


Temple Of The Dog
Foi uma banda americana de Grunge Rock. A banda foi um projeto temporário de alguns amigos músicos em homenagem ao cantor Andrew Wood que faleceu no dia 19 de março de 1990, vítima de uma overdose de heroína. Wood foi vocalista das bandas Mother Love Bone e Malfunkshun, que foram bandas pioneiras do movimento Grunge. O projeto foi formado pelo vocalista Chris Cornell e o baterista Matt Cameron do Soundgarden, o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament da Mother Love Bone, além de dois ainda desconhecidos amigos de Gossard, o vocalista Eddie Vedder e o guitarrista Mike McCready. O nome Temple of the Dog foi tirado da música “Man of Golden Words”, composta por Wood para a Mother Love Bone. O seu primeiro e único álbum, Temple of the Dog, foi lançado em 16 de abril de 1991 pela A&M Records. A canção "Hunger Strike" foi lançada em 1992 como o primeiro single do álbum. Foi a canção de maior sucesso da banda, alcançando a quarta posição na Billboard Mainstream Rock Tracks. A canção "Say Hello 2 Heaven" foi o segundo single e alcançou a quinta posição na Mainstream Rock Tracks.
A canção "Pushin Forward Back" foi lançada como o terceiro single álbum. Logo após a finalização do álbum, aconteceu o único show do Temple of the Dog, no dia 13 de novembro de 1990. Em setembro de 1992, os membros se reúnem pela última vez, no último show do festival Lollapallooza daquele ano, que contava com a presença do Soundgarden e do Pearl Jam. As músicas “Say Hello 2 Heaven” e “Reach Down”, foram compostas por Chris Cornell quando soube da morte do antigo amigo, e a canção “Hunger Strike”, onde Cornell e Vedder protagonizam um dueto. O álbum recebeu críticas positivas, mas só recebeu a atenção que merecia, somente depois que o Pearl Jam teve reconhecimento mundial com o seu primeiro álbum, Ten, após o fim do Temple of the Dog. Depois do fim dessa homenagem, Matt Cameron e Chris Cornell voltam para o Soundgarden, e após o seu fim em 1997, Matt Cameron se juntou ao Pearl Jam. Casualmente, tem acontecido reuniões da banda, quando Cornell participa de shows do Pearl Jam. Geralmente nessas oportunidades, se ouve as canções "Hunger Strike" e "Reach Down".
A mais recente apresentação foi no dia 4 de setembro de 2011 em comemoração do 20° aniversário do Pearl Jam. O Temple of the Dog fez uma turnê oficial no outono de 2016 em comemoração ao 25º aniversário de seu álbum homônimo. Foi o primeiro retorno após a formação em 1990, e marcou os 25 anos do disco que leva o nome do grupo, sem a presença de Vedder. A banda se reuniu em homenagem à morte de Andrew Wood, membro do Mother Love Bone. Esta será a primeira vez que a banda se reúne desde a sua formação em 1990, e marca os 25 anos do lançamento do álbum que leva o nome da banda. O Temple of the Dog se apresentou nas cidades de Filadélfia, Nova York, San Francisco e Los Angeles, encerrando a turnê em Seattle, entre os dias 4 e 20 de novembro de 2016. No dia 18 de maio de 2017, Chris Cornell foi encontrado inconsciente no banheiro de seu hotel no MGM Grand em Detroit, Michigan, pelo seu guarda-costas. A causa da morte foi oficialmente considerada suicídio por enforcamento.