Stone Temple Pilots

É uma banda de rock americana. Em 1985, o vocalista Scott Weiland tinha uma banda de rock chamada Mighty Joe Young. Quando a banda assinou contrato com a Atlantic Records, mudou o nome para Stone Temple Pilots em 1992. A banda foi formada por Scott Weiland nos vocais, Robert DeLeo no baixo, Dean DeLeo na guitarra e Eric Kretz na bateria. O primeiro álbum da banda, Core, foi lançado em 29 de setembro de 1992 e alcançou o terceiro lugar na Billboard 200. A banda ganhou o prêmio da MTV de Banda Revelação pelo clipe da música "Plush". Em 1993 a banda gravou um acústico para a MTV e lançou o single "Big Empty". Em 1994, a banda ganhou um Grammy Award na categoria de melhor performance de hard rock, pelo single "Plush". O seu segundo álbum, Purple, lançado em 7 de junho de 1994. O terceiro álbum, Tiny Music... Songs from the Vatican Gift Shop, foi lançado em 26 de março de 1996. No meio da turnê, o vocalista Scott Weiland teve sérios problemas com drogas, e a banda foi obrigada a cancelar várias apresentações. Após o cancelamento da turnê, a banda entrou em hiato, e os membros integraram outros projetos. Em 1998, a banda se reuniu e, no ano seguinte, o seu quarto álbum, Nº 4, lançado em 26 de outubro de 1999, cujo single "Sour Girl" alcançou a posição 78 na Billboard Hot 100.

 

Logo após o seu retorno, Scott foi preso por porte de heroína, e a banda teve que parar novamente. O seu quinto álbum, Shangri-La Dee Da, foi lançado em 19 de junho de 2001. No final de 2002, a banda entrou novamente em hiato. Scott Weiland integrou o super grupo Velvet Revolver, composto pelos antigos membros do Guns N' Roses, Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, e por Dave Kushner. Os irmãos Robert e Dean DeLeo viraram produtores musicais da banda. Em 2008, num concerto do Velvet Revolver em Glasgow, Scott Weiland anunciou que aquele seria a última turnê da banda com ele como vocalista. A banda começou a gravar um novo material em Los Angeles. A volta da banda aconteceu no festival Rock on the Range nos Estados Unidos em maio de 2009. O seu sexto álbum, Stone Temple Pilots, foi lançado em 21 de maio de 2010, e atingiu o segundo lugar na Billboard 200. A banda fez uma turnê mundial, passando inclusive por países da América do Sul, Ásia e Oceania. No Brasil, a banda fez duas apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro em dezembro de 2010. Em novembro de 2011, o Stone Temple Pilots tocou no festival de música e sustentabilidade SWU, na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, Brasil, apresentando-se na mesma noite do Alice in Chains e do Faith No More

 

Os integrantes da banda divulgaram um comunicado oficial em 28 de fevereiro de 2013, anunciando sua segunda dissolução, alegando a demissão do vocalista Scott Weiland, por causas desconhecidas. Os irmãos Deleo e Eric Kretz ficaram com o direito de usar o nome da banda. No mesmo ano, Chester Bennington, do Linkin Park, foi anunciado como novo vocalista da banda e, mais tarde, a nova formação lançaria o EP High Rise, sob o nome Stone Temple Pilots with Chester Bennington. Em 9 de novembro de 2015, Chester anunciou em comunicado oficial, que encerraria suas atividades na banda. Em 3 de dezembro de 2015, Scott Weiland foi encontrado morto dentro do ônibus de sua banda, a Scott Weiland & the Wildabouts, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Ele consumiu cocaína, ecstasy e álcool na noite em que foi encontrado morto, além de estar com o organismo desgastado por sofrer de asma e problemas cardíacos. Em fevereiro de 2016, o Stone Temple Pilots lançou uma audição on-line para um novo vocalista. O sétimo álbum, Stone Temple Pilots, foi lançado em 16 de março de 2018 pela Rhino. É o primeiro da banda com o vocalista Jeff Gutt, que se juntou à banda em 2017. O oitavo álbum, Perdida, foi lançado em 7 de fevereiro de 2020. 

 Rockdigital