Temple Of The Dog

Foi uma banda americana de grunge rock. A banda foi mais um projeto temporário de alguns amigos em homenagem ao cantor Andrew Wood, que foi vocalista das bandas Mother Love Bone e Malfunkshun, bandas pioneiras do grunge, que morreu no dia 19 de março de 1990, vítima de uma overdose de heroína. Fizeram parte desse projeto: dois membros dos Soundgarden, o vocalista Chris Cornell, que conhecia Andrew, pois havia sido seu companheiro de quarto em Seattle e o baterista Matt Cameron, dois ex-membros do Mother Love Bone, o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament, além de dois ainda desconhecidos amigos de Gossard, o vocalista Eddie Vedder e o guitarrista Mike McCready. O nome Temple of the Dog foi tirado de uma das músicas compostas por Andrew para o Mother Love Bone, chamada “Man of Golden Words”. O seu primeiro e único álbum, Temple of the Dog, foi lançado em 16 de abril de 1991 pela A&M Records.

 

Logo após a finalização do álbum, aconteceu o único show dos Temple of the Dog, em 13 de novembro de 1990. Em Setembro de 1992, os membros se reúnem pela última vez, no último show do festival Lollapallooza daquele ano, que contava com a presença dos Soundgarden e dos Pearl Jam. As músicas “Say Hello 2 Heaven” e “Reach Down”, ambas compostas por Chris Cornell quando soube da morte do antigo amigo, além da bela “Hunger Strike”, onde Cornell e Vedder protagonizam um inesquecível dueto. O álbum recebeu críticas positivas, mas só recebeu a atenção que merecia depois que o Pearl Jam, a banda formada por Gossard, Ament, Vedder e McCready após o fim do Temple of the Dog, tiveram reconhecimento mundial com seu primeiro álbum, Ten. Depois do fim dessa homenagem, Matt Cameron e Cornell voltam para o Soundgarden, e após o seu fim em 1997, Matt Cameron se juntou ao Pearl Jam

 

Casualmente, tem acontecido reuniões da banda, quando Cornell participa de shows do Pearl Jam. Geralmente nessas oportunidades, se ouve as canções "Hunger Strike" e "Reach Down". A mais recente apresentação foi no dia 4 de setembro de 2011 em comemoração do 20° aniversário do Pearl Jam. O supergrupo se reúne em 5 shows pelos EUA. Em 2016, o Temple of the Dog, fez shows nos Estados Unidos em novembro. Foi o primeiro retorno após a formação, em 1990, e marcou os 25 anos do disco que leva o nome do grupo. O grupo se reuniu em homenagem à morte de Andrew Wood, membro do Mother Love Bone. Esta será a primeira vez que a banda se reúne desde a sua formação em 1990, e marca os 25 anos do lançamento do álbum que leva o nome da banda. O Temple of the Dog se apresentou nas cidades de Filadélfia, Nova York, San Francisco e Los Angeles, encerrando a turnê em Seattle, entre os dias 4 e 20 de novembro de 2016.

 Rockdigital