


Stray Cats
É uma banda americana de Neo-Rockabilly. O Stray Cats foi formado em 1979 na cidade de Massapequa, em Long Island, nos EUA. A banda foi formada pelo guitarrista/vocalista Brian Setzer e seus colegas de escola Lee Rocker e Slim Jim Phantom. No verão de 1980, a banda decidiu partir para a Inglaterra, onde o movimento revival do Rockabilly estava começando a emergir. Depois de um espetáculo em Londres, a banda se encontrou com o produtor Dave Edmunds, conhecido como um entusiasta das raízes do Rock por seu trabalho com a Rockpile e como artista solo. Edmunds se ofereceu para trabalhar com a banda. O seu primeiro álbum, Stray Cats, foi lançado em fevereiro de 1981 pela Arista Records, e alcançou a sexta posição na UK Albums Chart. O sucesso foi imediato com 3 hits, "Runaway Boys", "Rock This Town" e o terceiro single "Stray Cat Strut" que alcançou a posição 11 na UK Singles Chart. O seu segundo álbum, Gonna Ball, foi lançado em outubro de 1981. O Stray Cats assinou um contrato com a EMI americana, e o seu terceiro álbum, Built for Speed, foi lançado em em 7 de junho de 1982. O álbum é uma compilação dos seus dois álbuns britânicos. Ajudados por uma divulgação maciça na recém-lançada MTV, os singles "Rock This Town" e "Stray Cat Strut" chegaram ao Top 10 na Billboard Hot 100.
O seu terceiro álbum, Rant n' Rave With the Stray Cats, foi lançado em 15 de agosto de 1983, e o single "(She's) Sexy + 17" alcançou o Top 10. O álbum alcançou a posição 14 na Billboard 200, e se tornou o seu maior sucesso nos EUA. Conflitos pessoais começaram a surgir causados pela maneira como os músicos lidaram com o sucesso; Phantom se casou com a atriz Britt Ekland, enquanto Setzer fazia participações especiais com astros como Bob Dylan e Stevie Nicks, além de se tornar guitarrista do projeto The Honeydrippers de Robert Plant. No final de 1984, Setzer acabou com a banda depois de várias alterações. Em 1986, o Stray Cats se reuniu novamente em Los Angeles, gravando o seu quarto álbum, Rock Therapy, que foi lançado em agosto de 1986, e que não vendeu muito bem. O trio voltou aos seus respectivos projetos, lançando álbuns de pouco sucesso. Em 1989, eles se reuniram mais uma vez e o seu quinto álbum, Blast Off, foi lançado em 5 de abril de 1989, que foi acompanhado por uma turnê de digressão com Stevie Ray Vaughan. O Stray Cats abandonou a EMI, e entrou em estúdio com Nile Rodgers e o seu sexto álbum, Let’s Go Faster, foi lançado em 19 de dezembro de 1990 pela InsideOut Records. O seu oitavo álbum, Original Cool, foi lançado em 26 de maio de 1993 pela Essential Records, como um álbum de cover, e a banda se separou novamente.
Apesar da pouca repercussão de seus álbuns nos anos 90, a banda reúne-se periodicamente para apresentações ao vivo. Eles se reuniram novamente e gravaram o seu oitavo álbum ao vivo, Rumble in Brixton, que foi lançado em 9 de novembro de 2004 pela Surfdog Records, também em formato de DVD. Em 2007, eles se reuniram mais uma vez nos EUA com o ZZ Top e o Pretenders na primeira turnê norte-americana. Em 2008, pela primeira vez em 18 anos, o Stray Cats visitou a Austrália e a Nova Zelândia na sua Farewell Tour. Em abril de 2009, a banda se reuniu para um único show para comemorar o aniversário de 50 anos de Brian no Fine Line Music Café em Minneapolis, Minnesota. A banda se reuniu num show em Las Vegas no dia 21 de abril de 2018, e também realizou 2 shows no Pacific Amphitheatre em Costa Mesa, na Califórnia, em agosto 16 e 17 de 2018. A banda saiu em turnê para comemorar o seu 40º aniversário. O seu nono álbum, 40, foi lançado em 24 de maio de 2019 pela Surfdog Records, e alcançou a posição 93 na Billboard 200. Depois do lançamento, houve as etapas europeias de sua turnê do 40º aniversário. A banda foi introduzida no Long Island Music Hall of Fame em 15 de outubro de 2006.