seguiram caminhos separados. Mais tarde, um show da turnê final foi lançado no DVD '89 Live in Japan. Tendo conquistado os direitos sobre o nome da banda, DuBrow se uniu ao guitarrista Sean Manning, ao baixista Kenny Hillery e ao baterista Pat Ashby para reformar o Quiet Riot. Inicialmente usando o apelido Little Women em turnê para evitar publicidade negativa. A banda tocou nos Estados Unidos até 1990, quando Manning saiu da banda. Carlos Cavazo e Kevin DuBrow formaram a banda Heat em 1991 com o baixista Kenny Hillery e o baterista Bobby Rondinelli.

 

Este quarteto voltou a usar o nome Quiet Riot no ano seguinte e lançou o sétimo álbum, Terrified, lançado em 19 de julho de 1993, com Frankie Banali voltando a tocar bateria depois que Bobby Rondinelli se juntou ao Black Sabbath. Chuck Wright voltou ao baixo para uma turnê de 1994. A banda lançou o seu oitavo álbum, Down to the Bone, em março de 1995. O ex-baixista Kenny Hillery, que havia deixado a banda em 1994, cometeu suicídio em 5 de junho de 1996. Rudy Sarzo voltou à banda novamente em janeiro de 1997. O nono álbum de estúdio, Alive and Well, foi gravado após uma reunião da formação clássica do Quiet Riot com DuBrow, Sarzo, Cavazo e Banali. O álbum foi lançado em 23 de março de 1999. O seu décimo álbum, Guilty Pleasures, foi lançado em 29 de maio de 2001. O Quiet Riot oficialmente se separou novamente em setembro de 2003. A reunião do Quiet Riot ocorreu em outubro de 2004, com o novo guitarrista Alex Grossi. Wright e Grossi deixaram a banda no início de 2006. Em 25 de novembro de 2007, Kevin DuBrow foi encontrado morto em seu apartamento em Las Vegas, ocasionado por overdose de cocaína. Banali anunciou uma nova versão do Quiet Riot em setembro de 2010. O vocalista Jizzy Pearl deixou a banda no final de 2016, e foi substituído por Seann Nicols, que saiu em março, e que James Durbin era o novo vocalista, gravando o décimo terceiro álbum, Road Rage, que foi lançado em 4 de agosto de 2017. O seu décimo quarto álbum, Hollywood Cowboys, foi lançado em 8 de novembro de 2019, e foi o último álbum da banda com Durbin, quando ele saiu em setembro de 2019 e foi substituído pelo vocalista anterior Jizzy Pearl

 Rockdigital