Soundgarden

Foi uma banda americana de rock. A banda formada em 1984, em Seattle, por Chris Cornell na guitarra e vocal e Hiro Yamamoto no baixo, Kim Thayil na guitarra. A banda se denominou assim a partir de uma escultura de canos que concentrava o vento, The Sound Garden, localizada no Magnuson Park, em Seattle. Cornell originalmente tocava bateria enquanto cantava, e Scott Sundquist foi contratado como baterista. Sundquist retirou-se da banda em 1986. Após alguma insistência, Cornell, Thayil e Yamamoto conseguiram convencer Cameron a abandonar a sua banda Skin Yard e os que os quatro começaram a gravar o seu primeiro EP Screaming Life. A A&M Record mostrou o seu interesse na banda, porém eles optaram por permanecer no circuito underground e assinaram com a  SST Records. O seu primeiro álbum, Ultramega OK, lançado em 31 de Outubro de 1988. A persistência da A&M acabou por se revelar fortuita, e o Soundgarden assinou com a editora em 1988. O seu segundo álbum, Louder than Love, foi lançado em 5 de Setembro de 1989, que alcançou a posição 108 na Billboard 200. Após o lançamento do álbum, Yamamoto optou por regressar ao meio acadêmico e abandonou a banda. Jason Everman preencheu a vaga. Ben Shepherd se juntou ao resto da banda em 1990. 

 

O seu terceiro álbum, Badmotorfinger, foi lançado em 24 de Setembro de 1991 pela editora A&M Records, e alcançou a posição 39 na Billboard 200 e na UK Albums Chart. O videoclipe do single "Jesus Christ Pose" foi banido da MTV, pois foi considerado como anticristão. O seu quarto álbum, Superunknown, lançado em 9 de março de 1994 e foi o maior sucesso comercial da banda, e estreou na primeira posição na Billboard 200 e alcançou posições altas nas paradas ao redor de todo o mundo. O Soundgarden ganhou 2 Grammy Award, com o single "Black Hole Sun" que recebeu o Grammy de Melhor Atuação de Hard Rock e o single "Spoonman" de Melhor Atuação de Metal em 1995. Para a divulgação do álbum, o Soundgarden iniciou a sua turnê fora dos Estados Unidos, passando pela Europa e Oceania. Nesta época, devido ao excesso de shows, Cornell teve problemas nas cordas vocais. O quinto álbum, Down on the Upside, foi lançado em 21 de maio de 1996 e foi produzido pela própria banda. No final da turnê em Honolulú em fevereiro de 1997, Ben Shepherd atirou o seu baixo para o ar, frustrado após uma falha no equipamento, saindo do palco. Em 9 de abril de 1997 a banda anunciou seu fim. Cornell lançou um álbum solo, Euphoria Morning, em setembro de 1999, e em 2001, formou a banda Audioslave com os antigos membros do Rage Against the Machine

 

Cornell saiu do Audioslave em fevereiro de 2007. Em 24 de março de 2009, Thayil, Cameron, e Shepherd se reuniram com Tad Doyle nos vocais em um concerto solo de Tom Morello no Crocodile Café em Seattle. Em 2010, a formação clássica do Soundgarden, com Chris Cornell, Matt Cameron, Kim Thayil e Ben Sheperd, se reuniu e lançou o single "Black Rain". Em 2012, o Soundgarden lançou em maio a sua primeira composição nova em 16 anos, "Live to Rise", que fez parte da trilha sonora do filme Os Vingadores. O seu sexto álbum, King Animal, foi lançado em 12 de novembro de 2012 pela Republic Records. O Soundgarden participou da edição de 2014 do Lollapalooza, em São Paulo, Brasil. Durante a turnê que se seguiu, Matt Cameron se ausentou em 2014 devido a compromissos com o Pearl Jam. O baterista Matt Chamberlain assumiu a bateria nos shows, incluindo uma turnê com o Nine Inch Nails que passou pela América do Sul e Europa. Em 18 de maio de 2017, Chris Cornell foi encontrado morto no seu quarto no hotel e cassino MGM Grand, em Detroit, Michigan, após um show da banda no Fox Theatre. A causa da morte de Cornell foi registrada como sendo suicídio por enforcamento. Após a sua morte, o Soundgarden cancelou o resto de sua turnê de 2017.

 Rockdigital