straycats.jpg
Stray Cats

É uma banda americana de neo-rockabilly. O Stray Cats foram formados na cidade de Massapequa, Long Island. A banda foi formada em 1979 pelo guitarrista/vocalista Brian Setzer e seus colegas de escola Lee Rocker e Slim Jim Phantom. O seu som retro, estilo anos 50, não agradou muito ao público. No verão de 1980 o grupo decidiu partir para a Inglaterra, onde o movimento revival do rockabilly estava começando a emergir. Depois de um espetáculo em Londres, a banda se encontrou com o produtor Dave Edmunds, conhecido como um entusiasta das raízes do rock por seu trabalho com a Rockpile e como artista solo. Edmunds se ofereceu para trabalhar com a banda. O seu primeiro álbum, Stray Cats, foi lançado em fevereiro de 1981 pela Arista Records, e alcançou a posição 6 na UK Albums Chart. O sucesso foi imediato e o mesmo produziu três hits, "Runaway Boys", "Rock This Town" e "Stray Cat Strut". O seu segundo álbum, Gonna Ball, foi lançado em outubro de 1981. O Stray Cats assinou um contrato com a EMI americana, e o seu terceiro álbum, Built for Speed, foi lançado em em 7 de junho de 1982. O álbum é uma compilação dos seus dois álbuns britânicos. Ajudados por uma divulgação maciça na recém-lançada MTV, os singles "Rock This Town" e "Stray Cat Strut" chegaram ao Top 10 na Billboard Hot 100.

 

O seu segundo álbum, Rant n' Rave With the Stray Cats, foi lançado em 1983 e o single "(She's) Sexy + 17" alcançou o Top 10. Conflitos pessoais começaram a surgir causados pela maneira como os músicos lidaram com o sucesso; Phantom se casou com a atriz Britt Ekland, enquanto Setzer fazia participações especiais com astros como Bob Dylan e Stevie Nicks, além de se tornar guitarrista do projeto The Honeydrippers de Robert Plant. No fim de 1984, Setzer acabou com a banda depois de várias alterações. Em 1986 o Stray Cats se reuniu novamente em Los Angeles, gravando o seu quinto álbum de covers, Rock Therapy, lançado em agosto de 1986, que não vendeu muito bem. O trio voltou aos seus respectivos projetos, lançando álbuns de pouco sucesso. Em 1989, eles se reuniram mais uma vez e o seu sexto álbum, Blast Off, foi lançado em 5 de abril de 1989, que foi acompanhado por uma turnê de digressão com Stevie Ray Vaughan. O Stray Cats abandonou a EMI, e entrou em estúdio com Nile Rodgers e o seu sétimo álbum, Let’s Go Faster, lançado em 1990. O seu oitavo álbum, Choo Choo Hot Fish, foi lançado em 22 de maio de 1992, e no ano seguinte o seu nono álbum, Original Cool, de covers, e a banda se separou novamente.

 

Apesar da pouca repercussão de seus álbuns nos anos 90, a banda reúne-se periodicamente para apresentações ao vivo. Eles se reuniram novamente e gravaram o seu décimo álbum, Rumble in Brixton, lançado em 2004, também em formato de dvd. Em 2007, eles se reuniram mais uma vez para uma turnê pelos EUA com ZZ Top e os Pretenders na primeira turnê norte-americana. Em 2008, pela primeira vez em 18 anos, o Stray Cats visitou a Austrália e a Nova Zelândia na sua Farewell Tour. Em abril de 2009, a banda se reuniu para um único show para comemorar o aniversário de 50 de Brian no Fine Line Music Café em Minneapolis, Minnesota. A banda se reuniu num show em Las Vegas no dia 21 de abril de 2018, e também realizou dois shows no Pacific Amphitheatre em Costa Mesa, na Califórnia, em agosto 16 e 17 de 2018. A banda saiu em turnê para comemorar seu 40º aniversário. O seu décimo álbum, 40, foi lançado em 24 de maio de 2019. Depois do lançamento, houve as etapas europeias de sua turnê do 40º aniversário.